Como Criar um Logotipo para Minha Empresa?
Autor: Danillo Leite
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Como Criar um Logotipo. Seu logotipo é uma representação visual de tudo o que sua empresa representa. Idealmente, o logotipo de sua empresa realça a primeira impressão de clientes e de parceiros em potencial sobre seu negócio.
Um bom logotipo pode criar lealdade entre sua empresa e seus clientes, estabelecer uma identidade de marca e fornecer a aparência profissional de uma empresa estabelecida, tornando-se assim a peça-chave para a identidade da sua marca.
Com um pouco de reflexão e criatividade, seu logotipo também pode expressar, de forma rápida e gráfica, muitos atributos positivos do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o processo de criação de logotipos.
Organização de Tópicos
Tipos de Logotipos
Existem basicamente quatro tipos de logotipos:
- Logotipos nominativos: como os da IBM, da Microsoft e da Sony, que usam tratamentos nas letras do nome da empresa, o que os torna distintos;
- Logotipos figurativos: são os que ilustram literalmente o que uma empresa faz. Por exemplo, quando uma empresa de pintura de casas usa a ilustração de um pincel em seu logotipo;
- Logotipos abstratos: possuem símbolos gráficos abstratos – como o logotipo da Nike – que se tornam vinculados à marca de uma empresa.
- Logotipos mistos: esse tipo incorpora imagens e letras em seu design, fazendo assim um logotipo mais versátil e compreensível.
Desenvolvimento
Antes de começar a esboçar um logotipo, primeiro articule a mensagem que deseja transmitir com ele. Tente rascunhar uma imagem e uma declaração de missão de uma frase para ajudar a concentrar seus esforços. Mantenha-se fiel a esta afirmação ao criar seu logotipo.
Mas, isso pode não ser suficiente para você começar. Aqui estão algumas considerações que o ajudarão a criar um logotipo de empresa apropriado:
Observe os Logotipos de Outras Empresas em seu Setor
Seus concorrentes usam imagens sólidas e conservadoras ou gráficos chamativos? Por mais que sejam “rivais”, a concorrência ainda assim pode ser uma fonte de inspiração, já que possuem o mesmo público-alvo.
Tente sempre buscar a diferença que pode destacar o seu logotipo e colocar sua empresa acima das outras empresas e marcas, apesar de transmitir a mesma mensagem.
Concentre-se na sua Mensagem
Decida o que você deseja comunicar sobre sua empresa. O que a torna única em relação à concorrência? Qual é a natureza do seu público-alvo atual? Esses elementos devem desempenhar um papel importante no design ou no redesenho geral.
Quando decidir a sua mensagem principal, será mais fácil transmiti-la para as pessoas, tornando seu logotipo mais coerente com sua marca.
Torne-o Limpo e Funcional
Seu logotipo deve funcionar bem em um cartão de visita, em um site e também em um outdoor. Um bom logotipo deve ser escalável, fácil de reproduzir, memorável e distinto.
Os ícones são melhores do que as fotografias, que podem ser indecifráveis se aumentadas ou reduzidas significativamente. E certifique-se de criar um logotipo que possa ser reproduzido em preto e branco, fotocopiado ou usado em um anúncio em preto e branco com a mesma eficácia que em cores;
Não Use Clipart
Por mais tentador que seja, o clipart pode ser copiado com muita facilidade. A arte original não apenas fará uma declaração mais impressionante sobre sua empresa, mas também diferencia sua marca das demais.
Evite Looks Modernos
Se você estiver redesenhando seu logotipo antigo, corre o risco de confundir os clientes. Uma opção é fazer mudanças graduais no logotipo. Mas também não planeje fazer várias alterações nele. Em vez disso, escolha um logotipo que permanecerá atualizado por 10 a 20 anos, talvez mais. Essa é a marca de um bom design.
Hoje em dia, muitas pessoas veem o antigo como um clássico, por isso é bom sempre manter a originalidade ao invés de adaptar tudo para o modernismo.
Criação
Esboço
O esboço é a base do seu logotipo, ele será o projeto inicial e também a peça-chave para fazer as alterações corretas. A criação do esboço deve ser feita após analisar as considerações citadas no artigo, assim o logotipo ficará mais coerente com a empresa e com seu público principal.
Para começar, é necessário definir alguns elementos que incrementarão o resultado final do logotipo:
Escolha de Fontes
As fontes são essenciais na criação de um logotipo porque influenciam diretamente como o público percebe a marca, cada tipo de fonte traz uma expressão diferente. Além disso, a legibilidade é fundamental para que o logotipo seja facilmente lido em qualquer tamanho ou mídia. E fontes muito detalhadas podem dificultar essa leitura.
A escolha de uma fonte memorável ajuda a tornar o logotipo mais fácil de reconhecer, reforçando a identidade da marca. Para garantir consistência, a fonte deve funcionar bem em diferentes contextos, desde a impressão até o digital.
Tipos de Fontes
Escolher o tipo da fonte que será usada no seu logotipo é muito importante e essencial para seu desenvolvimento, confira:
- Fontes serifadas: clássicas e elegantes;
- Fontes sans-serif: modernas e limpas;
- Fontes slab serif: fortes e robustas;
- Fontes script: sofisticadas e fluídas;
- Fontes de exibição: impactantes e decorativas.
Cuidado com as Cores
Uma coisa com a qual você precisa ter cuidado ao explorar as opções de cores é o custo. Seu logotipo de cinco cores pode ser lindo, mas quando chegar a hora de produzi-lo em papel de carta, o preço não será tão atraente. Nem funcionará em mídias que permitem apenas uma ou duas cores. Tente não exceder três cores, a menos que você decida que é absolutamente necessário.
Seu logotipo pode aparecer em uma variedade de mídias. Lembre-se de que alguns desses aplicativos têm limitações de produção. Certifique-se de fazer um estudo de cores. Veja seu logotipo em versões de uma, duas e três cores.
Quais Cores Usar?
As cores são elementos que influenciam o funcionamento do cérebro humano e mudam suas perspectivas sobre o que está sendo visto, é comum sempre ligarmos uma cor a uma coisa específica, como branco sendo ligado a paz.
Saber o que as cores passam para o público é muito importante, veja algumas delas e as impressões que podem passar:
- Vermelho: energia, amor, paixão, calor, romance;
- Laranja: prosperidade, jovialidade, energia, entusiasmo;
- Amarelo: alegre, jovem, felicidade, amigável, positividade;
- Verde: natureza, saúde, harmonia, tranquilidade;
- Azul: lealdade, sabedoria, respeito, sofisticação;
- Roxo: espiritualidade, qualidade, veracidade;
- Preto: força, poder, moderno, inteligência, luxo;
- Branco: paz, limpeza, inocência, clareza, calma.
Contrate um Designer
Embora o brainstorming de ideias seja um passo crucial na criação da imagem de sua empresa, tentar criar um logo sozinho é um erro. Pode parecer a melhor maneira de evitar os altos custos de contratar uma agência profissional. Mas não contrate alguém só por causa do preço baixo.
Lembre-se de que um bom logotipo deve durar pelo menos 10 anos. Se você olhar para a amortização desse custo em um período de 10 anos, não parece tão custoso.
Mesmo se você tiver um bom olho para as cores e uma noção de como deseja que seu logotipo fique, você ainda deve consultar uma agência que disponha de designers profissionais. Eles sabem se o design de um logotipo será transferido facilmente para impressão ou para uma placa, enquanto você pode criar um design bonito que não pode ser transferido ou custaria muito dinheiro para ser impresso.
Seu logotipo é a base de todos os seus materiais promocionais, portanto, esta é uma área em que gastar um pouco mais agora pode realmente compensar mais tarde.
Usando e Protegendo seu Logotipo
Depois de produzir um logotipo que incorpora a missão da sua empresa, certifique-se de registrá-lo para protegê-lo do uso por outras empresas.
Então, uma vez protegido, use-o em qualquer lugar que puder – cartões de visita, papel timbrado, anúncios, seu site e qualquer outro local onde você menciona o nome da sua empresa. Isso ajudará a construir sua imagem, a aumentar a visibilidade do seu estabelecimento e, idealmente, a gerar mais negócios.
Lembre-se de manter seus clientes e a natureza de seu negócio em mente quando você realizar todos estes processos. Com o tempo, você terá sucesso na construção de patrimônio de sua marca e ela se tornará um símbolo positivo e reconhecível de seu produto ou serviço.
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Artigo Publicado em: 2 de nov de 2020 e Atualizado em: 9 de dez de 2024