Fundamentos do SEO para Destacar Sua Empresa Online

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O SEO é uma estratégia bastante abrangente, essencial para melhorar a visibilidade de sites nos mecanismos de busca. No entanto, devido à sua complexidade, muitos desconhecem os Fundamentos do SEO e como aplicá-los de forma eficaz para garantir os melhores resultados.

Neste artigo, saiba mais sobre os fundamentos do SEO e como utilizá-los para otimizar sua presença online. Continue lendo e saiba mais.

O que é SEO?

SEO (otimização para mecanismos de busca, do inglês, search engine optimization), tem como função atrair mais tráfego para sites, por meio de um conjunto de estratégias de otimização do conteúdo, que favorecem alcançar boas posições nos mecanismos de buscas.

Dizemos que SEO é uma forma de obter tráfego orgânico, ou seja, tráfego gratuito, já que não envolve utilizar estratégias de tráfego pago (como investir em anúncios e link patrocinados).

Fundamentos de SEO

O SEO pode ser classificado em diferentes tipos de abordagens e conhecimentos. São eles:

SEO On-Page

O SEO On-page consiste em aprimorar suas páginas e seu conteúdo, englobando:

URLs

URL (Localizador Uniforme de Recursos, do inglês, Uniform Resource Locator) é o endereço utilizado para entrar em um site na internet ou em uma intranet.

Ter um bom endereço de site faz parte das técnicas do SEO On-Page, entenda algumas dicas e boas práticas sobre URL:

  • Evite termos irrelevantes como: as, e, os, de, para, com, sem, pois elas tornam as URLs confusas e mais longas, não auxiliando na leitura.
  • Use a palavra-chave principal do conteúdo: os mecanismos de busca podem identificar o assunto mais facilmente, assim como os usuários.
  • Use hífens para separar palavras: o Google recomenda o uso de hífens para separar as palavras já que as URLs não possuem espaços.

Palavras-chave

As palavras-chave são ferramentas que ajudam as pessoas a encontrar o que procuram online. E quando os sites as utilizam corretamente e aplicam boas práticas de SEO, essas palavras-chave podem otimizar as páginas e direcionar os usuários de forma ainda mais eficaz aos resultados desejados.

Veja a seguir como usar palavras-chave e aplicá-las de maneira estratégica para melhorar seus resultados nos mecanismos de busca:

  • Evite o uso de palavras-chave em excesso: o uso exagerado pode ser visto pelo Google como forma de spam e isso prejudica sua pontuação SEO.
  • Faça uma pesquisa de palavras-chave: utilizando uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, descubra quais termos as pessoas mais buscam em sua área de atuação antes de começar a escrever um artigo para o blog.
  • Utilize palavras-chave de maneira estratégica: inserir as palavras-chave principais do conteúdo no título, subtítulos e nos primeiro parágrafos, irá informar os leitores e ao Google sobre qual é o assunto da página.

Qualidade do Conteúdo

Cuidar da qualidade do conteúdo em suas páginas é um fator que está incluso na prática de SEO. Não basta apenas publicar um texto em seu site, é preciso conhecer e utilizar as boas práticas de otimização em seu conteúdo. Aqui estão algumas delas:

Busque fontes confiáveis: antes de escrever, faça uma pesquisa sobre o conteúdo a ser tratado no texto e utilize como fontes os sites de universidades, organizações não governamentais e revistas conceituadas, pois elas são mais confiáveis.

Seja objetivo: foque na experiência do leitor ao desenvolver o texto, garantindo que o conteúdo seja fácil de entender. Use parágrafos curtos, inclua imagens e revise o texto cuidadosamente.

SEO Off-Page

SEO Off-Page abrange as estratégias realizadas fora do seu site para aprimorar a posição das suas páginas nos motores de busca.

Essas práticas demonstram aos buscadores que o seu conteúdo é relevante e merece ser destacado, sendo elas:

Marketing em Mídias Sociais

Quando sua marca está presente nas redes sociais, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa reconhecem sua autoridade e relevância. Para isso, algumas práticas são necessárias:

Seja ativo: postar regularmente, interagindo nas redes sociais com compartilhamento de atualizações ou respondendo comentários, para ter um bom reconhecimento nessas plataformas.

Seja ativo em várias plataformas: especialmente naquelas plataformas em que seu público alvo está presente. Assim, você poderá alcançar pessoas mais propensas a se tornarem seguidores e clientes.

Link Building

Link building é a prática de obter links de outros sites para o seu site (também conhecidos como links externos). No contexto de SEO, esses links são conhecidos como backlinks.

Obter backlinks de domínios de alta qualidade pode aumentar a credibilidade do seu site e ajudá-lo a alcançar uma posição mais destacada nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Aqui estão algumas dicas:

Priorize qualidade ao invés de quantidade: usar backlinks de sites não confiáveis não trará benefícios ao seu site. É ideal obter backlinks de sites de alta qualidade e confiáveis, que envolvam seu nicho.

Não compre backlinks: o Google vê essa prática como “esquemas de link” e a considera spam, então, desconsidere comprar backlinks pois pode prejudicar seu site e seu desempenho.

SEO Técnico

Envolve realizar otimizações na estrutura interna de um site. Seu objetivo é tornar as páginas mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis. Confira algumas técnicas desse SEO:

Arquitetura da página

É a forma como o site é desenvolvido. Aqui estão algumas dicas:

  • Construa um site simples: Criar uma estrutura limpa para seu site irá facilitar a navegação do usuário.
  • Crie categorias e subcategorias: irá ajudar na organização do site, deixando assuntos diferentes separados e assuntos semelhantes juntos. As categorias ajudam a estruturar o conteúdo de forma lógica e fácil para os usuários e os motores de busca.

Velocidade do site

O Google prioriza a velocidade de um site, já que isso ajuda na experiência do usuário. Para obter informações sobre a velocidade do seu site e como isso é importante, você pode utilizar as seguintes ferramentas:

  • Core Web Vitals: é um subconjunto de métricas utilizado pelo Google para saber a experiência do usuário no site. Consultando o Relatório do Core Web Vitals no Search Console, você pode verificar o desempenho das suas páginas e o que fazer para otimizar.
  • Ferramenta PageSpeed Insights do Google: é uma ferramenta em que você pode saber a velocidade do seu site, assim como sugestões de melhoria.

Rastreabilidade

A rastreabilidade diz respeito à facilidade com que o Google pode acessar e explorar as páginas do seu site. Para garantir que isso aconteça, priorize:

Garantir que suas páginas estejam indexadas: suas páginas devem ser indexadas para que não fiquem ocultas para o Google. Ter um sitemap e enviar para os mecanismos de pesquisa é fundamental.

Remova conteúdos duplicados ou de baixa qualidade: É possível que o conteúdo duplicado confunda os rastreadores dos mecanismos de busca.

Use redirecionamento quando realizar alterações nas URLs: eles podem redirecionar os usuários de uma página do seu site para outra mais nova e atualizada.

Importância de Conhecer e Praticar os Fundamentos de SEO

Conhecer as práticas de SEO é muito importante para aqueles que possuem um site e desejam melhorar sua presença online e obter boas posições nos resultados dos mecanismos de buscas.

Conhecer os fundamentos de SEO traz inúmeros benefícios para sua marca, por exemplo:

  • Coloca você à frente da concorrência;
  • Aumenta o engajamento nas redes sociais;
  • Aprimora a estrutura,, estabilidade e velocidade do site;
  • É uma estratégia de marketing que traz resultados a longo prazo;
  • Garante melhores posições no Google;
  • Melhora a experiência dos visitantes;
  • Contribui para a construção de credibilidade do site;
  • Distribui conteúdo de qualidade;
  • Melhora sua taxa de conversão.

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