Minha Empresa Precisa Ter um Blog Corporativo?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Blog Corporativo. Para a maioria dos proprietários de empresas, o blog pode parecer uma grande dor de cabeça. Você tem que planejar seu conteúdo, decidir sobre um estilo e tom de voz, escrever suas postagens e então garantir que elas sejam postadas e compartilhadas de forma consistente.
Tudo isso leva tempo e energia, que você pode pensar que seriam melhor gastos em outras coisas. No entanto, o blog tem se mostrado um meio eficaz de direcionar o tráfego para o seu site; portanto, você deve reconhecer o potencial que ele tem para impulsionar seus negócios.
Neste artigo, conheça algumas razões pelas quais os blogs corporativos são tão importantes.
Organização de Tópicos
O que é um Blog Corporativo
Um blog corporativo é uma publicação digital associada a uma empresa ou marca. Assim como nos blogs pessoais, as publicações são organizadas em artigos, cada um abordando um tema específico.
A principal diferença entre um blog comum e um corporativo está no propósito, enquanto os blogs pessoais podem ter qualquer tipo de conteúdo, os blogs empresariais seguem uma estrutura mais planejada e de acordo com a empresa.
Em blogs voltados para o marketing digital, cada artigo deve ser elaborado de acordo com as técnicas de SEO, ter conteúdo de qualidade, otimização de palavras-chave, entre outras boas práticas. É fundamental alcançar o maior número de leitores possível, garantindo que o esforço investido na criação do conteúdo seja aproveitado ao máximo.
Importância de Ter um Blog Corporativo
Melhora o Conhecimento da Marca
Um blog cria mais oportunidades para sua empresa ser descoberta por clientes e parceiros em potencial. Cada postagem possui conteúdo que pode ser encontrado por meio de mecanismos de busca, lido e compartilhado nas redes sociais, e por outros sites. Isso deve resultar em um aumento do tráfego e, portanto, mais pessoas ficarão conscientes da sua marca e vão se interessar em tornar-se possíveis clientes!
Constrói Relacionamentos
Os blogs corporativos podem ajudar a criar e a cultivar relacionamentos com as pessoas nas quais você gostaria de estabelecer um foco, seja:
- Seu mercado-alvo;
- Clientes existentes;
- Fornecedores;
- Funcionários.
Você pode criar uma conversa bidirecional com postagens de blog e também pode envolver seus leitores, pedindo-lhes que escrevam comentários.
Construir relacionamentos dessa forma irá promover a fidelidade à marca e ajudar os leitores a terem uma impressão positiva de seu negócio.
Em vez de uma comunicação unilateral, um blog cria uma ponte de diálogo. Responder perguntas frequentes que seus clientes têm através de posts de blog, ou até resolver objeções antes mesmo que elas surjam, fortalece o relacionamento e gera confiança.
Dá à Empresa um Rosto Humano
O blog permite que você humanize sua empresa por meio do tom de voz que usa e das informações que escolhe compartilhar. Você também pode pedir para seus funcionários escreverem artigos específicos e incluir sua foto e nome como autor da postagem.
Da mesma forma que o blog constrói relacionamentos, também ajuda os clientes a verem sua empresa não apenas como uma máquina corporativa sem rosto, mas como uma instituição composta por pessoas. Isso os ajudará a se relacionarem com sua empresa e a se sentirem mais dispostos a fazer negócios com você.
Melhora a Transparência
Os blogs são uma forma fantástica de as empresas criarem a confiança de seu público. Você pode usar seu blog corporativo para compartilhar atualizações internas, como novos parceiros e números de vendas.
Quando o público vê uma empresa como confiável, direta e honesta, é mais provável que use seus serviços ou compre seus produtos.
Nutre Credibilidade
Junto com a transparência, você também pode construir credibilidade com seu blog corporativo. Ao publicar consistentemente conteúdo de alta qualidade sobre tópicos relacionados ao seu campo, as pessoas começarão a ver sua empresa como uma instituição de autoridade.
Quando precisarem de informações sobre a área em que você se especializou, eles irão ao seu blog ou entrarão em contato, sabendo que podem confiar no conteúdo que seu site forneceu.
Gera Entusiasmo e Expectativa
Um blog corporativo é o lugar perfeito para publicar comunicados à imprensa e compartilhar atualizações interessantes sobre novos serviços ou produtos.
Você pode deixar seus leitores ansiosos por novidades em um futuro próximo e eles podem compartilhar as informações nas redes sociais, aumentando ainda mais a expectativa. Isso lhe dá mais potencial para criar entusiasmo do que apenas comunicados de imprensa formais.
Gera Leads
Os blogs corporativos geram leads, o que é, obviamente, o que todo proprietário de uma empresa está tentando obter.
Cada conteúdo que você publica em seu blog aumenta a chance de seu negócio ser descoberto. Mais tráfego chegará ao seu site e alguns destes visitantes se transformarão em assinantes de sua newsletter, agendarão uma consulta, seguirão sua empresa nas redes sociais ou se conectarão com você de alguma outra forma.
Traz mais Clientes
Algumas das pessoas que visitam seu blog inevitavelmente se transformam em clientes. Leitores que já fizeram pesquisas e decidiram comprar um produto ou o serviço que você oferece conhecerão a sua empresa por causa do seu blog e também confiarão em você por causa dele.
Algumas pesquisas mostram que, no momento em que eles entrarem em contato com sua empresa, eles já terão completado mais de 60% do ciclo de vendas, então, essencialmente, suas postagens de blog fizeram todo o trabalho duro para você!
Planejamento de Conteúdo
Para ter um blog corporativo, é importante planejar o conteúdo que será disponibilizado na página. O conteúdo precisa ser focado nas informações que podem ajudar e/ou atrair mais visitantes e clientes, como:
- Resolver problemas;
- Fornecer informações importantes sobre o serviço ou produto oferecido,
- Tirar dúvidas frequentes.
Para efetuar o planejamento de conteúdo, é essencial conhecer seu público-alvo e seus interesses e entregar para eles as informações que estão procurando. Segmentar sua audiência auxilia nesse processo e ainda te fornece os reais interesses dos clientes.
O blog corporativo é uma ferramenta de marketing essencial. Você deve ter notado a partir desses pontos principais que os blogs corporativos podem ajudar em todos os estágios da jornada do comprador, incluindo a conscientização inicial, a consideração e a eventual decisão.
Postagens atualizadas, de qualidade e regulares em blogs corporativos são uma ferramenta poderosa que pode aumentar o tráfego para o seu site, o reconhecimento da marca, os leads e as vendas. Não ignore mais o poder dos blogs corporativos!
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Artigo Publicado em: 26 de out de 2015 e Atualizado em: 07 de out de 2024