Como Criar um Logotipo. Seu logotipo é uma representação visual de tudo o que sua empresa representa. Infelizmente, muitas empresas ainda economizam no desenvolvimento desta peça-chave de identidade.

Idealmente, o logotipo de sua empresa realça a primeira impressão crucial de clientes e de parceiros em potencial sobre seu negócio. Um bom logotipo pode criar lealdade entre sua empresa e seus clientes, estabelecer uma identidade de marca e fornecer a aparência profissional de uma empresa estabelecida.

Com um pouco de reflexão e criatividade, seu logotipo também pode expressar, de forma rápida e gráfica, muitos atributos positivos do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre como realizar esse processo.

Como Criar um Logotipo para Minha Empresa?

Tipos de Logotipos

Existem basicamente três tipos de logotipos:

  1. Baseados no nome da empresa. Os logotipos da IBM, da Microsoft e da Sony, por exemplo, usam tratamentos nas letras do nome da empresa que os torna distintos;
  2. Depois, há os que ilustram literalmente o que uma empresa faz. Por exemplo, quando uma empresa de pintura de casas usa a ilustração de um pincel em seu logotipo;
  3. E, finalmente, existem símbolos gráficos abstratos – como o logotipo da Nike – que se tornam vinculados à marca de uma empresa.

Começando

Antes de começar a esboçar um logotipo, primeiro articule a mensagem que deseja transmitir com ele. Tente rascunhar uma imagem e uma declaração de missão de uma frase para ajudar a concentrar seus esforços. Mantenha-se fiel a esta afirmação ao criar seu logotipo.

Mas, isso pode não ser suficiente para você começar. Aqui estão algumas considerações adicionais que o ajudarão a criar um logotipo de empresa apropriado:

  • Observe os logotipos de outras empresas em seu setor. Seus concorrentes usam imagens sólidas e conservadoras ou gráficos chamativos? Pense em como você deseja diferenciar seu logotipo dos de seus concorrentes;
  • Concentre-se na sua mensagem. Decida o que você deseja comunicar sobre sua empresa. O que a torna única em relação à concorrência? Qual é a natureza do seu público-alvo atual? Esses elementos devem desempenhar um papel importante no design ou no redesenho geral;
  • Torne-o limpo e funcional. Seu logotipo deve funcionar tão bem em um cartão de visita, em um site e também em um outdoor. Um bom logotipo deve ser escalável, fácil de reproduzir, memorável e distinto. Os ícones são melhores do que as fotografias, que podem ser indecifráveis ​​se aumentadas ou reduzidas significativamente. E certifique-se de criar um logotipo que possa ser reproduzido em preto e branco, fotocopiado ou usado em um anúncio em preto e branco com a mesma eficácia que em cores;
  • Não use clipart. Por mais tentador que seja, o clipart pode ser copiado com muita facilidade. A arte original não apenas fará uma declaração mais impressionante sobre sua empresa, mas também diferencia sua marca das demais;
  • Evite looks modernos. Se você estiver redesenhando seu logotipo antigo, corre o risco de confundir os clientes. Uma opção é fazer mudanças graduais no logotipo. Mas também não planeje fazer várias alterações nele. Em vez disso, escolha um logotipo que permanecerá atualizado por 10 a 20 anos, talvez mais. Essa é a marca de um bom design.

Cuidado com as Cores

Uma coisa com a qual você precisa ter cuidado ao explorar as opções de cores é o custo. Seu logotipo de cinco cores pode ser lindo, mas quando chegar a hora de produzi-lo em papel de carta, o preço não será tão atraente. Nem funcionará em mídias que permitem apenas uma ou duas cores. Tente não exceder três cores, a menos que você decida que é absolutamente necessário.

Seu logotipo pode aparecer em uma variedade de mídias. Lembre-se de que alguns desses aplicativos têm limitações de produção. Certifique-se de fazer um estudo de cores. Veja seu logotipo em versões de uma, duas e três cores.

Contrate um Designer

Embora o brainstorming de ideias seja um passo crucial na criação da imagem de sua empresa, tentar criar um logo sozinho é um erro. Pode parecer a melhor maneira de evitar os altos custos de contratar uma agência profissional. Mas não contrate alguém só por causa do preço baixo.

Lembre-se de que um bom logotipo deve durar pelo menos 10 anos. Se você olhar para a amortização desse custo em um período de 10 anos, não parece tão custoso.

Mesmo se você tiver um bom olho para as cores e uma noção de como deseja que seu logotipo fique, você ainda deve consultar uma agência que disponha de designers profissionais. Eles sabem se o design de um logotipo será transferido facilmente para impressão ou para uma placa, enquanto você pode criar um design bonito que não pode ser transferido ou custaria muito dinheiro para ser impresso.

Seu logotipo é a base de todos os seus materiais promocionais, portanto, esta é uma área em que gastar um pouco mais agora pode realmente compensar mais tarde.

Usando e Protegendo seu Logotipo

Depois de produzir um logotipo que incorpora a missão da sua empresa em um piscar de olhos, certifique-se de registrá-lo para protegê-lo do uso por outras empresas.

Então, uma vez protegido, use-o em qualquer lugar que puder – cartões de visita, papel timbrado, anúncios, seu site e qualquer outro local onde você menciona o nome da sua empresa. Isso ajudará a construir sua imagem, a aumentar a visibilidade do seu estabelecimento e, idealmente, a gerar mais negócios.

Lembre-se de manter seus clientes e a natureza de seu negócio em mente quando você realizar todos estes processos. Com o tempo, você terá sucesso na construção de patrimônio de sua marca e ela se tornará um símbolo positivo e reconhecível de seu produto ou serviço.

Referência: HubSpot

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