Experiência do Usuário e SEO – Práticas que se Complementam

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Nos últimos anos, a experiência do usuário (UX para abreviar) tornou-se um importante fator de classificação para o Google. Basta saber que o Google está treinando algoritmos, como o Panda, para que eles gostem do mesmo tipo de conteúdo que os humanos gostam, e que o Google está realizando as atualizações de algoritmos com base em métricas qualitativas e quantitativas da experiência do usuário.

Mas como você entrega uma ótima experiência ao usuário que não prejudique o resto do seu desempenho de SEO? Continue a leitura deste artigo para saber a resposta a essa pergunta.

Práticas que Favorecem Experiência do Usuário e SEO

Descobrindo a Intenção de Pesquisa

Os usuários têm uma pergunta e querem uma resposta satisfatória. Isso significa uma resposta que realmente ajude, ou talvez até encerre a busca, porque você respondeu à pergunta deles.

Para descobrir como criar a resposta que seus usuários estão procurando, você precisa entender sua intenção de pesquisa.

A intenção de pesquisa é o “porquê” por trás de uma busca. Que problema eles estão procurando resolver? Descobrir a intenção de pesquisa por trás de uma consulta é o primeiro passo para encontrar uma resposta satisfatória. Falhar nessa etapa significa que você falhará em:

  • Obter tráfego orgânico para seu site;
  • Oferecer uma ótima experiência ao usuário;
  • Fazer vendas.

Depois de descobrir a intenção de pesquisa por trás da consulta, a próxima etapa é criar a resposta na forma de conteúdo. Esse conteúdo.

Oferecendo uma Resposta Rápida

Os visitantes querem uma resposta rápida. Geralmente, são pesquisas sem clique, o que significa que a consulta do visitante é respondida na SERP e não resulta em um clique real para um site. Ninguém gosta de esperar e seus visitantes não são diferentes. Veja a seguir algumas estratégias para oferecer uma resposta rápida:

  • Uma resposta satisfatória pode ser muito curta! Não tente responder a uma pergunta fácil com um artigo de 3.000 palavras;
  • De acordo com o Google, 53% das visitas saem de qualquer página que demore mais de três segundos para carregar. Certifique-se de dar aos seus visitantes suas respostas rapidamente;
  • Os usuários querem sites que sejam fáceis de usar. A facilidade de uso de um site é chamada de usabilidade, que pode ser aplicada com as seguintes diretrizes:
    • uma estrutura de navegação clara em seu site e nas páginas;
    • uma estrutura de títulos clara;
    • conteúdo formatado para ótima legibilidade;
    • atualizações de conteúdo para aumentar a utilidade desse conteúdo.

Conquistando a Confiança do Usuário

Você recebeu os cliques: os usuários acessaram sua página. Mas você ganhou a confiança deles? Nos dias de hoje, precisamos também falar sobre confiança e credibilidade.

Para ganhar a confiança de seus usuários e ter credibilidade, você precisa:

  • Oferecer suas páginas por meio de uma conexão segura (HTTPS);
  • Ter opiniões e depoimentos;
  • Criar conteúdo utilizando fontes confiáveis e pedir aos especialistas que revisem seus artigos. E então, mostre aos seus visitantes que isso foi feito.

Isso mostra que você está levando seu site a sério e tem o objetivo de fornecer a melhor fonte de informação.

Otimizando para Dispositivos Móveis

A compatibilidade com dispositivos móveis é uma parte essencial para oferecer uma ótima experiência ao usuário. Seu site precisa ser fácil para os usuários usarem em qualquer dispositivo.

Você precisa ter um site responsivo, com tamanho de texto legível em qualquer dispositivo, conteúdo que não seja mais largo que a tela e que haja espaço suficiente entre os elementos clicáveis.

Lembre-se de que a experiência do usuário desempenha um papel muito importante em SEO. Se você deseja se destacar em SEO, precisa garantir que suas práticas de UX estejam no ponto.

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