Entender o caminho denominado Jornada do Consumidor envolve compreender os hábitos de compra de seu público-alvo on-line, determinar como eles encontram seu site, entender os padrões de comportamento enquanto fazem compras e analisar o processo de checkout e de pagamento.

O segredo do sucesso em vendas é ajudar o cliente a encontrar exatamente o que ele procura e, em seguida, orientar o processo de compra de uma forma que minimize o esforço e a confusão, e maximize a receita.

Continue a leitura e compreenda como funciona a Jornada do Consumidor, suas etapas e aprenda a utilizar estes conceitos na estratégia de marketing em seu negócio.

Jornada do Consumidor - Como Funciona e sua Importância

Em que Consiste a Jornada do Consumidor

Um conjunto padrão de personas de marketing cobrirá uma vasta gama de tipos demográficos e de usuários com foco em coisas, como onde moram, sua renda e muito mais.

As jornadas do consumidor, por outro lado, se concentram exclusivamente em como o usuário se envolve com seu site. É uma caminhada na pele do usuário, por assim dizer – desde sua pesquisa on-line por seu tipo de produto, marca ou categoria, até suas páginas de destino, carrinhos de compras, processo de checkout e parceiros de pagamento.

Ao analisar cada interação on-line como uma única etapa em uma jornada mais longa, você pode descobrir pontos de atrito no processo de conversão, bem como identificar áreas de oportunidade para melhorar a experiência do usuário.

Somente por meio da pesquisa da jornada do consumidor você pode projetar e construir um site otimizado para conversão. E essa pesquisa deve ocorrer no início do processo de design do seu site.

Como parte de um processo de design bem definido, você deve reunir detalhes sobre seu público-alvo para alinhar sua estratégia on-line com as necessidades de seus usuários.

Fases da Jornada do Consumidor

A jornada que seus consumidores percorrem se dividem em três fases distintas:

Entrar / Descobrir

A primeira etapa na jornada do consumidor pelo seu site começa fora dele. Antes mesmo de chegar ao seu site, o consumidor está visitando o Google e procurando, especificamente, por seu produto ou categoria. Isso significa que a primeira etapa da jornada do consumidor, normalmente, ocorre nos mecanismos de pesquisa.

Se você otimizou sua pesquisa (ou comprou anúncios para os termos de pesquisa especificados), os leais à marca que procuram sua empresa, produtos, ou mesmo, a categoria ampla, encontrarão uma ou mais de suas páginas na lista de pesquisa do Google.

Caso tenha vários links na primeira página de resultados, lembre-se de que a jornada do consumidor varia de acordo com o link clicado.

Conheça / Considere

Depois de encontrar o que estão procurando nos motores de busca (e com sorte clicando!), os consumidores chegarão a uma página de destino associada a esse link.

No entanto, é importante perceber que nem toda jornada do consumidor começa na página inicial. À medida que você obtém mais tráfego de fora do seu site, pode descobrir que a primeira vez que um consumidor se envolve com sua marca pode ser em um nível mais profundo em seu site do que você pensa.

O consumidor, neste momento, está procurando por conteúdo educacional que construa confiança. É importante garantir que cada página de destino em potencial ofereça oportunidade para um envolvimento maior.

Compre / Entre em Contato

A fase final da jornada do consumidor é o processo de pagamento ou a ligação para agendar uma consulta ou uma visita. Entender como os consumidores de seu site se comportam diante de uma opção de pagamento ou de outra forma de conversão, é extremamente importante para atingir seu objetivo on-line.

Analisando a Jornada do seu Consumidor

Analisando dados de tráfego, entendendo os dados demográficos existentes dos visitantes, conduzindo pesquisas e testes do usuário, e participando da avaliação do mundo real de seu site atual, você pode pintar um quadro da atividade do usuário no mundo real, ao longo de suas jornadas de consumo.

Conforme você detalha o caminho de um usuário que vem de uma pesquisa orgânica do Google e chega a uma página de categoria em seu site, considere suas opções nesta página. Veja se essas escolhas se alinham com sua estratégia geral.

Se você tem foco na marca ou no marketing de conteúdo, forneça ao usuário conteúdo envolvente, vídeos, conteúdo gerado pelo usuário e muito mais. Se você está focado em impulsionar as vendas, envolva o usuário com linhas de produtos, conteúdo comprável, ofertas “mais um” e conteúdo semelhante. Detalhar esta jornada do ponto de entrada ao final é uma maneira simples de refinar a experiência.

Compreender a jornada do consumidor é um elemento importante de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Para aumentar a receita, as taxas de conversão e o valor médio do seu cliente, conte com o apoio da equipe da iT9 Marketing Digital. Conheça o nosso sucesso!

Referência: eBusiness Institute

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