Pesquisa de Palavras-Chave – Porque e Como Fazer
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Pesquisa de Palavras-Chave. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ahrefs, 92,42% das palavras-chave obtêm dez pesquisas mensais ou menos. O que isso significa? Se você escrever um artigo de blog sem uma pesquisa adequada com antecedência, é provável que seu conteúdo não gere nenhum tráfego de visitantes orgânicos.
Há muitas maneiras de ganhar destaque nos mecanismos de pesquisa. Neste artigo, veja como a Pesquisa de Palavras-Chave é uma delas.
Organização de Tópicos
O que é Pesquisa de Palavras-Chave
A pesquisa de palavras-chave é um método usado por agências de SEO em todo o mundo para identificar no que seu público está interessado. Realizamos essa etapa para descobrirmos quais frases ou palavras são populares com o público-alvo para termos uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.
Porque é Importante
Ao pesquisar on-line, a maioria das pessoas não digita consultas longas ou detalhadas. Em vez disso, a maioria das pessoas simplesmente digita certas palavras-chave relacionadas às suas perguntas para obter mais resultados e opções de escolha.
Realizando uma pesquisa de palavras-chave, podemos obter mais visibilidade para uma página no site usando palavras ou frases comuns e relevantes para o público.
O propósito da pesquisa de palavras-chave é obter classificações mais altas em mecanismos de pesquisa como o Google, aumentar o tráfego orgânico e chamar a atenção de seus visitantes, que podem se tornar clientes de longo prazo para sua empresa.
Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave
Então, por onde você começa? Aqui estão algumas dicas:
Use Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave
Existem muitas ferramentas disponíveis on-line para ver as estatísticas de seus concorrentes. Use isso a seu favor, pois muitas ferramentas mostram quais palavras-chave seus concorrentes estão almejando para obter mais visitantes e futuros clientes.
Uma das ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave mais populares é o Google Keyword Planner. Essa ferramenta mostra o volume de pesquisa mensal, palavras-chave de cauda longa relevantes e tendências de pesquisa.
Ferramentas populares e mais avançadas, como SEMrush, Ahrefs e Ubersuggest, fornecem uma lista mais extensa de possíveis palavras-chave de cauda longa e fornecem uma visão estatística abrangente da indústria e das palavras-chave que você está buscando.
Selecione as Palavras-Chave ‘Certas’
Use ferramentas de palavras-chave para encontrar palavras-chave populares com alto volume de pesquisa e baixa dificuldade de ranqueamento. Isso pode ajudá-lo a restringir suas opções em termos de palavras-chave muito gerais ou específicas.
Se as palavras-chave forem muito genéricas, como “computador”, será muito difícil para o seu conteúdo ser classificado de forma realista para elas, pois você terá que competir com sites que possuem grande autoridade on-line. Além do mais, o tráfego gerado por essas palavras-chave gerais pode não ser o tipo de visitante que você deseja atrair.
Se as palavras-chave forem muito específicas, será mais fácil para você se classificar no topo dos mecanismos de pesquisa, mas elas também terão um volume de pesquisa tão baixo que provavelmente não valerá a pena gastar tempo em seu conteúdo.
Selecionar as palavras-chave ou frases certas pode ajudá-lo a dominar, estabilizar e aumentar o tráfego orgânico de visitantes que procuram os tópicos, produtos ou serviços que estão no seu site.
Priorizando suas Palavras-Chave
Se você fez uma lista de frases e palavras-chave que deseja usar, agora é hora de organizá-las em uma ordem de prioridade.
Priorize sua lista de palavras-chave com as seguintes ideias em mente:
- Relevância;
- Alto volume de pesquisas;
- Baixa dificuldade de ranqueamento.
Priorize-as e utilize-as em conteúdo de alta qualidade que valha a pena gastar tempo lendo.
Compare com Seus Concorrentes
Há algum concorrente ou líder do setor que você gostaria de superar? Digite a URL do site desse concorrente no Planejador de palavras-chave do Google e veja quais palavras-chave ele está utilizando.
Dependendo da competitividade das palavras-chave, você precisará tomar uma decisão se deseja criar conteúdo para as mesmas palavras-chave ou para uma palavra-chave totalmente diferente para ficar fora da competição. Use as informações de seus concorrentes a seu favor.
Conclusão
Houve um tempo em que você podia escrever um post em um blog e ele seria classificado no topo dos mecanismos de pesquisa e começaria a gerar uma tonelada de tráfego orgânico e gratuito. Esse tempo já passou.
No entanto, com o advento das modernas ferramentas de pesquisa, a internet está se tornando um lugar de oportunidade para quem sabe como usar as ferramentas de forma adequada. Passe algum tempo interagindo com as ferramentas e obtendo insights, e logo você receberá mais e-mails e ligações.