Notebook não inicializa e trava na tela antes de carregar o sistema ou durante o uso

Publicado em: - Modificado em:

notebook

Notebook

Seu notebook está travando? Trocou ou adicionou algum componente que fez ele ficar pior do que estava? Você não aguenta mais as malditas travadas e congelamentos? Você já está pensando em desistir de usar seu notebook?

Calma, para isso existe uma solução, siga esses  passos para determinar a causa do problema que está te deixando furioso.

1) Memórias de baixa qualidade ou mal encaixadas ou com oxidação nos contatos na minha opinião é a principal causa de travamentos e instabilidade no sistema. Para ver se sua memória está em boas condições teste  com o MemTeste. Se puder, teste com outra memória RAM.

NoteBook

2) Análise da Temperatura. Durante a execução prolongada do a temperatura vai aumentando bastante, para os Processadores no geral é bom que ela não esteja passando dos 70°C – Caso a temperatura do seu Processador esteja alta, verifique a correta instalação do cooler e do Dissipador, Sujeira, bem como o devido uso da pasta térmica boa qualidade. Para este procedimento a necessidade de bom conhecimento de desmontagem de notebooks. Para analise de temperatura via software aconselho o Everest ou Aida64.

3) Verifique se as especificações de tensão e corrente da fonte de alimentação estão de acordo com as necessidades do notebook , se não estiver providencie uma fonte compatível.  Obs. nunca use fonte universal.

4)  Retire a bateria e teste de novo, bateria com defeito causa este sintoma.

5)   Em que programa o problema ocorre? Verifique quando o problema ocorre, não seria o culpado um programa em especifico. Tome cuidado com programas de terceiros que você instala, principalmente os mais antigos, as vezes o problema pode estar sendo causado por aquele programinha que você instalou para tentar melhorar o desempenho mais que na verdade está tirando a estabilidade do sistema. Evite o uso de gerenciadores de memórias, tome cuidado com programas que façam alterações no registro do sistema e use sempre o Gerenciador de Tarefas para ver se existe algum processo estranho aberto, programas que atuam em modo de serviço e rodam na “sombra do sistema”.

6) Update da bios. Verifique também se você já está com a ultima versão da Bios instalada, pois as atualizações de bios resolvem muitos problemas de instabilidade. Consulte a pagina do fabricante do seu notebook para baixar e atualizar a Bios para a ultima versão.

7) HD com Bad Blocks ou muito fragmentado podem causar este sintoma. Embora não seja muito comum de acontecer o disco rígido pode estar sendo o vilão disso tudo. Verifique os sensores de SMART  do seu disco rígido e se ele estiver formatado em Fat32 use o Scan-disk com opção de verificar o disco todo em busca de setores defeituosos. Se o sistema de arquivos usado for o NTFS vá no Prompt de comando e digite CHKDSK /F/R para uma verificação completa. Se você usar o Linux use o comando e2fsck -pycvf – Se o disco tiver muitos bad-blocks ou estiver fazendo barulhos estranhos provavelmente ele estará condenado e nesse caso é recomendável trocá-lo.

8) Configurações da Rede. Embora não seja muito comum uma rede mal configurada pode trazer instabilidade, nesse caso desconecte o notebook da rede ou cheque as configurações de rede para saber se existe algum problema. Você pode também tentar ir ao “Gerenciador de Dispositivos e tentar desabilitar a(s) placa(as) de rede que estiverem instaladas.

9) Vírus também são responsáveis por um grande número de problemas de travamento, para isso sempre mantenha a base de vírus do programa Antivírus Atualizada e faça um SCAN no seu sistema na procura de eventuais vírus. Nunca use dois antivírus simultaneamente. Verifique sempre se existem atualizações do Sistema Operacional em uso, principalmente novos drives de dispositivos.

10) Se você efetuou os passos acima e ainda assim continuam os problemas, é hora de dar uma formatada no seu HD e começar tudo de novo. Formate o disco rígido apagando tudo que tem nele e faça uma nova instalação do sistema operacional. Atualize os drives dos periféricos (placa de vídeo, modem, rede, som, etc..), certifique-se sobre a procedência dos drives. Nesse ponto é bom ir com cuidado para tentar descobrir se o motivo do travamento é algum drive de dispositivo ou até mesmo um conflito de de requisição de Recursos. Também vale lembrar que não vai adiantar muito re-instalar por cima o sistema operacional, pois os problemas persistiram, importante mesmo é formatar e começar do zero.

Alguns vírus, spyware, exploits, spybots ou programas de procedência duvidosa podem comprometer a estabilidade do notebook ao alterarem valores no registro do sistema e mesmo quando são removidos o registro pode permanecer danificado. Outra coisa que esse procedimento de apagar e instalar tudo de novo resolve é o travamento causado quando se troca uma placa mãe ou uma placa de vídeo sem formatar o disco rígido e instalar o Sistema Operacional Novamente. Em último caso tente usar outro sistema operacional para ter certeza mesmo que o problema é de ordem física ou Hardware

Estas dicas são indicadas para usuários avançados ou profissionais de informática que já conheçam procedimentos básicos hardware e software de  notebooks, se não for o seu caso, leve seu notebook em uma assistência técnica de confiança.

Este é um guia básico que cobre as situações mais comuns para a maioria dos usuários. Claro que você pode implementar este guia adicionando seus próprios procedimentos . Sugestões são sempre bem-vindas.

Se com estas dicas acima o notebook não funcionar. Será necessário levar seu notebook a assistência técnica para uma analise mais adequada.

Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias