O seu Android mais rápido na resolução de nomes

Normalmente o serviço de DNS é fornecido pelo ISP (Internet Service Provider – Provedor de serviços de internet) que nos dá acesso à Internet. No entanto cada um é livre do usar o serviço de DNS que deseja. Na prática, quanto mais rápido for o servidor de DNS a resolver/traduzir  um nome (endereço) num endereço IP, mas rápido será o acesso à informação.

Para desktop foram já várias as ferramentas (ex.DNS Switch, QuickSetDNS, etc)  que apresentamos para forçar o uso de outros serviços de DNS. Hoje vamos conhecer o SetDNS para Android.

Android_09

 Qual a importância do DNS?

Um dos serviços/protocolos mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz  nomes em endereços IPs e vice-versa. Por exemplo, quando acessamos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual o servidor a contactar e pede ao servidor de DNS (que está configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.

SetDNS

O APP SetDNS permite que utilizador mude de servidores de DNS de uma forma muito simples e rápida. De salientar que a aplicação permite alterações (Override) de DNS tanto ao nível das ligações 3G como Wifi e tem ainda suporte para IPv6. Um aspecto, de certa forma negativo, é facto de todas as funcionalidades apenas funciona em dispositivos com privilégios root .

setDNS_01

Relativamente ao serviços de DNS pré-configurados, vale destacar o Google DNS, OpenDNS, entre outros. O SetDNS tem também um widget para que o utilizador possa ver de forma rápida as configurações ao nível do DNS no seu dispositivo.

Google DNS, OpenDNS, entre outros

Em algumas ocasiões, a mudança de serviço de DNS ajuda a resolver problemas da rede ou simplesmente torna as comunicações mais rápida. A versão gratuita apenas funciona por 24 horas no entanto, quem não quiser pagar, pode sermpre recorrer ao DNS Changer.

Download: SetDNS
Homepage: SetDNS