É possível que você tenha cogitado começar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, mas sua empresa ainda não tem uma estrutura digital que permita isso. Um dos passos mais importantes da execução de um planejamento de produção de conteúdo é a criação de uma plataforma que hospede todo o conteúdo que será gerado futuramente. Como na maioria dos casos essa plataforma é um blog, preparamos esse post para tirar suas dúvidas sobre as principais escolhas que aparecerão no seu caminho. Pronto para começar?

Qual plataforma devo usar?

Se você é um visitante frequente de blogs, certamente pensou no WordPress ou no Blogger como suas escolhas óbvias, já que ambas são as plataformas mais utilizadas para criação de blogs. Mas, qual delas escolher? Mesmo que o Blogger seja gratuito e tenha um processo de instalação bastante fácil e simples, o blog de sua empresa será hospedado no domínio do próprio Blogger. Isso significa que há aspectos sobre os quais você não terá nenhum controle. Outro problema dessa plataforma é a sua péssima reputação em relação ao SEO, ou seja, o Blogger pode tornar ainda mais difícil que seu blog apareça nas primeiras páginas dos sites de busca, como o Google.

Já no WordPress você pode criar um blog com um domínio de sua própria empresa. A plataforma é considerada um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis e você poderá criar uma página com aparência bastante profissional, além de poder escolher entre uma variedade de temas personalizados, gratuitos ou pagos. Também há milhares de plugins disponíveis que você pode instalar para personalizar ou blog e adaptá-lo às necessidades específicas do seu negócio. Plugins são algumas das vantagens em ter o seu blog corporativo em wordpress.

Escolho um template grátis ou um pago?

Um tema, ou template, é a roupa que seu blog vai vestir e, por isso, precisa ser a cara do seu negócio. Sem dúvida, o orçamento destinado para a área de marketing desempenha um papel importante nessa escolha, mas é preciso deixar claro que temas gratuitos têm pouco ou nenhum apoio da comunidade de desenvolvedores WordPress e, por isso, quando o próximo lançamento estiver disponível, seu blog pode não ser compatível. Resultado? Sua empresa vai ficar na mão. Além disso, pode ser muito difícil obter qualquer tipo de ajuda do criador do tema. E pior: provavelmente você não vai conseguir contatá-los.

Onde posso comprar temas para o meu blog?

A loja de templates mais conhecida e recomendada para WordPress é o StudioPress Gênesis. O suporte é muito elogiado e os projetos são profissionais e focados em design responsivo. Outros exemplos de lojas que fornecem temas são ThemeForest, ElegantThemes, e Themify, onde o preço geralmente é indicativo da qualidade do tema. Caso precise comprar um theme e não tenha cartão internacional converse conosco da IT9.

O que procurar em um template?

A palavra é responsividade. Mesmo que existam plugins que você possa instalar para tornar o seu blog mais acessível, é muito melhor escolher um tema desenvolvido para caber em todos os tamanhos de tela. Isso significa que ao escolher um tema é importante verificar antes se ele tem um design responsivo que irá otimizar e ajustar o formato do seu blog para todos os dispositivos móveis automaticamente. Como saber se o template é responsivo? A maioria das descrições dos temas indica se ele é ou não mobile-friendly.

A dica mais importante é escolher um tema que se encaixe perfeitamente nas características que são mais importantes para a sua empresa. Para isso, faça uma lista dos requisitos que são essenciais para a organização antes de procurar pelos diferentes templates existentes. Dessa forma, sua empresa provavelmente não gastará tempo ajustando códigos ou o layout do blog posteriormente.

Como sua empresa escolheu a plataforma e o template ideal para seu blog? Conte para nós nos comentários!