Tudo que você precisa saber sobre o terceiro pino da tomada
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
A maioria dos aparelhos vendidos atualmente, seja um celular, um tablet, uma geladeira, ou qualquer outro eletrônico, possui uma tomada com três pinos, o novo padrão brasileiro. Muitas casas, porém, ainda usam entradas antigas, com apenas dois pinos. Alguns usuários optam por quebrar o terceiro pino, mas a prática pode não ser uma boa ideia.
Acessório para Macbook e iPad economiza espaço com plug na tomada
Entenda agora para que serve o terceiro pino da tomada, qual a sua importância e as vantagens para os eletrônicos.
Terceiro pino: tirá-lo das tomadas pode danificar eletrônicos (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O que o terceiro pino faz?
O terceiro pino da tomada, também conhecido como “terra”, é responsável por levar a energia excedente para o solo, desmagnetizando o aparelho e evitando acidentes ou problemas maiores.
Como a rede elétrica em alguns locais não é estabilizada, fugas de tensão são comuns e a energia que escapa da tomada fica armazenada na carcaça metálica do dispositivo. Assim, se alguém encostar na carcaça, toma um pequeno choque. Em dias chuvosos e de trovoadas, o aparelho também pode ser submetido a uma sobretensão e queimar.
Com o terceiro pino, toda a energia extra é descarregada no solo e não nos componentes eletrônicos. Assim, o modelo acaba por ser um novo item de segurança obrigatório.
Qual a importância do terceiro pino?
O terceiro pino pode proteger contra raios e sobretensões (Foto: Pond5)
A importância deste pino extra é óbvia: proteger o seu eletrodoméstico de problemas da rede elétrica, como sobretensão e fugas de tensão. Desta maneira, os componentes eletrônicos vão durar muito mais e você não precisará gastar dinheiro tão cedo comprando um novo.
Existe também a importância da segurança. Com o pino terra em funcionamento, o usuário fica protegido de eventuais choques elétricos. Alguns são bem perigosos, como os de chuveiro elétrico, que podem ser potencializados visto que a pessoa geralmente está em um ambiente úmido e até totalmente molhada.
Arrancá-lo é ruim?
Como já dissemos acima, casas mais antigas ainda usam o padrão antigo, com só dois pinos. Assim, o proprietário não acha conveniente trocar todas as tomadas do imóvel apenas para usar eletrodomésticos novos. Então, considera mais fácil e mais barato arrancar o terceiro pino.
Embora os aparelhos eletrônicos funcionem normalmente sem o objeto, há os já explicados riscos de choques elétricos e queima dos componentes eletrônicos. Uma economia na troca das tomadas pode, em um futuro não muito distante, representar um prejuízo quando o aparelho queimar, por exemplo.
Neste artigo é possível observar que os computadores, por exemplo, funcionam normalmente sem o terceiro pino, mas são os mais sensíveis às variações de energia.
Vale ressaltar, entretanto, que para o terceiro pino ser usado corretamente, não basta que esteja apenas ligado na tomada. A própria tomada precisa estar aterrada, conforme explicamos neste artigo sobre aterramento.
Quais as vantagens do pino extra?
Adaptador é a melhor saída para ligar equipamentos antigos nas novas tomadas (Foto: Divulgação/Daneva)
O terceiro pino da tomada tem duas vantagens principais. Primeiro, a segurança. O aterramento protege os usuários de possíveis choques elétricos. Visto que a carcaça do eletrônico não estará magnetizada, qualquer um pode tocar nela sem nenhum problema.
A segunda grande vantagem é a durabilidade dos eletrônicos. Com a proteção elétrica provida pelo fio terra, o aparelho não queimará por problemas na rede elétrica. Assim, indiretamente, o proprietário acaba por economizar, visto que vai adiar uma nova compra.