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Marketing B2B

O que é Marketing B2B? Conheça as Estratégias

Marketing B2B. Algumas empresas atendem clientes individuais, enquanto outras atendem empresas e organizações. O marketing para empresas é muito diferente do marketing para consumidores individuais. É por isso que existe um método de marketing totalmente diferente – o B2B.

Neste artigo, construa um melhor entendimento do Marketing B2B, das estratégias mais eficazes e como você pode alcançar e converter seu público de negócios.

O que é Marketing B2B?

O marketing B2B (business to business) refere-se a qualquer estratégia de marketing ou de conteúdo voltada para um negócio ou uma organização.

Qualquer empresa que vende produtos ou serviços para outras empresas ou organizações (versus consumidores), normalmente, usa estratégias de marketing B2B.

A iT9 Marketing Digital é um exemplo de empresa que se dedica ao marketing B2B. Nossos clientes são outras empresas e não consumidores individuais. Portanto, todos os nossos esforços de marketing podem ser classificados como este tipo de marketing.

Marketing B2C vs B2B

Ambos os tipos de marketing são muito diferentes. Eles diferem em suas respectivas estratégias e aplicações, bem como em seus públicos e como se comunicam com eles.

  • O marketing B2B visa as necessidades, os interesses e os desafios de indivíduos que estão fazendo compras em nome de ou para sua organização (ao invés de para si mesmos), tornando a organização, o cliente;
  • O marketing B2C visa as necessidades, os interesses e os desafios de consumidores individuais que estão fazendo compras para si mesmos, tornando o indivíduo, o cliente.

Estratégias

Como apresentado acima, o marketing depende de seu público. Embora o marketing B2B e o B2C variem, nem todos os materiais de marketing B2B são iguais.

Ao contrário dos clientes B2C, que respondem melhor às emoções e ao entretenimento, os clientes B2B buscam lógica e ROI (retorno sobre o investimento) positivo.

Essencialmente, eles se perguntam: Como sua empresa pode ajudar a minha a crescer? Por causa disso, seu marketing deve ressoar de forma consistente com seus clientes empresariais e se concentrar em coisas que importam para eles – como tempo, dinheiro e recursos.

Marketing de Conteúdo B2B

Já falamos sobre como os clientes B2B estão focados em experiência e são movidos pela lógica.

Enquanto uma estratégia de marketing tradicional interrompe o dia a dia do consumidor com material promocional, uma estratégia de Marketing de Conteúdo adiciona informações valiosas e informa o consumidor – que é exatamente o que os clientes B2B estão procurando.

Sem mencionar que o Marketing de Conteúdo apoia os esforços de SEO, que envolvem antecipar o que seu público está procurando, ajudando-o a descobrir seu site e conteúdo, e potencialmente convertê-lo em clientes.

Usando o Marketing de Conteúdo você pode construir uma marca com ampla reputação de especialidade em sua área – e uma compreensão de sua experiência, mesmo entre públicos que não trabalharam diretamente com você. O reconhecimento da marca pode gerar referências e novos negócios.

Site de Alto Desempenho para Marketing B2B

No mercado de serviços profissionais de hoje, o site da sua empresa é um de seus ativos mais importantes. É muito mais do que um outdoor ou uma brochura digital, como algumas empresas acreditavam no passado. Um site de sucesso é o centro da presença online de uma empresa e uma projeção rica em informações de sua experiência no mercado.

Seu site é uma ferramenta crítica para construir visibilidade. Os clientes em potencial pesquisam online para achar provedores de serviços e precisam encontrar o site da sua empresa para que você tenha a chance de ganhar o negócio deles. Além disso, seu site permite que você demonstre a experiência de sua empresa e torne-se conhecido em todo o mercado.

E, à medida que novos visitantes chegam ao seu site, conteúdo educacional robusto e ofertas cuidadosamente direcionadas podem gerar leads para engajamentos cada vez mais próximos, eventualmente, trazendo leads qualificados diretamente para você.

O importante é não ficar parado ou em uma posição confortável. Para permanecer competitiva, sua empresa deve avaliar constantemente suas estratégias de marketing B2B e encontrar maneiras de melhorar.

O mundo do marketing online está evoluindo cada vez mais rápido. Mas hoje, as empresas que coletam e utilizam com sucesso os dados sobre seu desempenho – em uma ampla gama de esforços de marketing – estão em condições de vencer.

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Artigo Publicado em: 31 de ago de 2019 e Atualizado em: 31 de maio de 2021

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