O Windows 8.1, assim como seus antecessores, também possui suporte para mais de um dispositivo de entrada ao mesmo tempo. No entanto, quando um teclado ou mouse PS/2 é removido e um teclado / mouse USB é plugado e torna-se o dispositivo de entrada principal, o suporte para PS/2 é desabilitado.

O interessante é que na BIOS os dispositivos PS/2 funcionam perfeitamente, mas logo deixam de funcionar durante o início do carregamento do Windows (o funcionamento se restringe apenas ao console de recuperação do Windows 8.1).

No Windows dispositivos PS/2 são controlados por um serviço kernel chamado i8042prt. Quando um teclado ou mouse USB é adicionado substituindo um teclado ou mouse PS/2, o serviço i8042prt é forçadamente desabilitado. Isto ocorre como prevenção de conflitos entre dispositivos PS/2 e USB, mas se um dispositivo PS/2 for reinstalado, o serviço não reiniciará automaticamente. Bug teclado e mouse.

Solução – Reativar porta PS/2 manualmente | Windows 8.1

Para voltar a utilizar um teclado ou mouse PS/2, é necessário editar o registro do Windows para reiniciar o serviço i8042prt.
Obs: É altamente recomendável fazer um backup do registro antes de fazer alterações, na opção “Exportar” no editor do registro.

Abra o editor do registro Windows, digite regedit no menu iniciar e tecle Enter:

Bug teclado e mouse

Bug teclado e mouse

Navegue entre as seguintes hierarquias:

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesi8042prt

Edite o valor “Start” e selecione um valor hexadecimal ou decimal “1”, conforme figura abaixo:

valor start para 1 i8042prt correção bug portas ps2 windows 8.1

regedit alterar chave windows 8.1 i8042prt

 

Desligue seu computador, mude para seu teclado ou mouse PS/2 e ligue-o novamente!

PS: Não se esqueça que o Windows 8.1 praticamente hiberna seu pc e não desliga de verdade. Assim o problema vai persistir mesmo após o reinicio.
DESLIGUE a FRIO.

 

Como sempre, dúvidas é só gritar.

 

 

Espalhe o Artigo