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Google não usa Marcação: O Google está desaprovando o uso de marcação de perfil social, que antes era necessário para os botões de mídia social serem exibidos em painéis de conhecimento do motor de busca.

Agora o Gigantes das buscas planeja que em um futuro próximo, assim como os engenheiros do Google dizem. O motor do google não usa marcação por que descobrirá automaticamente perfis relevantes de mídia social e os incluirá em painéis de conhecimento

Ícones Sociais do Google no Automático

Google não usa Marcação de Perfil Social para os Painéis

Qualquer pessoa com um painel de conhecimento reivindicado poderá sugerir perfis de mídia social que não sejam adicionados automaticamente.

Isso pode ser feito pesquisando seu painel de conhecimento no Google e clicando em “sugerir uma edição”.

Se você não visualizar essa opção, talvez não tenha feito login na mesma conta que confirmou a propriedade do painel de conhecimento.

Depois de sugerir uma edição, o Google analisará a precisão, verificando se os perfis sociais estão associados à sua marca em outros lugares na web.

Se aceita, a edição sugerida aparecerá no painel de conhecimento.

Mas se eu não tenho a Propriedade de um painel de conhecimento?

Aqui fica um grande adendo, pois somente o proprietário que tem sua conta verificada para a administração de um painel de conhecimento pode sugerir edições.
Se você não possui o seu próprio painel de conhecimento, ganhar a propriedade é um processo bastante simples.

Primeiro, pesquise a entidade que você representa e encontre o painel de conhecimento que você deseja reivindicar.
rsEm seguida, clique em “reivindicar este painel de conhecimento” na parte inferior.

Para reivindicar a propriedade, o Google solicitará que você faça login em outros perfis associados à entidade, como Twitter, YouTube ou Search Console.

Depois de fazer login, você terá a propriedade e poderá gerenciar seu próprio painel de conhecimento.

O Google observa que a ordem em que os perfis sociais são listados em um painel de conhecimento não pode ser alterada. Você só pode sugerir a adição de novos perfis sociais ou editar perfis sociais existentes.

Google Retirou os Anúncios Laterais?

Retirada da Barra Lateral

Retirada da Barra Lateral

Seguindo suas tentativas de faturar mais e mais, em fevereiro de 2019 a Gigantes de buscas o Google Removeu de sua famosa página de busca os anúncios laterais nas buscas feitas pelo desktop.

Agora, anúncios na barra lateral podem aparecer somente em dois casos:

  • Vitrine de produtos do Google Shopping
  • Anúncios no Painel de Conhecimento

Assim que os usuários perceberam a alteração e ficou a dúvida se era ou não algo proposital e se proposital se era ou não definitivo. Sem longa demora começaram a chover comentários por toda a rede, dando a certeza que seria quase o fim do mundo e que o valor dos cliques subiriam de forma astronômica, começam a surgir os primeiros resultados e comentários sobre essa mudança do Google.

Agora vou comentar o que foi possível obter de informação do Google Boston.

Alguém tem a Perder com esta Mudança?

  • Sim, os resultados orgânicos!

Junto com a retirada da barra lateral, agora podem aparecer até quatro anúncios nos resultados superiores da página (que antes só apareciam até três anúncios), “empurrando” os resultados orgânicos um pouco mais para baixo na página do Google.

Agora a probabilidade de anúncios orgânicos aparecerem antes de da dobra da página é de 8% aproximadamente. Isso quer dizer antes de o usuário rolar a página (antes da dobra).

Pensando na entrega LOCAL a coisa fica um pouco pior. Já que após os anúncios do Google Ads, ainda aparece um mapa indicando algumas empresas locais, para só depois aparecer os anúncios de texto orgânico.

A Mudança tem algum Vitorioso?

Google Shopping

Google Shopping é uma dos poucos anúncios que podem aparecer na barra lateral do Google.

Nas pesquisas que ele aparece na parte superior, o número de anúncios de texto diminuem para um ou dois.

Sem contar ainda que, como ele mostra a marca, a foto e o preço dos produtos já na pesquisa, satisfazendo a busca do usuário, as campanhas de Google Shopping, isso de fato pode representar de um para cada 3 cliques de anúncios.

Essa mudança, de forma racional. Não representa uma mudança de fato. Pois é sabido que a procura feita por celulares já ultrapassa a realizada por Desktops.
Lembrando que no celular nós nunca tivemos a barra lateral. O Gigante Google apenas unificou os formatos. Não existe motivo real para um alarde, bom isso ao menos por enquanto.

Essa “Sidebar” nunca apresentou um resultado satisfatório.

Essa "Sidebar" nunca apresentou um resultado satisfatório.

Essa “Sidebar” nunca apresentou um resultado satisfatório.

Anúncios inferiores recebem mais cliques.

O Próprio buscador Google relatou algo parecido lá em meados de 2011:

“Em muitos casos, constatamos que exibir os anúncios abaixo dos resultados de pesquisa é mais adequado para o fluxo do usuário, pois ele analisa a página de cima para baixo. Em média, em nossos testes, esse posicionamento teve um desempenho melhor do que os anúncios laterais em termos de taxa de cliques.”.

Porém aqui temos que refletir. O Google não sairia perdendo já que ele fatura pelos cliques recebidos.

Por mais que os anunciantes possam aumentar um pouco o valor do clique para ficarem na parte superior, com certeza eles já tinham dados pra saber que teriam mais retorno retirando a barra lateral.

Tem mais cliques disponíveis para anunciantes.

Segundo um artigo para a Search Engine Land, apesar de termos um número menor de anúncios patrocinados na página do Google, aumentou em 18% (dezoito) a chance de um destes anúncios ser clicado do que nos resultados anteriores.

Danillo, existe alguma forma de se adaptar?

Aumentar o CPC

Esta talvez seja a ação mais rápida a ser feita. Aumentando o CPC, aumenta também a posição do anúncio, fazendo com que ele tenha mais probabilidade de aparecer no topo da página. Esta ação depende muito dos resultados que estão sendo obtidos e da estratégia de cada empresa, pois o lucro tende a ser menor. Mas em muitos casos compensa fazer o teste.

Melhorar o Índice de Qualidade

Como a posição do anúncio é definido também pelo índice de qualidade das palavras (e não só pelo valor do clique), aumentar este número aumentará as chances do anúncio aparecer nas primeiras posições. Existem várias técnicas para aumentar este atributo e logo faremos um artigo falando só sobre isso.

Usar extensões de anúncio

Extensões de anúncios tais como sitelinks, local, chamada, frases de destaque, entre outros, além de ajudar a aumentar o índice de qualidade das palavras ainda mudam um pouco o layout do anúncio, tornando-o mais chamativo. Como alguns anúncios na parte inferior do Google também estão apresentando extensões de anúncio, nada mais interessante do que aproveitar essa oportunidade.

Ativar o Google Shopping

Para quem possui e-commerce, esta talvez seja a primeira alternativa. Como vimos, o Google está cada vez mais priorizando a apresentação dos produtos usando o Google Shopping, por isso, as lojas virtuais precisam usar este tipo de campanhas para aparecer no topo das pesquisas e ter mais chance de ser clicado do que seus concorrentes.

Por fim, para deixar mais resumido a ideia do que eu quis expor aqui. Google Google Ads de forma certa, preocupada com os resultados e sempre otimizando as campanhas não tem muito o que se preocupar. Elas afetam muito pouco os bons anunciantes.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira deixar uma sugestão, coloque nos comentários que vamos prolongando a discussão.


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