Como Fazer Marketing Médico Corretamente e Atrair Mais Pacientes

Publicado em: - Modificado em:

Como Fazer Marketing Médico. Nos dias de hoje, o consumidor é extremamente mais exigente, antenado e conhecedor de seus direitos. Além disso, é de conhecimento geral que as pessoas também estão mais preocupadas e entendidas quando o assunto é a saúde.

Por este motivo, o nosso guru Google passou a ser o primeiro contato médico na hora de pesquisar sobre seus sintomas e de encontrar especialistas bem recomendados.

Isso cria uma excelente ferramenta de oportunidades para que os profissionais médicos consigam atrair mais pacientes e para fidelizá-los por meio de estratégias de marketing bem feitas.

A pergunta que fica é: “Será que vale a pena investir no marketing médico ou o modelo de indicações já usado continua sendo o suficiente?”.

Conheça a resposta a estas perguntas e outras coisas mais, com a leitura deste artigo.

Benefícios do Marketing Médico

Para muitos profissionais, o bom e velho boca a boca parece funcionar muito bem. Além disso, os catálogos de convênio disponibilizam o contato dos médicos.

Mas é preciso olhar um pouco além do óbvio! O objetivo aqui não é só conseguir mais pacientes, e sim, ajudar mais pessoas. Isso acontece de duas formas.

Primeiro, produzir conteúdo relevante ajuda muitas pessoas a encontrar informações corretas sobre sua saúde.

Segundo, o marketing bem feito cria uma relação mais estreita com o público, ou seja, com seus pacientes. Assim, eles terão mais confiança no seu trabalho e reagirão melhor aos tratamentos e às soluções prescritas.

Estas práticas ajudam seu consultório a:

  • Conseguir mais pacientes;
  • Se posicionar como autoridade na sua área de especialidade;
  • Encontrar oportunidades profissionais ainda melhores.

Como Fazer Marketing Médico com Sucesso

Em toda estratégia de marketing é preciso seguir alguns passos básicos. No Marketing Médico não é diferente:

Defina seus Objetivos

Há vários objetivos diferentes que você pode estabelecer com sua equipe de marketing:

  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Conquistar mais pacientes;
  • Posicionar-se como autoridade em sua especialidade;
  • Educar a sociedade sobre a importância de certas práticas saudáveis ou os fatores de risco de alguma doença específica.

Não importa quais são seus objetivos, eles vão definir as ações no restante do planejamento.

Escolha suas Estratégias

Há muitas estratégias de marketing à disposição. Mas, tentar colocar todas em prática de uma vez pode ser confuso e ineficaz.

A melhor saída é entender o que envolve cada estratégia e escolher as que fazem mais sentido no seu caso.

Busque Parceiros Capacitados

Da mesma forma que você precisou de um bom tempo estudando medicina para cuidar dos pacientes, é importante buscar pessoas que se dedicaram para trabalhar com marketing.

Além disso, uma estratégia de marketing leva tempo, e você não poderia se dedicar a ela sem utilizar um período em que poderia estar tratando dos pacientes, por exemplo.

Por isso, escolha parceiros qualificados para desenvolver um plano de marketing que faça sentido para seu consultório.

Estratégias de Marketing Médico

O marketing –  principalmente o digital  – conta com uma enorme variedade de estratégias para dar retorno. Mas algumas são mais adequadas para o marketing médico:

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair pessoas hoje em dia, porque apresenta um alto retorno sobre investimento.

Através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta ótima para manter relacionamento com quem já demonstrou interesse no seu conteúdo.

Por meio de uma newsletter, você pode fidelizar o público e ajudá-lo de forma ainda mais personalizada, com informações segundo os interesses dele.

Site Pronto para Conversão

Um site bem projetado e pronto para conversão deve ser uma das suas prioridades ao investir no marketing médico. Por quê?

Você pode fazer uso do site para captar pacientes, desde que ele seja otimizado para este objetivo. Há muitas formas de otimizar um site para conversão, mas para um site médico, é importante ter alguns cuidados.

Converse com a nossa equipe sobre os elementos que podem ser utilizados para conversão em seu site médico.

Identidade Visual

Uma identidade visual clara e esteticamente agradável é importante para que o público reconheça facilmente que se trata do seu consultório.

Essa identidade precisa estar clara em todos os canais de comunicação que você utilizar, seja seu site e perfis nas redes sociais ou um cartão de visitas e receituário.

Redes Sociais

As redes sociais também fazem parte do leque de opções para trabalhar bem o seu marketing, mas é importante lembrar que algumas práticas normalmente usadas por empresas nas redes sociais não são permitidas no marketing médico.

Então veja como aproveitar o potencial dessas ferramentas sem violar nenhuma lei:

  • Facebook

Antes de mais nada, é importante que você evite criar um perfil pessoal para a sua prática médica. Em vez disso, é apropriado usar o recurso próprio para marcas e negócios chamado fanpage.

Esse tipo de página oferece muito mais recursos próprios para que você cultive uma relação próxima com seus pacientes, compartilhe conteúdo relevante e até escolha o tipo de público que deve receber suas postagens.

  • Twitter

O Twitter é uma rede social dinâmica, em que os usuários compartilham mensagens curtas, de até 140 caracteres, e é um dos principais veículos para transmitir novidades e notícias ao vivo.

Algumas maneiras de usar bem o Twitter incluem compartilhar links relevantes sobre saúde, enviar alertas das agências de saúde e destacar os benefícios de certas práticas de prevenção, por exemplo.

  • Instagram

O Instagram tem crescido tanto em alcance que fica impossível ignorar o seu uso também no marketing médico. Mas como ele pode ser usado?

Essa rede é mais voltada para fotos e vídeos curtos, e tem um tom leve e divertido. Então, é importante não adotar um tom sério demais ao usá-la.

Uma boa ideia é destacar fotos e vídeos que abordem curiosidades e atualizações sobre diferentes doenças e tratamentos.

  • LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com objetivo profissional, onde é possível se conectar com pacientes e também com colegas de profissão.

Use o LinkedIn para postar chamadas para artigos publicados em periódicos médicos, mostrar sua capacitação e seu histórico profissional.

  • Redes Específicas

Algumas redes sociais específicas, voltadas para a comunidade médica ou para promover e facilitar a relação entre médicos e pacientes, também são relevantes.

Algumas dessas redes incluem:

    • Ology: Rede exclusiva para médicos; tem vários recursos úteis e pode ajudar na busca por estratégias de marketing médico válidas;
    • iMeds: Exclusiva para profissionais com CRM em dia, professores e estudantes de medicina em instituições reconhecidas pelo MEC.
  • WhatsApp

É verdade que o WhatsApp não é bem uma rede social, mas é uma excelente ferramenta de comunicação que pode ser usada para oferecer atendimento personalizado aos pacientes.

Com a ajuda do aplicativo você pode tirar dúvidas simples, lembrar seus pacientes do dia da consulta ou de procedimentos, enviar resultados de exames, etc.

Erros a Evitar na sua Estratégia

A prática do marketing médico é regulada pelo Conselho Federal de Medicina e não pode simplesmente seguir o que outras indústrias fazem sem problemas. É fundamental saber fazer um marketing médico de forma ética para evitar que a divulgação se torne motivo de dor de cabeça:

Anunciar uma Especialidade que Você não Possui

Além de antiético, é absolutamente proibido pelo Conselho Federal de Medicina anunciar uma especialidade que você não possui.

Isso é proibido mesmo de forma indireta, por exemplo, dando a entender que trata de determinados órgãos ou atende pacientes com certas doenças.

Ter seu Nome Envolvido em Propaganda Enganosa

O conceito de propaganda enganosa é muito amplo. Tome cuidado com marcas e produtos que você associa o seu nome e a imagem do seu consultório.

Não importa se a iniciativa não foi sua, a responsabilidade é a mesma só por permitir ser mencionado em promoções assim.

Anunciar Aparelhagem como Forma de Mostrar Capacidade Superior

Mesmo que você tenha feito um grande investimento em aparelhos de alta qualidade e saiba que outras clínicas não possuem a mesma estrutura tão boa, divulgar essa aparelhagem como um diferencial não é permitido pelo CFM.

Uma forma de indicar que possui a estrutura necessária seria citar a importância desses equipamentos em diagnósticos e em tratamentos por meio de conteúdo relevante, como posts de blog abordando o assunto, por exemplo.

Exibir Fotos de Pacientes

Exibir fotos de pacientes, seja em selfies ou em comparativos do tipo “Antes e Depois”, é uma prática que vai contra o regulamento do CFM. E mesmo que tenha a permissão dos pacientes, ainda é proibido.

A ideia é que eles não devem ser expostos para promover um profissional.

Divulgar Publicamente Informações que Alarmem a Sociedade

Um médico poderia divulgar informações que causem grande alarme à sociedade, como a ameaça de uma epidemia, com o objetivo de ganhar credibilidade e respeito.

Mesmo que as informações sejam comprovadas cientificamente, o correto seria protocolar junto às autoridades competentes, em caráter de urgência, o motivo da preocupação.

Para uma lista completa das restrições e regras quanto ao marketing médico, veja o manual de publicidade médica.

Uma coisa é certa: o marketing médico bem feito é de grande relevância para uma prática bem-sucedida. A porta que a internet oferece para os negócios não poderia deixar a área de saúde de fora, e quem investir nisso provavelmente vai conquistar muitos pacientes.

Agora que você já sabe como fazer o marketing médico, conheça o trabalho da iT9 Marketing Digital e deixe-nos ajudar em suas estratégias.

Referência: Conselho Federal de Medicina (pdf)

Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias