I T 9 M A R K E T I N G
Dia Do Medico

18 de Outubro – Dia do Médico

No Brasil, comemoramos o Dia do Médico em 18 de outubro. Essa data foi escolhida pois é o dia em que é celebrado o Dia de São Lucas, o santo protetor dos médicos.

Nós da iT9 Marketing Digital não queremos deixar de homenagear este profissional tão importante para nossa sociedade! Neste artigo, explicamos a origem do Dia do Médico e porque é tão importante a escolha de uma data para celebrar este profissional.

Origem do Dia do Médico

A origem do dia do médico no Brasil é cristã. Nesse dia, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas. Em vida, este santo foi médico e, por esse motivo, é considerado o protetor dos médicos pela religião católica.

Segundo a História, foi Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense, que estabeleceu o dia do médico. Ele nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927. Também foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo.

Cristão devotado, ele foi médico, escritor e filantropo. Seu interesse pela vida de São Lucas levou-o a pesquisar e escrever alguns livros sobre essa figura cristã.

Quem Foi São Lucas

São Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho foi o terceiro a ser escrito, após os evangelhos de Mateus e Marcos. O livro da Bíblia “Ato dos Apóstolos”, que serve como complemento ao evangelho, também é de sua autoria.

Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus. No entanto, seus textos são baseados nos depoimentos de pessoas que foram testemunhas de como foi a vida e a morte desse Messias cristão.

Acredita-se que São Lucas também foi pintor, historiador e músico. Há registros de que ele estudou Medicina na Antioquia (cidade que hoje está localizada em um território sírio), onde nasceu.

Naquela época (aproximadamente no século I d.C.), a cidade foi um dos locais mais importantes da civilização helênica na Ásia Menor. O médico não era hebreu, mas gentio, ou seja, todo aquele que não seguia a fé judaica, mas converteu-se posteriormente ao cristianismo.

Não há informações precisas sobre a vida de São Lucas, mas há indícios de que ele morreu aos 84 anos. Não sabemos ao certo se 18 de outubro foi o dia do seu nascimento ou sua morte.

Para a Igreja, existem provas indiretas de que ele foi médico, as principais delas encontradas na própria Bíblia. Além disso, referências históricas dizem que ele foi um médico bondoso e dedicado aos seus pacientes.

Porque Comemorar o Dia do Médico

Reservar um dia do nosso calendário para homenagear o Médico é uma forma de reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional. Pois ele dedica a sua vida a aumentar o bem-estar e reduzir o quanto possível os sofrimentos da população. Esta data simbólica nos permite agradecer a dedicação de cada médico que já cuidou de nós.

Essa profissão exige grande responsabilidade. Além disso, muitos médicos enfrentam dificuldades diariamente, por exemplo a falta de recursos e de estrutura em muitos hospitais, não só aqui no Brasil, mas em muitos lugares no mundo. E, especialmente agora com a pandemia da COVID-19, os desafios enfrentados por esses profissionais colocaram à prova sua ecolha pela profissão, assim como sua própria saúde, física e mental.

Mais do que reconhecer a importância desses profissionais tão fundamentais para o bem-estar da sociedade, o Dia do Médico é uma data para se lembrar da necessidade de mais investimentos na saúde, de forma a garantir condições de trabalho favoráveis.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Quem leu também se interessou por

Deixe um Comentário, uma Dúvida ou Sugestão