O que é SEO? Para que Serve?

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A otimização para os mecanismos de pesquisa (SEO) é a prática de obter tráfego qualificado para um site, colocando-o nos resultados não pagos que aparecem em um mecanismo de pesquisa, classificados de acordo com a relevância e a qualidade do conteúdo.

Neste artigo, compreenda os princípios básicos do SEO e as vantagens de investir nesta estratégia.

Em que Consiste o SEO?

As práticas comuns associadas ao SEO incluem:

  • Criação de conteúdo de alta qualidade;
  • Otimização de conteúdo em torno de palavras-chave específicas;
  • Construção de backlinks.

Em outras palavras, SEO tem tudo a ver com melhorar a classificação de um site na seção orgânica (não paga) dos resultados de pesquisa.

O SEO se divide entre os seguintes fundamentos:

  • SEO Técnico: Focado na parte tecnológica, na indexação do site e na interação com os motores de busca.
  • SEO On-Page: Voltado para o conteúdo, a experiência do usuário e a adequação à intenção de busca, que é crucial para o ranqueamento.
  • SEO Off-Page: A prática de obter menções e backlinks de outros sites, com o link building como técnica mais popular.

Benefícios do SEO

  • Melhora a exposição nos mecanismos de busca;
  • Aumento no tráfego qualificado para seu site;
  • Aumento nas taxas de conversão;
  • Crescimento significativo da presença on-line;
  • Experiência do usuário aprimorada.

Como Funcionam os Motores de Busca?

Quando você pesquisa algo no Google (ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa), um algoritmo funciona em tempo real para trazer a você o que aquele mecanismo de pesquisa considera como sendo o “melhor” resultado.

Especificamente, o Google examina seu índice de “centenas de bilhões” de páginas para encontrar um conjunto de resultados que melhor responderá à sua pesquisa.

Como o Google Determina o “Melhor” Resultado?

Mesmo que o Google não torne público o funcionamento interno de seu algoritmo, com base em patentes registradas e em declarações do Google, sabemos que sites e páginas da web são classificados com base em:

Relevância

Se você pesquisar por “receitas de biscoitos de chocolate”, não vai querer ver páginas da web sobre pneus de caminhão.

É por isso que o Google procura, em primeiro lugar, as páginas que estão intimamente relacionadas à sua palavra-chave.

No entanto, o Google não se limita a classificar “as páginas mais relevantes no topo”. Isso ocorre porque existem milhares (ou até milhões) de páginas relevantes para cada termo de pesquisa.

Portanto, para colocar os resultados em uma ordem com o melhor no topo, eles contam com outros elementos de seu algoritmo:

Autoridade

Autoridade é exatamente o que parece: é a maneira do Google determinar se o conteúdo é preciso e confiável.

A questão é: como o Google sabe isso?

Em geral, quanto mais links uma página tiver, mais alta será sua classificação. A capacidade do Google de medir autoridade por meio de links é o que o separa dos demais mecanismos de pesquisa, como o Yahoo e os outros anteriores a ele.

Utilidade

O conteúdo pode ser relevante e confiável. Mas se não for útil, o Google não vai querer posicionar esse conteúdo no topo dos resultados da pesquisa.

Na verdade, o Google disse publicamente que há uma distinção entre “conteúdo de qualidade superior” e conteúdo “útil”.

A forma de medir a utilidade, geralmente, é com base em “Sinais de experiência do usuário”.

Em outras palavras: como os usuários interagem com os resultados da pesquisa. Se o Google perceber que as pessoas realmente gostam de um determinado resultado de pesquisa, ele obterá um aumento significativo na classificação.

Resultados Orgânicos vs Pagos

As páginas de resultados do mecanismo de pesquisa são separadas em duas seções distintas: resultados orgânicos (SEO) e pagos (SEM). SEO e SEM são estratégias que possuem o mesmo objetivo: ampliar a visibilidade em motores de busca como o Google. Contudo, suas abordagens e métodos é o que as diferenciam. A seguir, compreenda melhor em que consistem estas duas seções na página de resultados do mecanismo de busca:

Resultados de Pesquisa Orgânica

Os resultados da pesquisa orgânica são naturais e classificados com base no mérito. Em outras palavras, não há como pagar ao Google ou aos outros mecanismos de pesquisa para obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa orgânica.

Os mecanismos de pesquisa classificam os resultados da pesquisa orgânica com base em centenas de fatores de classificação diferentes. Mas, em geral, os resultados orgânicos são considerados pelo Google como os sites ou as páginas da web mais relevantes ​​e confiáveis ​​sobre o assunto.

O SEO (do inglês, Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Pesquisa) envolve técnicas que destinam-se a melhorar a posição de um site nos resultados orgânicos de buscas no Google, com suas principais estratégias sendo:

  • Otimização de palavras-chave;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Construção de backlinks.

Resultados Pagos

Os resultados da pesquisa paga são anúncios que aparecem acima ou abaixo dos resultados orgânicos. O investimento nesta estratégia é chamado de SEM (do inglês, Search Engine Marketing ou Marketing de Mecanismos de Pesquisa) e inclui a estratégias de pesquisa de palavras chave porém, ele abrange métodos como gerenciamento das campanhas de publicidade paga por clique (PPC), anúncios em redes de parceiros, entre outros.

Os anúncios pagos são totalmente independentes das listagens orgânicas. Os anunciantes na seção de resultados pagos são “classificados” de acordo com o quanto estão dispostos a pagar por um único visitante a partir de um determinado conjunto de resultados de pesquisa (conhecidos como “Publicidade paga por clique”).

A principal diferença entre ambas as estratégias é o modo como podem impactar o reconhecimento de um site. O SEO busca pela constância da melhoria orgânica para posicionamento nas pesquisas, algo mais natural. Em contrapartida, SEM tem potencial para entregar resultados imediatos, por meio de anúncios pagos que aumentam a relevância do site.

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Artigo Publicado em: 17 de ago de 2015 e Atualizado em: 09 de set de 2024

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