Publicidade PPC. O marketing pay per click (PPC) é um canal de marketing digital complexo. Ele apresenta uma oportunidade significativa para os profissionais de marketing digital aumentarem seu tráfego e suas métricas de conversão. Mas sem uma estratégia inteligente e táticas cuidadosas, o pagamento por clique pode causar grandes dores de cabeça.

Reunimos, neste artigo, as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a Publicidade PPC. Acompanhe.

Publicidade PPC

Em Que Consiste a Publicidade PPC

O marketing pay per click é um canal de publicidade em que os profissionais de marketing não pagam apenas pela colocação do anúncio. O anunciante só paga quando seu anúncio é clicado por um usuário online.

O formato de anúncio PPC mais comum aparece nas páginas de resultados de pesquisa de mecanismos de pesquisa, como Google ou Bing. Os anunciantes têm a oportunidade de colocar sua marca, produto ou serviço em primeiro plano na forma de um anúncio que visa uma palavra-chave ou um comportamento específico.

Para que os anúncios apareçam em destaque nos resultados de uma pesquisa, os anunciantes estão sujeitos ao que é conhecido como Leilão de Anúncios, um processo totalmente automatizado que o Google e outros grandes motores de busca usam para determinar a relevância e a validade dos anúncios que aparecem em seus resultados.

Como o próprio nome indica, o Leilão de Anúncios é um sistema em que os anunciantes devem dar lances nas palavras-chaves para as quais desejam exibir seus anúncios.

No momento da jornada do consumidor em que o usuário realiza uma pesquisa, o mecanismo de busca realiza cálculos algorítmicos complexos, nos quais o Leilão de Anúncios se baseia. Isso determina quais anúncios são exibidos e em qual ordem.

Publicidade PPC em Mídias Sociais

Embora o Google Ads possa ter um alcance maior, os anúncios sociais pagos podem oferecer um refinamento de público incomparável. O gigante no espaço PPC social é, obviamente, o Facebook, com mais de 1,55 bilhão de usuários ativos mensais. Então, como o PPC funciona nessas plataformas?

Há uma grande variedade de anúncios disponíveis no Facebook e em suas plataformas associadas; eles variam em formato (de imagens individuais a vídeos) e no destino (onde o anúncio será exibido). Você também tem a opção de definir seu público com base em: dados demográficos básicos, localização, interesse e muito mais.

O Facebook também oferece a possibilidade de impulsionar as postagens em sua página de negócios. Esse processo transforma rapidamente uma postagem básica em um anúncio, que pode ser mostrado ao público de sua escolha. Como com outros anúncios do Facebook, você também pode personalizar seu orçamento, posicionamento e cronograma.

Benefícios Potenciais da Publicidade PPC

Existem quatro benefícios distintos para o marketing PPC:

  • Rapidez. Os anunciantes podem direcionar rapidamente uma quantidade significativa de tráfego para seu site. Se gerenciado de forma eficaz, o marketing PPC é uma das estratégias de marketing digital mais rápidas para direcionar o tráfego e o crescimento das conversões;
  • Precisão. Criar um público altamente segmentado para exibir seus anúncios é simples, especialmente nas Redes de Pesquisa e Compras;
  • Agilidade. Os dados de desempenho estão disponíveis quase imediatamente, o que torna mais fácil fazer ajustes rapidamente para aumentar suas chances de uma campanha bem-sucedida;
  • Medição. Com o rastreamento de conversão eficaz, os anunciantes podem ver o ROI de seus anúncios.

Aspectos que Precisam de Atenção

Embora existam vantagens distintas para o PPC, o modelo de publicidade apresenta armadilhas potenciais das quais os anunciantes devem estar cientes.

  • Custo. Dependendo da concorrência e do setor em que você trabalha, o marketing PPC pode ser muito caro;
  • Desperdício. Devido à natureza técnica da maioria das plataformas PPC, o desperdício de gastos com publicidade é comum sem o conhecimento da plataforma;
  • Volume. O marketing PPC geralmente depende do volume de pesquisa. Se os usuários não estiverem procurando o produto ou o serviço que você oferece, os anúncios não gerarão muito tráfego.

Quando Considerar a Publicidade PPC

Se você tem um site, deve considerar a publicidade PPC como um canal de marketing. A palavra-chave é ‘considerar’. Só porque você tem um site não significa que você deva se engajar no PPC.

Antes de iniciar sua primeira campanha de marketing PPC, considere seu orçamento, metas de publicidade, competição e tolerância ao risco:

  • Você tem uma meta de conversão clara? A publicidade PPC é mais eficaz quando você pode combinar o dinheiro gasto com uma conversão, como uma transação ou um preenchimento de formulário de lead. Metas de conversão claras ajudam você a fazer isso;
  • O que você está tentando realizar? PPC é ótimo para publicidade responsiva e ágil. Mas quando você para de gastar, o PPC para de produzir. Se você deseja equilibrar isso com mídia adquirida, tente adicionar a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) na mistura;
  • Quanto você pode gastar em PPC antes de obter o retorno do investimento? Verificação da realidade: seus anúncios não produzirão resultados instantâneos. Esteja pronto para gastar algum dinheiro sem retorno.

Você não precisa ter uma resposta definitiva para todas essas perguntas, mas é importante considerá-las antes de começar a investir.

Além disso, seu site precisa estar altamente otimizado para conversão antes de iniciar uma publicidade PPC. Garanta que todos os aspectos do Marketing de Conteúdo estejam sendo bem utilizados para ajudar seu prospecto a tomar a decisão de compra.

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Referência: Search Engine Journal

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