Pesquisas Sem Clique: Desafio ou Oportunidade?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Se você segue as tendências de marketing e SEO de perto, provavelmente notou alguma preocupação em relação às pesquisas sem clique.
As pesquisas sem clique acontecem quando um usuário encontra a resposta à sua consulta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), em um snippet em destaque, e não precisa clicar no site que é a fonte dessa resposta.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os desafios que a Pesquisa Sem Clique está trazendo para o SEO e aprenda a utilizar essa tendência a favor do seu negócio.
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O que Significa Pesquisas Sem Clique
Se você quer um exemplo, abra um novo navegador e pesquise “que horas são em Pequim?”. Provavelmente, você verá uma caixa com a hora, data e fuso horário atuais de Pequim em seus resultados de pesquisa sem clicar em nenhum dos sites que otimizaram para as pesquisas de “que horas são”.
Isso também funciona com outros tipos de perguntas. Essas respostas diretas estão aparecendo cada vez mais para consultas informativas e transacionais.
Embora as buscas sem cliques possam ser convenientes e eficientes para os consumidores, alguns profissionais de marketing e criadores de conteúdo estão preocupados com a possibilidade de os mecanismos de busca “roubarem” seu tráfego, inserindo conteúdo e informações na própria SERP. E no celular, onde ocorre aquele tráfego intenso, as pesquisas sem cliques estão aumentando ainda mais rapidamente do que no computador.
Encarando as Pesquisas Sem Clique como Oportunidade
O aumento das pesquisas sem clique não é a sentença de morte para SEO ou Marketing de Conteúdo – é uma evolução da experiência de pesquisa do consumidor e é uma grande oportunidade para as empresas atenderem melhor as intenções de pesquisa dos usuários e fornecerem as respostas certas sobre sua marca no momento da intenção.
Os grandes objetivos da publicidade sempre foram criar consciência, aumentar a exposição e compartilhar informações.
As informações ricas que aparecem nos resultados do Google podem ser consideradas como anúncios em outdoors ou menções na imprensa, mais difíceis de rastrear do que o tráfego do site, mas ainda assim estão expondo sua marca a um público, criando familiaridade e compartilhando informações. As marcas que encontrarem formas de se beneficiar desse tipo de exposição na SERP, mesmo sem um clique, serão as que ganharão com essa nova forma de SEO on-SERP.
Como Otimizar para Pesquisas Sem Cliques
Dada a alta porcentagem de pessoas que preferem encontrar suas informações por meio da SERP em vez de clicar, você deve apelar para esse tipo de usuário. Afinal, mesmo que esses usuários não sejam visitantes do site, ainda são seus clientes.
Para fazer isso, você precisará criar e otimizar o conteúdo do seu site de forma que todas as informações relevantes apareçam na SERP sem a necessidade dos usuários clicarem no seu site.
Estruture seus Dados
Você provavelmente já sabe como os dados estruturados são importantes para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo de suas páginas. A otimização para fornecer respostas diretas na SERP requer estruturar o máximo possível de informações sobre sua marca.
Isso permite que a IA que fundamenta os algoritmos do mecanismo de pesquisa e outros serviços de descoberta identifiquem respostas relevantes de sua marca para as perguntas que seus clientes atuais e potenciais estão fazendo na pesquisa.
Otimize o Conteúdo Dentro e Fora do Site
Ao criar conteúdo – seja postagens de blog, vídeos, gráficos, fotos ou tabelas – que fornece respostas às perguntas que seus clientes estão fazendo em seus canais de marketing, você pode aumentar a quantidade de posições que sua marca ocupa nas páginas de resultados de pesquisa relevantes.
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