Qual a Diferença entre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Tráfego orgânico refere-se aos visitantes que chegam ao seu site pois o encontraram nos resultados de pesquisa não pagos (ou “orgânicos”). Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico não é gerado por anúncios pagos ou outros esforços para atrair visitantes do site.

Neste artigo, saiba mais sobre o Tráfego Orgânico, suas diferenças em relação ao Tráfego Pago e como conseguir mais dele para seu site.

Em que Consiste o Tráfego Orgânico

Quando um usuário pesquisa no Google por um termo específico, uma lista de resultados é exibida em uma ordem específica.

Normalmente, os primeiros três resultados são anúncios pagos que têm um custo para cada clique que o site obtém. Em seguida, você tem o restante dos resultados classificados organicamente.

Quanto mais alta a classificação de um site para uma palavra-chave, mais tráfego orgânico ele obtém. Isso ocorre porque as pessoas são mais propensas a clicar nos primeiros resultados que veem na página de resultados.

Importância do Tráfego Orgânico

Comparado a qualquer outro tipo de tráfego, o tráfego orgânico é de longe o mais valioso para qualquer empresa. É por isso que sempre foi uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital.

Anúncios pagos exigem muito dinheiro para funcionar por um período limitado de tempo. E, na maioria das vezes, o tráfego que você obtém dele não é direcionado – como é o caso dos anúncios de mídia social.

É gratuito a longo prazo. Se feito corretamente, funcionará por anos até que um concorrente faça um trabalho melhor do que o seu. E o mais importante, é voltado especificamente para visitantes interessados ​​em seu negócio e no que você oferece.

Porém, obter maior quantidade de tráfego orgânico é um desafio para muitas empresas hoje. Há cada vez mais empresas lançando seus sites on-line todos os dias. E com isso, crescem a concorrência e a demanda por qualidade.

O tráfego orgânico é, sem dúvida, a melhor forma de tráfego que seu site pode obter. É mais importante do que o tráfego pago.

Aqui estão alguns benefícios do tráfego orgânico:

Como Aumentar o Tráfego Orgânico

Infelizmente, não há fórmula mágica ou resposta perfeita aqui. No entanto, existem etapas e práticas comprovadas que você pode seguir para crescer organicamente e atrair mais visitantes para seu site.

Otimização de SEO

Os sites que são bem otimizados para SEO têm melhor classificação nos mecanismos de pesquisa. E existem centenas de técnicas de otimização que afetarão suas classificações.

Os mais importantes são:

Conteúdo Valioso

Conteúdo de alta qualidade obtém mais compartilhamentos sociais e backlinks. Ele se espalha mais rápido na web – o que aumenta o tráfego geral.

O Google adora conteúdo que seja bem otimizado para SEO, mas apenas se também for atraente para seus visitantes. É por isso que você precisa ter certeza de que está colocando valor em primeiro lugar e fazendo tudo o que pode para ajudar seus visitantes.

Palavras-chave de Alto Volume de Buscas

Melhorar suas classificações nas SERPs irá direcionar mais tráfego para seu site. Mas não se trata apenas de se classificar em primeiro lugar.

Por exemplo, você pode reivindicar o primeiro lugar para centenas de palavras-chave e ainda não receber nenhum visitante.

Isso ocorre simplesmente porque as palavras-chave que você escolheu têm baixo volume de pesquisa. As pessoas não estão interessadas no que você está criando. Portanto, essas palavras-chave não trarão nenhum tráfego.

É por isso que você deve se concentrar em algumas palavras-chave de alto volume mesmo que sejam competitivas.

‍Gerenciamento de Conteúdo para Altos Níveis de Tráfego Orgânico

Lembre-se de que, embora o tráfego pago e o tráfego orgânico sejam valiosos, o tráfego orgânico oferece um pouco mais de segurança à sua empresa porque dura mais e aumenta o seu retorno sobre investimento (ROI).

Se você precisa de ajuda para impulsionar seus esforços de SEO, a iT9 Marketing Digital é uma das principais agências de SEO do Brasil na criação de estratégias que impulsionam o crescimento do tráfego orgânico. Conheça o nosso sucesso!

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias