O que Significa Link Building? Qual Sua Importância para o SEO?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Link Building. Os links para o seu site têm sido a espinha dorsal da otimização para os mecanismos de pesquisa há muito tempo.

Desde que o cofundador do Google, Larry Page, inventou o PageRank no final dos anos 90, os links e as estratégias de construção de links têm sido a principal maneira pela qual o Google determina seus rankings. Mais de vinte anos depois, links de alta qualidade para o seu site ainda são críticos em qualquer campanha de SEO.

Compreender e implementar campanhas de criação de links de alta qualidade é essencial se você vai competir on-line e isso não vai mudar tão cedo. Continue a leitura e aprenda a realizar essa tarefa.

Definição de Link Building

Link Building é o processo de adquirir hiperlinks de outros sites para o seu. Para os motores de busca, os links são como votos positivos para o seu site. Quanto mais votos positivos, melhor o desempenho do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Os mecanismos de pesquisa usam hiperlinks para rastrear entre as páginas individuais do seu site e entre vários sites. Eles rastreiam o número de links para o seu site e fornecem uma pontuação chamada PageRank, que influencia a saúde do seu SEO.

História do Link Building

Quando Larry Page desenvolveu o algoritmo PageRank do Google, cada hiperlink para seu site era como um voto de confiança para aquela página. Na época, isso era algo inovador!

Isso significava que o Google poderia analisar mais do que apenas o conteúdo do seu site para determinar qual site deveria ser classificado em seu índice de pesquisa.

A premissa era que os sites naturalmente recomendam recursos de alta qualidade para seus leitores. Por exemplo, um site com conteúdo sobre otimização de mecanismos de pesquisa vincularia ferramentas e recursos úteis de SEO. A teoria era que, quando alguém cria um link para outro site, está efetivamente dizendo que é um bom recurso.

Cada página e palavra-chave em seu site eram como participantes de um concurso de popularidade, competindo pelo reconhecimento do Google. Normalmente, os primeiros lugares no índice do Google iam para sites que coletaram mais links para seu conteúdo de sites relevantes.

Links Bons e Links Ruins

No entanto, o algoritmo do Google foi se tornando cada vez mais inteligente, identificando que alguns profissionais estavam tentando fazer a engenharia reversa de seu algoritmo para fazendas de links direcionados aos seus sites. E criou um sistema onde apenas links de qualidade contam:

  • Backlinks de sites relevantes e respeitados teriam um impacto positivo no seu ranking;
  • Backlinks de fazendas de links ou fontes não relevantes teriam um efeito negativo.

Como Obter Backlinks de Qualidade

Uma boa campanha de construção de links trabalha ativamente para aumentar não somente a quantidade de links para seu site, mas a relevância de seu conteúdo para gerar naturalmente esses backlinks.

Essas campanhas sempre contarão com a criação e promoção de ativos de alta qualidade destinados a angariar links por seus próprios méritos.

Embora você possa achar relativamente fácil direcionar os visitantes ao seu site, é preciso gerar um alto nível de engajamento para que eles criem um link para seu conteúdo. Criar um link para um site requer confiança. Portanto, vale o esforço para estabelecer relacionamentos e conexões com o seu público.

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