O que é Remarketing e Como Funciona essa Estratégia de Marketing Digital?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Se você quer que suas campanhas de marketing digital deem bons resultados, oferecer aos visitantes uma segunda chance de se tornarem clientes é uma estratégia eficaz. Essa segunda chance, no marketing digital, é uma técnica conhecida como remarketing.
Se você deseja aumentar suas conversões, continue a leitura deste artigo para conhecer os fundamentos e benefícios do Remarketing.
Organização de Tópicos
Em que Consiste o Remarketing
Em marketing digital, remarketing (ou retargeting, como a técnica também é chamada) é a prática de veicular anúncios pela internet para pessoas que já visitaram seu site. Isso permite que sua empresa pareça que está “seguindo” pessoas na internet, veiculando anúncios nos sites e plataformas que elas mais usam.
Como Funciona
Quando alguém visita seu site, algumas linhas de código da plataforma em que você tem o seu retargeting configurado deixam um cookie (um pequeno arquivo que armazena vários bits de informação) anônimo no navegador do usuário.
Esse cookie rastreia a visita ao site. Então, quando esse usuário deixa seu site para navegar na web, o cookie informa a sua plataforma de anúncios quando esse usuário visita outro site.
Pense assim: você tem uma placa gigante acima de sua cabeça que detalha as últimas três bebidas que você comprou recentemente. Quando você entra em um bar, o barman imediatamente serve aquelas três bebidas exatas sem você ter que dizer uma palavra.
Benefícios
Usar o remarketing para redirecionar anúncios para pessoas que visitaram seu site beneficia o público e a empresa de três maneiras principais:
- Com a ampla variedade de plataformas de remarketing você pode atingir quase todos os públicos-alvo em todos os estágios do funil de vendas moderno;
- O consumidor vê anúncios mais personalizados, mais relevantes e oportunos, melhorando a experiência on-line;
- As empresas observam um aumento na receita, já que o remarketing tem um alto ROI (retorno sobre investimento).
Veja, a seguir, mais alguns benefícios do remarketing:
Aumenta a Visibilidade
O remarketing é uma ótima maneira de anunciar seus produtos e serviços para pessoas que já conhecem sua empresa. Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas não convertem na primeira visita:
- Elas estão ocupadas com outra coisa;
- Elas querem fazer mais pesquisas;
- Elas não estão convencidas de que precisam de seus serviços;
- Elas não viram a solução que queriam.
O remarketing dá um empurrãozinho para lembrá-las de que, sim, você tem a solução que precisam.
Outra razão pela qual o remarketing funciona tão bem é baseada na psicologia comportamental – a teoria de que, mesmo quando as pessoas on-line estão ocupadas ou distraídas, elas captam imagens subliminares e os objetos ao seu redor. Mais tarde, essas informações já parecem familiares. Por esse motivo, é muito provável que as pessoas se lembrem de sua empresa quando você faz remarketing para elas.
Aumenta as Conversões
Em média, apenas 2% dos visitantes do seu site convertem. O remarketing vai atrás desses outros 98%. Na verdade, os clientes que veem anúncios redirecionados têm 70% mais chances de conversão em seu site.
Tipos de Remarketing
Existem tipos diferentes de remarketing:
- Remarketing de vídeo (Google Ads): seus anúncios são exibidos como anúncios em vídeo precedentes no YouTube e em outros parceiros de exibição do Google para pessoas que já visitaram seu site;
- Remarketing de pesquisa (Google Ads): anúncios exibidos na parte superior dos resultados do mecanismo de pesquisa quando alguém que já visitou seu site e pesquisa termos ou serviços específicos;
- Remarketing de display (Google Ads): anúncios exibidos em outros websites da rede de sites parceiros do Google;
- Remarketing de mídia social: LinkedIn, Facebook e Pinterest podem veicular anúncios para pessoas que visitaram seu site enquanto navegam nesses canais de mídia social e sites parceiros;
- Remarketing de lista de clientes: com o marketing de mídia social e o remarketing do Google Adwords você pode fazer upload de listas de informações de contato fornecidas por seus clientes. Quando essas pessoas estão conectadas ao Google ou a esse site de mídia social específico, você pode exibir anúncios em diferentes sites ou nessa plataforma social.
Dicas para Alavancar sua Estratégia
Para que o remarketing funcione, existem algumas dicas importantes que você deve seguir:
- Adapte seus anúncios à sua estratégia: sua estratégia criativa é tão importante quanto sua lista de remarketing;
- Venda para clientes atuais: seus clientes existentes são seus clientes mais fiéis e são os que mais provavelmente comprarão outros produtos e serviços de você. É possível criar uma lista de clientes atuais e usá-la para vender novos produtos ou anunciar descontos;
- Programe seus anúncios para quando seu público-alvo tem maior probabilidade de vê-los;
- Realize seu investimento em publicidade nas plataformas e sites que mostram resultados. É aí que entra a importância de testar diferentes plataformas e sites. Sim, o remarketing funciona, mas apenas se você estiver direcionando as pessoas certas, no momento certo, na plataforma certa.
O remarketing é um investimento inteligente que pode aumentar seus resultados financeiros – se você fizer isso da maneira certa. Nada irá prejudicar sua estratégia mais rápido do que o mau gerenciamento. Embora pareça relativamente simples, os melhores resultados vêm da maior segmentação de público e das melhores estratégias de lance.
É aí que entra a importância de uma agência de marketing digital, em que a equipe dedica-se em período integral para alavancar os resultados do seu negócio. Se você busca mais visibilidade na internet, conheça o nosso sucesso!