Pessoas do IT9 Marketing Digital e SEO! Você percebeu uma queda da posição média de seu website nos relatórios Search Analytics do Google Search Console desde 13 de julho? Entenda!

Queda no Search Console – Confusão de Dados

Consultando o Google Search Console, precisamente na opção de tela Search Analytics, a partir do mês de julho é possível observar uma linha vertical com uma legenda “Observação”. No caso de isso ser exibido, tem um significado de algum ajuste do Buscador Google nesta ferramenta – para tentar entender do que isso se trata, necessitamos apenas dar um clique sobre a legenda para então ser aberta a página “Data anomalies in Search Console.” Entenda o procedimento a seguir.

Confusão de Dados no Google Search Console

O antigo (Google Webmaster Tools) hoje Google Search Console – é uma ferramenta extremante vital e fundamental para as pessoas e gestores de sites para o SEO, pois este, nos dá uma referencia de como a Plataforma do Google tem compreendido e interpretado nosso precioso site, além de nos mostrar o raio-x da situação de nosso site na página de pesquisas do motor, entender os termos que podem gerar tráfego e, de estrema vitalidade, ter a informação de alguma penalização do gigante das buscas. Queda no Search Console.

Diariamente (mesmo que muitos pensem diferente), os Engenheiros do Google fazem ajustes no motor de buscas e também no Search Console para ter uma melhora da confiabilidade dos dados, porém, estes ajustes podem nos levar gerar mudanças até mesmo bruscas nos relatórios da ferramenta. Para que os webmasters como eram chamados os administradores de sites antigamente entendam que isso de forma alguma se trata de algum problema em seus websites, existe uma webpage em que o Google relata que alguns “dados estranhos” podem por ventura aparecer, apelidados de “anomalias de dados“. Se isso acontecer, uma observação no relatório ou no alto da tela é exibida para ciência dos profissionais Web.

Anomalia no Search Analytics em 14 de Julho de 2017

Uma dessas observações surgiu em 14 de julho no relatório Search Analytics – ao clicar na Observação, o Google diz em sua página informativa Data anomalies in Search Console:

An incremental improvement in Google’s logging system now provides better accounting for results in lower positions. This change might cause increase in impressions, but also a decrease in average positions. This change only affects Search Console reporting, not your actual performance on Google Search.

Queda no Search Console – Confusão de Dados

Uma nova alteração no sistema que monitora e também registra as informações das plataformas (sites) está agora contabilizando de maneira melhorada as posições mais para baixo dos resultados de maneira orgânicas das pesquisas do Google, desta forma aumentando as impressões e diminuindo o posicionamento médio. Logo, isso significa apenas uma breve alteração da ferramenta, e não representando o desempenho do site na pesquisa Google.

Mesmo o Google informando que isso não significa uma queda nas pesquisas, é muito triste e complexo ter de ver uma certa queda de posições nos relatórios do Google Search Console, não? Principalmente, que, nossos clientes veem esta possível representação e logo interpretam como um mal trabalho de SEO, e temos que justificar o que possivelmente o  que aconteceu. Queda no Search Console.

Concluindo

Estudando e analisando a informação do Google com meus professores em Toronto/Canada e outros colegas alunos em NY e London, nossa conclusão é de que não existe motivo para preocupação, provavelmente deve ter ocorrido com o relatório de todos – vejao Search Engine Land, um os sites internacionais de muita referência em SEO, que isso aconteceu geral. Neste cenário, você deve estar pensando: “se eu cai, alguém subiu na SERP – certo?“. Como o próprio Google disse em sua página de anomalias, a resposta pura e simpes é não.

Dúvidas ou opiniões? Deixe seu comentário!