O que é Publicidade PPC? Quando Vale a Pena Investir neste Canal de Marketing?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

O marketing pay per click, também conhecido como Publicidade PPC, é um canal de marketing digital complexo. Ele apresenta uma oportunidade significativa para os profissionais de marketing digital aumentarem seu tráfego e suas métricas de conversão. Mas sem uma estratégia inteligente e táticas cuidadosas, o pagamento por clique pode causar grandes dores de cabeça.

Reunimos, neste artigo, as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a Publicidade PPC. Acompanhe.

Em que Consiste a Publicidade PPC

O marketing pay per click é um canal de publicidade em que os profissionais de marketing não pagam apenas pela colocação do anúncio. O anunciante só paga quando seu anúncio é clicado por um usuário on-line.

O formato de anúncio PPC mais comum aparece nas páginas dos resultados de pesquisa de mecanismos de pesquisa, como o Google. Os anunciantes têm a oportunidade de colocar sua marca, seu produto ou serviço em primeiro plano na forma de um anúncio que visa uma palavra-chave ou um comportamento específico.

Para que os anúncios apareçam em destaque nos resultados de uma pesquisa, os anunciantes estão sujeitos ao que é conhecido como Leilão de Anúncios, um processo totalmente automatizado que o Google e outros grandes motores de busca usam para determinar a relevância e a validade dos anúncios que aparecem em seus resultados.

Como o próprio nome indica, o Leilão de Anúncios é um sistema em que os anunciantes devem dar lances nas palavras-chave para as quais desejam exibir seus anúncios.

No momento da jornada do consumidor em que o usuário realiza uma pesquisa, o mecanismo de busca realiza cálculos algorítmicos complexos, nos quais o Leilão de Anúncios se baseia. Isso determina quais anúncios são exibidos e em qual ordem.

Publicidade PPC em Mídias Sociais

Embora o Google Ads possa ter um alcance maior, os anúncios sociais pagos podem oferecer um refinamento de público incomparável. O gigante no espaço PPC social é, obviamente, o Facebook, com mais de 1,55 bilhão de usuários ativos mensais. Então, como o PPC funciona nessas plataformas?

Há uma grande variedade de anúncios disponíveis no Facebook e em suas plataformas associadas; eles variam em formato (de imagens individuais a vídeos) e no destino (onde o anúncio será exibido). Você também tem a opção de definir seu público com base em:

  • Dados demográficos básicos;
  • Localização;
  • Interesse;
  • e muito mais.

O Facebook também oferece a possibilidade de impulsionar as postagens em sua página de negócios. Esse processo transforma rapidamente uma postagem básica em um anúncio, que pode ser mostrado ao público de sua escolha. Como com outros anúncios do Facebook, você também pode personalizar seu orçamento, posicionamento e cronograma.

Benefícios Potenciais da Publicidade PPC

Existem quatro benefícios distintos para o marketing PPC:

  • Rapidez. Os anunciantes podem direcionar rapidamente uma quantidade significativa de tráfego para seu site. Se gerenciado de forma eficaz, o marketing PPC é uma das estratégias de marketing digital mais rápidas para direcionar o tráfego e o crescimento das conversões;
  • Precisão. Criar um público altamente segmentado para exibir seus anúncios é simples, especialmente nas Redes de Pesquisa e Compras;
  • Agilidade. Os dados de desempenho estão disponíveis quase imediatamente, o que torna mais fácil fazer ajustes rapidamente para aumentar suas chances de uma campanha bem-sucedida;
  • Medição. Com o rastreamento de conversão eficaz, os anunciantes podem ver o ROI de seus anúncios.

Como Ter Bons Resultados em Publicidade PPC

Para ter bons resultados em publicidade PPC, você deve seguir algumas dicas:

  • Use palavras-chave relevantes: Escolha palavras-chave que estejam relacionadas ao seu produto ou serviço para atrair pessoas que realmente estão procurando por ele;
  • Crie anúncios atraentes: Certifique-se de que seus anúncios sejam atraentes, claros e informativos para atrair os clientes potenciais;
  • Faça testes A/B: Faça testes com diferentes versões do seu anúncio para ver qual funciona melhor;
  • Otimize sua landing page: Certifique-se de que sua página de destino esteja otimizada para conversão para garantir que as pessoas que clicarem em seu anúncio realmente convertam;
  • Utilize dados de desempenho: Acompanhe o desempenho de suas campanhas e faça ajustes para otimizar o resultado;
  • Faça uso de remarketing: Utilize o remarketing para atingir pessoas que já interagiram com sua marca ou seus anúncios;
  • Seja específico com seus orçamentos: Defina orçamentos específicos para cada campanha e grupo de anúncios;
  • Seja flexível: Seja flexível e esteja sempre aberto a mudanças e adaptações para garantir que suas campanhas estejam sempre otimizadas.

Aspectos que Precisam de Atenção

Embora existam vantagens distintas para o PPC, o modelo de publicidade apresenta armadilhas potenciais das quais os anunciantes devem estar cientes.

  • Custo. Dependendo da concorrência e do setor em que você trabalha, o marketing PPC pode ser muito caro;
  • Desperdício. Devido à natureza técnica da maioria das plataformas PPC, o desperdício de gastos com publicidade é comum sem o conhecimento da plataforma;
  • Volume. O marketing PPC, geralmente, depende do volume de pesquisa. Se os usuários não estiverem procurando o produto ou o serviço que você oferece, os anúncios não gerarão muito tráfego.

Quando Considerar a Publicidade PPC

Se você tem um site, deve considerar a publicidade PPC como um canal de marketing. A palavra-chave é ‘considerar’. Só porque você tem um site não significa que você deva se engajar no PPC.

Antes de iniciar sua primeira campanha de marketing PPC, considere seu orçamento, suas metas de publicidade, sua competição e tolerância ao risco:

  • Você tem uma meta de conversão clara? A publicidade PPC é mais eficaz quando você pode combinar o dinheiro gasto com uma conversão, como uma transação ou um preenchimento de formulário de lead. Metas de conversão claras ajudam você a fazer isso;
  • O que você está tentando realizar? PPC é ótimo para publicidade responsiva e ágil. Mas quando você para de gastar, o PPC para de produzir. Se você deseja equilibrar isso com mídia adquirida, tente adicionar a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) na mistura;
  • Quanto você pode gastar em PPC antes de obter o retorno do investimento? Verificação da realidade: seus anúncios não produzirão resultados instantâneos. Esteja pronto para gastar algum dinheiro sem retorno.

Você não precisa ter uma resposta definitiva para todas essas perguntas, mas é importante considerá-las antes de começar a investir.

Além disso, seu site precisa estar altamente otimizado para conversão antes de iniciar uma publicidade PPC. Garanta que todos os aspectos do Marketing de Conteúdo estejam sendo bem utilizados para ajudar seu prospecto a tomar a decisão de compra.

Aqui na iT9 Marketing Digital, realizamos consultoria e gerenciamento de publicidade PPC para nossos clientes. Entre em contato com nossa equipe para conhecer o melhor formato de anúncio para seus objetivos.

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Artigo Publicado em: 4 de janeiro de 2021 e Atualizado em: 06 de fevereiro de 2023

 

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