O que Significa Taxa de Conversão no Marketing Digital?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
No mundo do marketing e da publicidade você pode frequentemente ouvir as pessoas falando sobre a taxa de conversão. Especialmente em marketing digital e esforços de publicidade, essa é uma métrica de vital importância.
Mas o que exatamente é essa métrica? Neste artigo, vamos definir e desmistificar esse importante termo de marketing. Acompanhe.
Organização de Tópicos
Taxa de Conversão Definida
A taxa de conversão é simplesmente a taxa que define quantos visitantes de seu site concluem uma determinada ação (conversão). É expressa como uma porcentagem, levando em consideração o número total de visitas ao site e o número total de visitantes que concluíram a meta.
A maioria das taxas de conversão se enquadra em uma de duas categorias: uma taxa de conversão de leads ou uma taxa de conversão de vendas.
- Taxa de conversão de leads – O objetivo de muitos esforços de marketing digital é gerar leads. Isso geralmente inclui capturar o nome e o endereço de e-mail de alguém à medida que se inscreve no seu boletim informativo ou realiza o download de um e-book ou outro conteúdo bloqueado, como webinars ou avaliações gratuitas. Portanto, uma taxa de conversão de leads é a porcentagem de visitantes da página que se transformam em leads ao se inscreverem;
- Taxa de conversão de vendas – A taxa de conversão de vendas calcula a porcentagem de visitantes do site ou da página de destino que concluem a compra do produto que você está vendendo.
Como Calcular
A fórmula é o número de conversões dividido pelo número de visitantes. Isso resulta em um decimal, que é fácil de converter em porcentagem. Por exemplo:
34 conversões ÷ 1.000 visitantes = 0,034
Em seguida, multiplique a resposta por 100:
0,034 * 100 = 3,4%
Existem diversos sites e plataformas que oferecem uma calculadora de taxa de conversão ou ajuda para obter esses números. Plataformas de qualidade permitirão que você estratifique esses dados também. Você poderá ver as taxas de conversão de várias fontes, como todo o tráfego da web ou apenas aqueles que clicaram em uma campanha do AdWords.
Dicas de Otimização
Mesmo que esteja indo muito bem em comparação com as médias do setor, sua empresa não se beneficiaria em aumentar suas taxas de conversão ainda mais? Claro que sim! Porque quanto mais alta for sua taxa de conversão, mais altos serão seus números de vendas ou leads.
Veja a seguir algumas estratégias de otimização de taxa de conversão:
- Torne sua página de destino responsiva. Se você colocar um anúncio no Facebook e um usuário móvel clicar apenas para encontrar um site que está “quebrado” ou muito pequeno para ler, não há como você converter esse usuário. Certifique-se de que sua página de destino (e o processo de conversão) seja responsiva e otimizada para celular;
- Deixe suas frases de “CTA: chamada para ação” claras. Certifique-se de que seu botão de conversão esteja bem visível. Você não quer que os usuários percam o elemento mais importante da página porque seu estilo é muito simples;
- Teste A / B. Uma das melhores maneiras de otimizar a taxa de conversão é por meio de testes A / B de vários componentes em seu site. Quando você faz pequenas alterações em uma variável, pode atribuir um aumento nas conversões a essa alteração. Ao fazer alguns testes por semana, você garante que seu site está sempre melhorando aos poucos;
- Facilite o contato. Você quer que os usuários se comuniquem com você? Torne isso o mais fácil possível para eles. Cada pessoa tem suas próprias preferências de comunicação e o que pode ser simples e intuitivo para alguns, pode ser extremamente frustrante para outros. Para garantir que você seja capaz de responder ao maior número possível de usuários, esteja disponível em uma variedade de canais de comunicação, como bate-papo on-line, plataformas de mídia social e por telefone.