NoteBook

Notebook liga inicializa mais trava ou reinicia

Notebook liga inicializa mais trava ou reinicia

Este tipo de problema pode ser ocasionado por vários motivos, aquecimento, vírus, Windows corrompido e etc… Siga estas dicas para ter uma rápida solução.

Principais causas observadas e soluções já testadas:

  1. [dropcap style=”default, circle, box, book”]V[/dropcap]erifique se as especificações de tensão e corrente da fonte de alimentação estão de acordo com as necessidades do notebook, se não estiver providencie uma fonte compatível. Obs. nunca use fonte universal.
  2. [dropcap style=”default, circle, box, book”]R[/dropcap]etire a bateria e ligue o notebook, bateria com defeito causa este sintoma. Ligue o notebook direto na energia sem a bateria.
  3. [dropcap style=”default, circle, box, book”]V[/dropcap]írus também são responsáveis por um grande número de problemas de travamento, para isso sempre mantenha a base de vírus do programa Antivírus Atualizada e faça um SCAN no seu sistema na procura de eventuais vírus. Nunca use dois antivírus simultaneamente. Verifique sempre se existem atualizações do Sistema Operacional em uso, principalmente novos drives de dispositivos.
  4. [dropcap style=”default, circle, box, book”]M[/dropcap]emórias de baixa qualidade ou mal encaixadas ou com oxidação nos contatos na minha opinião é a principal causa de travamentos e instabilidade no sistema. Para ver se sua memória está em boas condições teste com o MemTeste. Se puder, teste com outra memória RAM.
  5. [dropcap style=”default, circle, box, book”]H[/dropcap]D com Bad Blocks ou muito fragmentado podem causar este sintoma. Embora não seja muito comum de acontecer o disco rígido pode estar sendo o vilão disso tudo. Verifique os sensores de SMART do seu disco rígido e se ele estiver formatado em Fat32 use o Scan-disk com opção de verificar o disco todo em busca de setores defeituosos. Se o sistema de arquivos usado for o NTFS vá no Prompt de comando e digite CHKDSK /F/R para uma verificação completa. Se você usar o Linux use o comando e2fsck -pycvf – Se o disco tiver muitos Bad Blocks ou estiver fazendo barulhos estranhos provavelmente ele estará condenado e nesse caso é recomendável trocá-lo.
  6. [dropcap style=”default, circle, box, book”]A[/dropcap]nálise da Temperatura. Durante a execução prolongada do a temperatura vai aumentando bastante, para os Processadores no geral é bom que ela não esteja passando dos 70°C – Caso a temperatura do seu Processador esteja alta, verifique a correta instalação do cooler e do Dissipador, Sujeira, bem como o devido uso da pasta térmica boa qualidade. Para este procedimento a necessidade de bom conhecimento de desmontagem de notebooks. Para análise de temperatura via software aconselho o Everest ou Aida64.

Algumas das dicas acima precisam de um pouco de conhecimento técnico. Não tente fazer se tiver alguma dúvida.

Este é um guia básico que cobre as situações mais comuns para a maioria dos usuários. Claro que você pode implementar este guia adicionando seus próprios procedimentos. Sugestões são sempre bem-vindas.

Se com estas dicas acima o notebook não funcionar. Será necessário levar seu notebook a assistência técnica para uma análise mais adequada.

Notebook liga inicializa mais trava ou reinicia