Site Responsivo. As pessoas passam, em média, 3,3 horas por dia se engajando com mídia digital em seus smartphones. Por causa dessa mudança no comportamento do consumidor, não é mais suficiente ter um site que funcione apenas em um computador desktop.

O design responsivo foi idealizado para satisfazer esta necessidade, pois permite ao site se ajustar automaticamente às telas e às janelas de diferentes tamanhos. Continue a leitura e conheça os princípios do web design responsivo e a importância de seu site ter essa funcionalidade.

Site Responsivo

O que é um Site Responsivo?

O web design responsivo descreve uma abordagem de desenvolvimento de sites que permite que as páginas sejam renderizadas (ou exibidas) em todos os dispositivos e tamanhos de tela, adaptando-se automaticamente à tela, seja um desktop, um laptop, um tablet ou um smartphone.

Com um site responsivo é possível navegar em seu site a partir de qualquer dispositivo e, ainda assim, ter a aparência e o funcionamento perfeitos.

Como Funciona

O design responsivo funciona por meio de Cascading Style Sheets (CSS), usando várias configurações para atender a diferentes propriedades de estilo, dependendo de aspectos como:

  • Tamanho da tela;
  • Orientação;
  • Resolução;
  • Capacidade de cor;
  • Outras características do dispositivo do usuário.

Alguns exemplos de propriedades CSS relacionados ao design responsivo incluem a janela de visualização e as consultas de mídia.

Como Saber se Meu Site é responsivo?

Você pode ver rapidamente se um site é responsivo ou não em seu navegador. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Google Chrome;
  2. Vá para o seu site;
  3. Pressione Ctrl + Shift + I para abrir o Chrome DevTools;
  4. Pressione Ctrl + Shift + M para alternar a barra de ferramentas do dispositivo;
  5. Visualize sua página de uma perspectiva de celular, de tablet ou de desktop.

Você também pode usar uma ferramenta gratuita, como o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis.

Importância do Design Responsivo para a Experiência do Usuário

Estudos recentes do Google confirmam que qualquer negócio – seja pequeno, médio ou corporativo – precisa ter um site responsivo se quiser ganhar uma vantagem competitiva agora e mantê-la depois. Veja a seguir alguns resultados desses estudos:

  • Cerca de 57 por cento dos usuários dizem que não recomendam uma empresa com um site para celular mal projetado;
  • Cerca de 60 por cento de todo o tráfego online vem de smartphones e de tablets;
  • Aproximadamente 70 por cento dos usuários de smartphones também dizem que são mais propensos a comprar de empresas com sites para celular que respondem facilmente às suas dúvidas ou preocupações;
    As pessoas, hoje, têm duas vezes mais interações com marcas no celular do que em qualquer outro lugar – isso inclui a TV e a loja;
  • Cerca de 70 por cento das consultas de pesquisa B2B hoje são feitas em smartphones;
  • Três em cada quatro proprietários de smartphones recorrem primeiro à pesquisa no celular para atender às suas necessidades imediatas.

Importância do Design Responsivo para o SEO do seu Site

Segundo informações do Google, a compatibilidade com dispositivos móveis agora é um dos aspectos que o algoritmo do motor de busca avalia para definir a classificação nas páginas de resultados das buscas.

Isso significa que sites responsivos e compatíveis com dispositivos móveis apareceram em uma posição superior nos resultados de pesquisa. É simples – classificações melhores levam a mais visitas ao seu site, o que resulta em mais leads e vendas.

Precisa de um site responsivo para seu negócio? Converse com nossa equipe de desenvolvimento para conhecer as soluções que a iT9 Marketing Digital pode lhe oferecer.

Referência: Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis do Google

Espalhe o Artigo