Podcast Marketing Digital e Marketing

Podcast Marketing Digital e Marketing: Podcasting é uma forma de publicação de ficheiros multimédia (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) na Internet, e aos utilizadores acompanhar a sua atualização. O utilizador pode, assim, meramente acompanhar, ou até mesmo a descarregar automaticamente o conteúdo de um podcast.

Podcast Marketing Digital

A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho multimídia homónimo, da Apple Inc., que é sigla de “Personal On Demand” (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) – e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de ficheiros ou arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast.


Playlist Podcast iT9 Marketing

Feed de podcast iT9 Marketing

O Podcast no Brasil

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 21 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado).[9] De acordo com Leo Lopes, “o Brasil possui uma tradição de adotar o uso de novas mídias de forma efetiva, especialmente as relacionadas à internet. No caso dos podcasts não podia ser diferente, tanto que o primeiro podcast brasileiro surgiu já em 2004. Sendo mais preciso, foi em 21 de outubro de 2004 que Danilo Medeiros criou o podcast Digital Minds, que surgiu como parte do blog de mesmo nome.

Esse não foi o primeiro blog a disponibilizar arquivos de áudio para download, mas o primeiro a fazê-lo através do podcasting. Em 15 de novembro do mesmo ano, surgiu o Podcast do Gui Leite.

Na primeira edição, foi explicada a intenção de se fazer o podcast para testar esse tipo de tecnologia. Em dezembro de 2004 ainda surgiram os podcasts Perhappiness, de Rodrigo Stulzer, e Código Livre, de Ricardo Macari, em 3 e 13, respectivamente.

No ano seguinte, vários outros programas estrearam, muitos inspirados nesses primeiros representantes brasileiros na mídia podcast.”

Em maio de 2008, teve inicio o primeiro Prêmio Podcast do Brasil, projeto idealizado e organizado pelo podcaster Eddie Silva, residente nos Estados Unidos. A transmissão da premiação dos vencedores do Prêmio Podcast ocorreu ao vivo, no dia 6 de Dezembro de 2008.

História do Podcast

A autoria do termo “podcast” é atribuída a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

O conceito do podcast é atribuído ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando Applescript (linguagem de computador interpretada que age sobre a interface do sistema operacional da Apple) e disponibilizou o código na Internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado.

A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do podcasting em relação aos audioblogues, videoblogues e fotoblogues.

Em finais de 2004, as redes de comunicação anglo-saxãs começaram a incorporar o podcasting em suas ofertas de rádio, incluindo o importante papel das estações de rádio públicas: a BBC (no Reino Unido), a canadense CBC e a Australian Broad Casting Corporation (ABC), juntamente com outras emissoras associadas ao consórcio NPR (National Public Radio) dos Estados Unidos (Sellas, 2008).

Um marco na massificação do conceito foi o lançamento da versão 4.9 do leitor de música digital iTunes, da Apple, que ampliou o suporte aos podcasts, incluindo uma secção na sua loja de música dedicada ao serviço e também uma actualização para o iPod que adiciona a categoria “Podcasts” ao menu “Music”.

O formato de transmissão é hoje muito de utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.

 

Espalhe o Artigo