Os Primeiros Passos para a Criação de um Blog Corporativo
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Criação de um Blog Corporativo. Quando você cria uma conversa com seu público (visitantes, leitores e clientes potenciais), está estabelecendo sua credibilidade. Você constrói sua rede e aumenta a visibilidade de seus produtos e serviços de forma casual.
O Blog Corporativo é uma ferramenta essencial na caixa de ferramentas de marketing digital. Combinado com um site, um e-zine, um gerenciamento de banco de dados e um sistema de comércio eletrônico, você terá tudo o que precisa para desenvolver e administrar seu negócio globalmente e online.
Neste artigo, conheça o passo a passo para desenvolver seu Blog Corporativo.
Organização de Tópicos
Reflexões Antes da Criação de um Blog Corporativo
Antes de começar a configurar seu blog, há algumas reflexões que você precisa fazer para garantir bons resultados:
- Qual é o propósito dele? Como o objetivo do blog se relaciona com o seu objetivo comercial?
- Quais são os objetivos de negócios ou resultados que você deseja com seu blog de negócios? Algumas pessoas usam como gerador de leads para construir seu banco de dados. Alguns buscam construir uma plataforma de visibilidade, enquanto outros usam o blog para desenvolver conteúdo para outros fins, como livros, artigos e programas. O que você quer do seu blog?
- Quem é o seu leitor ideal? Para quem você está escrevendo? Para a maioria das empresas, o leitor ideal é semelhante ao seu cliente ideal. É importante conhecer seu público para que você possa atender às suas necessidades e abordar suas preocupações, desafios e o que eles procuram para melhorar suas vidas.
- O que você deseja que seus leitores façam quando lerem seu blog? Isso está relacionado às metas que você definiu para ele. Se o seu blog é um gerador de leads, você deve seguir etapas muito claras para orientar o leitor a se inscrever para obter as atualizações do blog e/ou o conteúdo gerador de leads.
- Quanto tempo você tem para se dedicar ao seu blog a cada semana? Se você não pode se comprometer a escrever muito conteúdo valioso, então está prestando um péssimo serviço para você e aos seus leitores. Seja honesto. Os blogs mais eficazes e bem-sucedidos são aqueles com conteúdo novo e atualizado, postado pelo menos uma vez por semana. É razoável para você administrar? Você terá uma equipe de blogueiros? Vai contratar uma agência para produzir o conteúdo? Lembre-se de que existem muitas maneiras de criar conteúdo. Não precisa ser só você o tempo todo.
- Qual é a mensagem principal do seu blog? Isso se relaciona ao nicho em que seu negócio está focado. O que você quer que seus leitores aprendam? Por que alguém deveria ler seu blog e, mais importante, por que deveria se inscrever e segui-lo?
Etapas para Começar seu Blog Corporativo
Crie um Calendário Editorial
Um elemento-chave de um bom blog é ter uma lista de 07 a 10 categorias ricas em palavras-chave. Depois de determinar as categorias (ou subtópicos) de seu blog, você pode planejar seu calendário de conteúdo e preencher sua agenda.
Conheça a Concorrência
Quem já está blogando no seu nicho? Sobre o que eles estão escrevendo? Se os blogs em seu nicho são escassos, esta pode ser uma grande oportunidade de dominar os mecanismos de pesquisa com seu próprio conteúdo. Encontrar ótimos blogs vai levar um pouco de tempo e pesquisa.
Construa seu Blog
Agora que a pesquisa foi feita, você conhece sua mensagem e tem o conteúdo pronto, é hora de começar a trabalhar e a construir o blog.
Duas coisas para pensar:
- Você é do tipo “faça você mesmo” ou alguém construirá o blog para você?
- Você é um técnico ou não? Existem muitas plataformas de blog, cada uma com prós e contras. Se você não está confortável com os aspectos teóricos da tecnologia, contratar uma agência de Marketing Digital pode ser uma opção melhor para você.
Produzindo e Publicando Conteúdo
Embora já existam há muitos anos, os blogs surgiram como uma ferramenta de marketing por volta de 2003, quando os profissionais da área descobriram plataformas de blog fáceis de usar, como Blogger e WordPress.
No entanto, mais de 50% dos blogs são abandonados nos primeiros 90 dias. Embora isso não seja realmente importante se você estiver escrevendo um diário pessoal, por exemplo, é muito importante que você comece um blog para o seu negócio e continue postando de forma consistente e com propósito.
Quando um cliente em potencial acessa um blog que não é atualizado há meses, é como entrar em uma loja vazia, com janelas quebradas e poeira entrando. Não é bonito e não parece bom para sua reputação comercial e sua marca.
Não deixe isso acontecer com você. Comece certo, comece de forma inteligente e siga algumas orientações sugeridas na Criação de um Blog Corporativo.
Como você pode ver, quanto mais preparação e reflexão você colocar em seu blog antes de começar, mais sucesso ele terá. Assim que o trabalho de preparação estiver concluído e o blog for construído, você terá uma ferramenta de marketing poderosa para criar uma presença altamente visível na web e para atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Referência: Hubspot
Artigo Publicado em: 29 de out de 2015 e Atualizado em 01 de fev de 2021