Sinais Sociais Realmente Importam para o SEO?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Nesse mercado competitivo, as pequenas empresas estão sempre em busca de estratégias que possam lhes dar uma vantagem nos mecanismos de busca. Você já deve ter ouvido falar de sinais sociais, mas ainda há muitos equívocos em como os sinais sociais podem favorecer o SEO.

Continue a leitura e compreenda o que são sinais sociais e a importância deles para alavancar o SEO do seu site.

O que São Sinais Sociais?

Os sinais sociais são o engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários) que seu conteúdo recebe em plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. Quando se trata de marketing de mídia social, essa é a métrica mais importante para muitas empresas.

Influência dos Sinais Sociais no SEO

Determinar o impacto da mídia social no SEO é uma equação que muitos profissionais de marketing ainda estão tentando descobrir. O Google diz que os sinais sociais não são um fator direto de classificação. Mas isso não significa que os sinais sociais não ajudam no SEO do Google de uma forma indireta.

Quanto mais seu conteúdo for compartilhado, maior a probabilidade de ser visto, o que pode levar a que mais pessoas visualizem e criem links para seu conteúdo. E isso, claro, pode acabar tendo um grande impacto no seu ranking do Google.

Além disso, criar engajamento com seu site por meio do uso inteligente das mídias sociais pode:

  • Aumentar o tráfego;
  • Diminuir sua taxa de rejeição;
  • Levar a um tempo de permanência mais longo em seu site;
  • Gerar mais visitas repetidas.

Todos esses fatores são importantes na forma como o Google e outros mecanismos de pesquisa visualizam seu site e, finalmente, onde ele deve ser demonstrado nos resultados de pesquisa.

Pode ser muito difícil obter links orgânicos hoje em dia, então qualquer coisa que você possa fazer para aumentar as chances de seu conteúdo ser visualizado é uma coisa muito boa!

Como Aumentar Seus Sinais Sociais

Embora os sinais sociais possam não necessariamente ter um efeito direto em seus rankings, eles certamente podem facilitar que outras pessoas encontrem seu conteúdo e criem links para ele.

Veja, a seguir, algumas estratégias para aumentar seus sinais sociais:

  • Certifique-se de vincular seu site em seu perfil nas plataformas de mídia social. Mesmo que os links tenham tags nofollow, você ainda pode obter algum tráfego direto quando as pessoas encontrarem seu perfil por meio de mecanismos de pesquisa ou pelas próprias plataformas sociais;
  • Use frases de alto impacto para incentivar o engajamento. Simplesmente pedir ao público para curtir, compartilhar e comentar pode aumentar significativamente o engajamento;
  • Use plugins para facilitar o compartilhamento de seu conteúdo. Existem muitos bons plugins de mídia social que você pode usar em seu blog para inserir links para as plataformas sociais mais populares, permitindo que os usuários compartilhem diretamente um conteúdo em diferentes plataformas.

Saber como usar as mídias sociais para alavancar o SEO permite que você gere visitantes, leads e, finalmente, receita por meio do seu site. E em teoria é simples: você publica postagens atraentes nos perfis de mídia social da sua empresa, as pessoas as compartilham e você gera mais tráfego e classificações mais altas para o seu site. Não é difícil de executar, apenas requer dedicação e foco.

A dificuldade para muitas empresas vem do planejamento e execução da estratégia de SEO em conjunto com a mídia social, assim como gerar conteúdo que seja verdadeiramente compartilhável.

Se você precisa de ajuda para colocar em prática uma estratégia eficaz de SEO e mídia social para o seu negócio, conte com o apoio dos especialistas da iT9 Marketing Digital. Somos uma Agência de Marketing Digital que oferece serviços de SEO altamente direcionados aos objetivos do seu negócio para que seus clientes o encontrem organicamente.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias