Indexação do Google – Como o Google Rastreia e Indexa as Páginas?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

A indexação de sites pode parecer uma tarefa passiva: produzir conteúdo, publicar no site, otimizar para os mecanismos de pesquisa e esperar… Mas não é, necessariamente, assim que acontece. O processo de indexação do Google é muito eficaz, mas às vezes pode demorar um pouco para que aconteça.

E existem algumas etapas que você pode seguir para ajudar o Google a indexar suas páginas mais rapidamente. Continue a leitura e saiba mais sobre elas.

O que Significa o Termo Indexação?

Em sua forma mais básica, o índice da web é uma lista de informações, um banco de dados de informações na internet. Os mecanismos de busca usam esses bancos de dados para armazenar bilhões de páginas de informações.

Portanto, quando você usa um mecanismo de pesquisa, está pesquisando no índice de informações armazenadas desse mecanismo de pesquisa.

Bots, comumente chamados de spiders (“aranhas”), rastreiam novas páginas on-line e as armazenam em um índice com base em seus tópicos, sua relevância, autoridade e muito mais.

Indexação do Google

Cada mecanismo de pesquisa tem seu próprio índice, criado por meio de ferramentas chamadas de spiders. Spiders são bots, ou seja, navegadores automatizados que “rastreiam” de um site para outro, seguindo links para encontrar conteúdo.

Todas as informações que esses spiders rastreiam são armazenadas no índice do mecanismo de pesquisa. Então, quando um usuário faz uma busca no Google, o algoritmo de busca desse mecanismo de pesquisa ordena seu banco de dados para apresentar as páginas mais relevantes.

Os spiders do Google estão constantemente rastreando novas informações e atualizando seu banco de dados. Mas se o seu site for relativamente novo ou não for atualizado com frequência, pode levar dias ou até semanas para que o novo conteúdo seja indexado.

Como Indexar um Site Mais Rápido

Existem algumas etapas que você pode seguir para garantir que seu conteúdo seja indexado da maneira mais rápida e eficiente possível:

Criação de Links

Uma das maneiras mais eficazes de incentivar o rastreamento e aumentar a indexação do seu site é por meio de links internos.

Os caminhos que os spiders percorrem pela internet são formados por links. Quando uma página é vinculada a outra página, a “aranha” segue esse caminho.

Em seu próprio site, certifique-se de ter criado links de e para todas as suas páginas mais importantes. Normalmente, isso acontece naturalmente, desde que você tenha um site bem organizado.

A estrutura do site é muitas vezes esquecida, mas pode ter um grande impacto em sua estratégia de SEO.

Experiência do Usuário

Do ponto de vista do usuário, uma arquitetura e navegação lógica tornam seu site muito mais fácil de navegar.

Planeje uma hierarquia com antecedência e organize sua navegação de maneira lógica. Um usuário não deve ter que adivinhar onde está a informação que está procurando – deve ser intuitivo com base em suas categorias e links.

Também é uma boa ideia manter a estrutura do seu site o mais simples possível. Megamenus complexos podem parecer sofisticados e, às vezes, são necessários para sites extremamente grandes, mas se você não precisar de um, não use.

Em vez disso, mantenha uma configuração simples e direta que torne imediatamente óbvio onde um usuário precisa clicar para encontrar as informações que deseja.

Rastreadores

Além de seus usuários humanos, a estrutura lógica do site torna mais fácil para os rastreadores acessarem e indexarem seu conteúdo.

Uma arquitetura de site bem planejada estabelece hierarquia entre suas páginas. Ela ajuda os rastreadores a entender quais páginas são as mais importantes e como as diferentes páginas estão relacionadas entre si.

Consiga Links Externos

Embora os links internos ajudem os spiders a entender a estrutura do seu site e encontrar novas páginas, os links que seu site recebe de outros sites são extremamente importantes para estabelecer confiança e autoridade.

Quanto mais links você tiver de sites confiáveis, mais credível você aparecerá aos olhos do Google – e mais provável será que ele classifique bem seu site.

Links de outros sites também enviam rastreadores para suas páginas. Portanto, se outro site estiver vinculado a uma de suas novas páginas, essa página provavelmente será rastreada e indexada muito mais cedo.

Conforme você atualiza seu site, fique de olho em como ele está sendo rastreado e indexado. Fazer verificações regularmente é uma etapa fácil que permite identificar problemas e corrigi-los antes que eles causem problemas na visibilidade da pesquisa.

Além disso, seguir as práticas recomendadas neste artigo também pode ajudar a rastrear seu site de maneira rápida e eficaz.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias