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Geracao De Leads

O que Significa Geração de Leads no Marketing Digital?

A geração de leads é o processo de gerar interesse na marca, nos produtos ou nos serviços de uma empresa usando estratégias de marketing digital. A geração de leads é um processo essencial tanto para empresas business-to-business (B2B) quanto para as business-to-consumer (B2C).

Mas muitas pessoas ainda não compreendem o conceito de “lead” e a importância de trabalhar esse aspecto do marketing digital.

Continue a leitura e compreenda quando um visitante do seu site se transforma em um Lead e como fazer isso acontecer em sua estratégia digital.

O que é um Lead?

Um ‘lead’ geralmente é alguém que demonstrou interesse em sua empresa. Você pode ter muitos visitantes, mas se não tiver o contato dessas pessoas, não terá um lead.

Portanto, um lead é alguém que mostrou algum interesse na sua solução, fazendo qualquer tipo de contato com você e lhe dando um e-mail e um nome (ou qualquer outro canal aberto de comunicação, como número de telefone). É possível converter visitantes em leads por meio de:

  • Preencher um formulário em seu site;
  • Baixar um e-book ou qualquer conteúdo do seu site;
  • Iniciar uma conversa na sua caixa de entrada, chat ou página de contato;
  • Ligar diretamente para sua empresa;
  • Visitar sua empresa fisicamente.

Diferentes Tipos de Leads

Nem todos os leads são iguais. Existem diferentes tipos de leads que interagem de maneira diferente com a sua empresa. É importante conhecê-los para desenvolver uma estratégia de atração diferente para cada tipo.

Leads Qualificados de Marketing

Leads qualificados de marketing são aqueles contatos que se envolveram com seus ativos de marketing, mas ainda não estão totalmente prontos para comprar. Um bom exemplo de lead qualificado de marketing é um contato que preencheu um formulário em sua página de destino para receber uma informação, como para realizar o download de um e-book.

Leads Qualificados de Vendas

Leads qualificados de vendas são os contatos que realizaram uma ação. Isso significa que os usuários demonstraram um interesse mais firme em se tornar um cliente pagante de sua empresa. Um exemplo de lead qualificado de vendas seria um contato que preencheu um formulário em seu site para fazer uma pergunta específica sobre seu(s) produto(s) e/ou serviço(s).

Leads Qualificados para Serviço

Os leads qualificados de serviço podem ser categorizados como os contatos que expressaram interesse em se tornar um cliente pagante para sua equipe de atendimento ao cliente. Nesse momento, o representante de atendimento ao cliente conectaria esse cliente ao gerente de conta ou representante da equipe de vendas apropriado.

Leads Qualificados de Produto

Leads qualificados de produto são os contatos que usaram fisicamente seu(s) produto(s) e realizaram ações que mostram um forte nível de interesse em se tornar um cliente pagante.

Esses tipos de leads podem ser acessados ​​facilmente por empresas que oferecem um teste experimental do produto, como um teste gratuito de 14 dias do seu software ou um passe VIP de 10 dias para a área de descontos do seu site. Um exemplo de lead qualificado de produto pode ser um cliente que usa a versão gratuita do seu produto, mas frequentemente pergunta sobre os recursos que só estão disponíveis mediante pagamento.

Marketing de Geração de Leads

A geração de leads é dividida em conjuntos de atividades de marketing que correspondem aos estágios da jornada do comprador, começando com a geração de tráfego, convertendo visitantes em leads e, por fim, convertendo esses leads em clientes.

É importante construir uma estratégia de marketing digital que agregue valor ao comprador por meio do processo de pesquisa, gerando não apenas tráfego, mas leads qualificados.

A seguir, oferecemos três dicas que o ajudarão na geração de leads de marketing digital.

Use o Marketing de Conteúdo

Se você ainda não começou a produzir conteúdo, esse deve ser um dos primeiros passos em sua estratégia de geração de leads. Poste notícias e dicas regularmente sobre o seu setor.

Além disso, produza guias extensos que os visitantes podem baixar em seu site. Isso permite que você colete dados de pessoas que baixam seus guias para que você possa mantê-los envolvidos compartilhando mais sobre seu produto ou serviço. Você pode até transformá-los em clientes.

Aproveite as Redes Sociais

A mídia social pode ser um canal poderoso para geração de leads. Para ter sucesso na obtenção de leads por meio da mídia social, você deve investir tempo e esforço na construção de um público engajado para que possa converter esses indivíduos em leads.

Otimize seu Site para SEO Local

A pesquisa orgânica é indiscutivelmente uma das estratégias de geração de leads de longo prazo mais valiosas. O SEO local permitirá que sua empresa se conecte à comunidade ao redor e ajudará os usuários a encontrá-lo quando você for mais necessário.

Como os dispositivos móveis continuam a dominar, o SEO local pode fazer uma grande diferença para atrair mais clientes à sua porta. Comece garantindo que seus dados estejam corretos em seu site e em listagens como o Yelp, Facebook e Google Meu Negócio.

Outra boa ideia é pedir aos clientes satisfeitos que deixem um comentário ou tornar muito mais fácil para os clientes fazerem comentários sobre sua empresa. Avaliações em plataformas de terceiros aumentam suas chances de ser encontrado por clientes em potencial qualificados sem ter que pagar um centavo!

Embora tenhamos mencionado apenas algumas estratégias de geração de leads, seja qual for a que você escolher para experimentar a seguir, certifique-se de continuar testando. Isso ajudará você a obter uma compreensão profunda de como criar estratégias e implementar campanhas de marketing digital de forma eficaz para aumentar os resultados financeiros.

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