O que Significa Legibilidade? Por que é Tão Importante para o Marketing Digital?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Legibilidade. Ao elaborar um texto, é fundamental levar em consideração diversos fatores para que o seu blog tenha um bom desempenho, como priorizar um conteúdo atrativo e relevante para os leitores que estão em busca de uma resposta direta e específica sobre um assunto.

E para isso, precisamos investir em fatores que também auxiliam no ranqueamento do Google, tal como é o caso da legibilidade. E para saber do que se trata e como esse impacto ocorre, continue a leitura deste artigo.

Conceito de Legibilidade

No Marketing Digital, a legibilidade se trata de um fator relacionado ao nível de facilidade de uma leitura, ou seja, está ligada à tipografia, linguagem, ao estilo, espaçamento entre linhas, preenchimento e às margens utilizados para que o texto pareça organizado, bonito e limpo.

E além de prezar pelo fácil entendimento do conteúdo, é fundamental que o público consiga acessar um site por meio de diferentes tipos de tela, logo, a questão de ele ser responsivo ou não também é associada à legibilidade.

Características da Legibilidade

Perfil do Público

Primeiramente, é importante conhecer o público para saber quais são as suas necessidades e conseguir elaborar um conteúdo com base nessa análise. Em seguida, deve padronizar pela linguagem formal ou informal.

Parágrafos

Outro ponto a ser observado é o tamanho dos parágrafos: o aconselhável é que não ultrapasse 20 palavras para que a leitura não seja cansativa e nem assuste o leitor, questão que também é valorizada pelo Google.

Frases

Além de ser importante para o Google e ajudar na leitura, a priorização de frases curtas também é um fator que auxilia no entendimento do leitor. Por isso, é indicado investir em sentenças simples e diretas para que a ideia seja compreendida facilmente tanto pelo leitor quanto pelos mecanismos do Google.

Subtítulos

Parágrafos separados por subtítulos ou heading tags, como são conhecidos, também se trata de uma característica da legibilidade, mas é preciso que sejam devidamente criados para passar a imagem de organização e ajudar na identificação de determinado assunto – logo, podem ser divididos a cada 300 palavras por H2 e H3, por exemplo.

Palavras-Chave

Outro ponto fundamental é o uso de palavras-chave, que indica qual assunto está sendo abordado no texto, por isso, devem ser utilizadas de forma a influenciar positivamente no ranqueamento do Google, mas sem interferir nas demais características como o tamanho do texto, que está relacionado aos parágrafos e às frases.

Palavras de Transição

E outra forma de proporcionar uma melhora na leitura e que igualmente impacta o SEO é o uso de palavras de transição ao longo do texto para conectar frases, expressões ou parágrafos.

Importância para o Marketing Digital

Diante do que foi exposto, a legibilidade tem influência direta na permanência ou no abandono da leitura de um conteúdo, porque se o texto não apresenta características como as listadas, o público não tem interesse e nem tempo para ler algo que demande um esforço maior de sua parte, como dar um zoom na página para aumentar o tamanho da letra, por exemplo.

E para auxiliar nesse objetivo de proporcionar legibilidade, existe o plugin Yoast SEO, que inclusive é utilizado pela iT9 Marketing Digital, que informa os pontos fortes e fracos em relação ao SEO do conteúdo a ser público na sua página. Portanto, conte com a nossa equipe para ajudar nessa tarefa de tornar a leitura mais agradável para seu público e conquistá-lo cada vez mais.

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