Otorrinolaringologia e Medicina do Sono de São Paulo

O iT9 Marketing administra desde o final do primeiro semestre de 2017 (dois mil e dezessete) toda a Estratégia Digital da Clínica NOSP – Núcleo de Otorrino de São Paulo além do Otorrino Dr. José Antônio Pinto, diretor do Núcleo de Otorrinolaringologia e Medicina do Sono de São Paulo, que é referência no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono em seu consultório no bairro de Moema, em São Paulo.

Temas muito bem Explorados para o Parceiro

Além do desenvolvimento de seu site, da redação dos artigos e da Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), Administramos e geramos o conteúdo para suas Redes Sociais.

Apesar do pouco tempo de trabalho, já começamos a colher os frutos, conseguindo mais de 1.100 seguidores no Facebook e alcançando boas posições no Google, para nossas primeiras palavras chaves.

O que é Adenoide?

Adenoide é o nome dado a dois pequenos aglomerados de tecido linfoide que ficam localizados entre a parte de trás do nariz e acima da garganta, na região conhecida como rinofaringe.

Todos nascemos com adenoide, portanto ela não é uma doença ou um sintoma. E sim uma forma de proteção e defesa dor organismo contra partículas aéreas, vírus e bactérias que se acumulam no nariz e na garganta. A sua maior utilidade é na primeira infância, sendo que ela começa a crescer aos dois anos, tendo um pico de crescimento entre o terceiro e quarto ano e aos sete anos começa a regredir, ou seja, diminuir de tamanho.

Não é possível ver este tecido pelo nariz ou boca examinados a olho nu, como é o caso das amídalas, por exemplo. Então, no caso de suspeita de problemas com a adenoide, o pediatra encaminhará a criança para consulta com o otorrinolaringologista. O especialista poderá fazer a análise da região, diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

Grande parte dos problemas relacionados a adenoide acontecem durante este pico de crescimento, uma vez que ela pode vir a obstruir a passagem do ar pelo nariz, problema conhecido como a hipertrofia de adenoide.

Outros problemas de adenoide são a adenoidite, uma infecção viral ou bacteriana da região, e a adenoidite de repetição, que é quando ela ocorre diversas vezes. Além destes, é estudada a possibilidade da adenoide atuar também como foco de cultura de bactéria para os seios da face, o que poderia estar relacionado, entre outros problemas à sinusite de repetição.

Como a adenoide já regrediu quase completamente durante a adolescência, é muito raro que adultos tenham problemas relacionados a ela. Quando isso acontece, é um sinal de alerta para investigar outras condições de saúde, como infecção por HIV e diversos tipos de câncer.

Causas da Adenoide

Os fatores que provocam o desenvolvimento dos problemas de adenoide, ou seja, as suas causas, ainda não são inteiramente conhecidos.

Sobre a hipertrofia da adenoide, o que se sabe é que é uma característica da própria criança, então algumas terão um crescimento normal e em outras ele será aumentado. Isso independe, inclusive, se a criança tem rinite, asma, dermatite atópica ou outros sintomas alérgicos e/ou respiratórios.

A hipertrofia em adultos normalmente está relacionada a outros problemas de saúde, como infecção pelo vírus HIV, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin, doenças granulomatosas (granulomatose de Wegener), carcinoma de nasofaringe e tumores na região. Também há estudos que relacionam o uso da maconha ou derivados dela com o aumento da adenoide em adultos.

A causa mais comum da adenoidite é uma infecção viral, mas algumas crianças têm mais predisposição a ter o tipo bacteriano e de repetição. A adenoidite está relacionada com rinites, sinusites e até otites, por causa da sua localização entre o nariz e a garganta, que também tem ligação com os ouvidos.

Cliente: Otorrino

WebSite: https://japorl.com.br

Trabalhos: Conteúdo, Mídias Sociais, SEO, WebSite

Share Pin it

1 comentário

Escreva um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *