Notificações - Como Impedir Sites de Ficarem Solicitando Mostrar - IT9

Você quer Impedir Sites de Solicitarem Mostrar Noticiações o Tempo Todo?

Os navegadores Web permitem que sites de notícias, lojas e até de redes sociais mostrem notificações a cada nova atividade: é possível ver um pop-up informando que a página deseja exibir notificações na área de trabalho. Se o usuário confirmar, passará a receber uma notificação cada vez que sair uma atualização na plataforma.

É possível desativar e bloquear esses prompts de notificação do navegador.

Veja como acabar com isso no ChromeFirefox e Safari.

Dentre os principais navegadores que oferecem suporte para notificações, o único que ainda não possui uma maneira de impedir que sites fiquem pedindo para mostrar notificações é o Microsoft Edge(Tem que ser o baixador Oficial de Navegadores mais querido do mundo né). Nesse navegador, tudo que o usuário pode fazer é clicar em “Não” quando for perguntado se deseja que um site mostre notificações — portanto, fique atendo à novas janelas pop-up.

No Google Chrome: Como Impedir Pedidos para Exibir Notificações

Para impedir que sites fiquem pedindo para mostrar notificações no Chrome, clique dentro da caixa de endereços, digite “chrome://settings/content” (sem as aspas) e tecle ”enter”.

Em “Configurações de conteúdo”, marque a opção “Não permitir que nenhum site exiba notificações”. Se quiser deixar algum site fora dessa regra, clique no botão “Gerenciar exceções…”. Quando terminar, clique no botão “Concluído”.

Notificações - Como Impedir Sites de Ficarem Solicitando Mostrar - IT9
Desativando as notificações de sites no Google Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como impedir pedidos para exibir notificações no Firefox

Passo 1. Abra o Firefox e clique dentro da caixa de endereço do navegador, digite “about:config” e tecle ”enter”. Será exibida uma mensagem alertando para o perigo de mexer nas configurações do Firefox. Para continuar, clique no botão “Eu aceito o risco!”;

Notificações - Como Impedir Sites de Ficarem Solicitando Mostrar - IT9
Acertando os riscos das mudanças a serem feitas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No campo “Localizar”, digite “notifications”. Você verá que configuração padrão do parâmetro “dom.webnotifications.enabled” é “true”, o que significa que ele está ativado.

Para impedir que sites fiquem pedindo para mostrar notificações no Firefox, clique duas vezes sobre o item “dom.webnotifications.enabled”, para alterá-lo para “false”.

Notificações - Como Impedir Sites de Ficarem Solicitando Mostrar - IT9
Desativando as notificações de sites no Mozilla Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como impedir pedidos para exibir notificações no Safari

Passo 1. Abra o Safari e clique no menu “Safari” na barra de menu e, logo depois, em “Preferências…”;

Passo 2. Na janela de “Preferências”, clique na guia “Notificações”. Em seguida, desmarque a opção “Permitir que sites solicitem permissão para enviar notificações por push”. Se quiser, clique no botão “Remover Tudo” para retirar os sites que já possuem autorização para enviar notificações.

Notificações - Como Impedir Sites de Ficarem Solicitando Mostrar - IT9
Desativando as notificações de sites no Apple Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode navegar tranquilamente, sem ser perturbado pelos sites. Caso mude de ideia, basta entrar nas configurações do seu navegador e reativar as notificações.

Saiba Mais sobre o Marketing Digital Para Médicos

Recomendamos aos Pais Conhecerem o Neuropediatra São Paulo

Sabemos o Quanto isso era chato no Celular(SmartPhone) e essa chata tendencia chegou aos navegadores dos desktops. Os chatos vão dizer que é uma ferramenta boa… que eles utilizam, do mesmo jeito que tem 3000 pessoas que eles seguem no instagram e ainda tem a coragem de dizer que conseguem ver tudo o que foi postado. Mas para a grande maioria em pesquisas na internet, essa opção de chamar atenção é outra foram chata! Pois mesmo que você não queira, ela fica insistentemente enchendo os pacovas e a maioria dos sites acha isso interessante. Pois tem site que nem atualizações tem e está lá a chata janela.

Penso que, já que inventaram, deveria ao menos ser opcional ao usuário utilizar ou não. Mas quem está ai para opinião do internauta? Tudo que mais vemos hoje em dia é a total e sem qualquer regra invasão de privacidade. Boa sorte à nós nesse futuro que nos espera.

Grande Abraço a Todos