Pacientes Faltam? Veja como Evitar as Desistências dos Pacientes
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Pacientes Faltam? Veja como Evitar as Desistências dos Pacientes: Isso é uma rotina comum. Tanto que os Brasileiros são conhecidos internacionalmente por sua falta de comprometimento com horários. O tal “irei ver se dá”, “Chego em 10 minutos” e ou “Toh chegando”. Isso se reflete também nas clínicas médicas e consultórios. Os pacientes simplesmente Faltarem às suas Consultas Médicas previamente agendadas.
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Pacientes Faltam com Freqüência?
Veja como Evitar as Desistências dos Pacientes Faltam
Mais incoerente que possa ser (Pacientes Faltam? Veja como Evitar as Desistências dos Pacientes), normalmente eles escolherão o melhor horário e sem avisar previamente, causando, além de transtornos para as Clínicas também diversos prejuízos financeiros. Claro, o profissionalismo da Clínica, deixou tudo preparado para a visita do paciente. Mas o horário agora tornou-se vago.
Após uma longa analise de nossa equipe aqui no iT9 Marketing. Desenvolvemos alguns formas de evitar a ausência dos pacientes. Pois essa é de fato uma tarefa essencial, para que nossos clientes conquistem um dos principais objetivos dos consultórios. Atender bem.
Mesmo com o conhecimento de que sejam muitos os possíveis fatores que acarretam no não comparecimento, a maioria das ausência pode ser evitada se as estratégias adequadas forem postas em prática.
Quero dizer que, não precisa mais se preocupar!
Com este artigo, você saberá exatamente como evitar que os pacientes faltem às consultas. Claro que este é um tom de brincadeira, pois comprometimento e profissionalismo deve vir sempre da clínica.
Saiba quais são os motivos que levam à ausência do paciente
Antes que estratégias sejam adotadas para atenuar o problema das faltas, é interessante conhecer as principais razões que ensejam o não comparecimento dos pacientes.
Muitos pacientes não lembram do agendamento, e quando chega o dia da consulta, simplesmente, a data passa despercebida. Outro fator relevante é que a saúde, muitas vezes, não é considerada prioridade por alguns pacientes. Logo, quando surge outro compromisso, este acaba tendo preferência.
De todo modo, seja qual for o motivo, as iniciativas abaixo auxiliam, de sobremaneira, na diminuição das faltas. Veja:
Regulamento de Cancelamento
Solicite aos pacientes que enviem mensagem, telefonem ou mandem e-mail quando precisarem desmarcar a consulta — mas que façam isso com, pelo menos, 24 horas de antecedência.
Assim, a agenda do consultório pode ser reorganizada.
Esclareça que, ainda que o cancelamento seja em cima da hora, o mais adequado é telefonar e avisar. Desse modo, o médico passa a ter condições de atender alguém que chegou mais cedo e está aguardando na sala de espera.
Estimule o Pagamento Antecipado
Um incentivo que irá agradar ao seu paciente é obter um desconto na quitação antecipada da consulta. Ofereça um valor mais em conta, caso ela seja paga no momento do agendamento.
Com essa estratégia, além do paciente se sentir mais satisfeito, o pagamento com antecedência evita prejuízos acarretados por uma possível ausência.
Utilize a Tecnologia a seu Favor
Atualmente, existe um leque de alternativas na forma de aplicativos de gestão que podem ser utilizados para facilitar a organização da agenda de um consultório médico. Isso porque os recursos tecnológicos que existem hoje otimizam as rotinas, evitando que marcação de duas consultas médicas seja feita no mesmo horário. Além disso, o contato com os pacientes se torna mais dinâmico.
Durante o cadastramento do celular do paciente, seria interessante perguntar se ele gostaria de ser incluído em um grupo do Whatsapp (à medida em que o seu tratamento terminasse, o cliente seria removido) e, ao aparecerem lacunas na agenda, a ideia seria manter todos informados.
Ou seja, todos os pacientes ativos seriam notificados simultaneamente e, em pouco tempo, as vagas seriam ocupadas. Isso, além de ser muito útil para o médico, é um benefício ao paciente, que passa a ter seu tratamento antecipado.
Outra maneira de disponibilizar a agenda on-line é criando um grupo fechado de pacientes ativos da clínica no Facebook. O grupo pode se chamar “horários de encaixe”, e facilita a vida de todo mundo.
Da mesma forma que no Whatsapp, na ocorrência de uma janela aberta, o cliente com data e horário disponível poderia ocupar a brecha.
De que adianta tanta propaganda e Marketing se a venda está com problemas? Cuidado! diz Danillo Leite SEO BRASIL
Viu só como existem formas muito práticas de atenuar as ausências?
Ficou com alguma dúvida sobre como evitar que os pacientes faltem às consultas? Tem alguma dica que queira compartilhar?
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