Google Meu Negócio – O Maior Impulsionador do seu SEO Local

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O Google Meu Negócio (do inglês Google My Business – GMB) é uma ferramenta gratuita, cujo objetivo é ajudar empresas a obterem maior visibilidade na Página de Pesquisa Google.

Neste artigo, veja como o uso do Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa a se destacar em relação às concorrentes.

Benefícios do Google Meu Negócio

A maioria dos usuários começa a jornada do cliente na Pesquisa Google, especialmente ao procurar empresas locais para serviços. Entretanto, embora o GMB seja mais voltado para empresas locais, ele pode oferecer benefícios exclusivos também para outros tipos de empresas.

O GMB trabalha em conjunto com o site da sua empresa para dar aos compradores acesso às informações que desejam encontrar, como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Avaliações.

As listagens do GMB têm como objetivo exibir todas as informações que os compradores precisam para restringir sua pesquisa e decidir se uma empresa pode atender às suas necessidades de compras específicas.

Como as páginas do GMB contêm e exibem todas as informações que um comprador pode precisar, otimizar seu perfil para fornecer exatamente isso é uma das melhores estratégias de marketing digital.

A seguir, conheça algumas das maneiras como as páginas do Google Meu Negócio ajudam seus esforços de marketing digital:

Suas Informações Comerciais Simplificadas

Uma página do GMB organizada torna mais fácil para os clientes encontrarem as informações básicas que precisam para fazer uma visita. As páginas do GMB listam endereço, números de telefone, site e horário de funcionamento de cada empresa.

Dados e Percepções do Público

Mais informações dos seus clientes e público-alvo nunca é uma coisa ruim. O Google coleta informações e comportamento de pesquisa do usuário, e os exibe para sua edificação.

Esses insights podem fornecer dados poderosos sobre como as pessoas encontram sua empresa, quais produtos estão atraindo seu interesse e quais tendências do setor você pode usar a seu favor.

Conexão com o AdWords

Uma estratégia de SEO forte pode ajudá-lo a se classificar bem durante pesquisas de negócios locais, mas mesmo as estratégias de SEO mais sólidas são complementadas por um plano de PPC altamente especializado.

A página GMB da sua empresa pode ser vinculada à sua campanha do AdWords e seus anúncios serão exibidos com um link para o seu local físico. Isso também pode exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa do Google Maps.

Como as Páginas do Google Meu Negócio são Classificadas

Assim como os sites padrão são classificados nos resultados de pesquisa do Google, as páginas do GMB também são classificadas nos resultados de pesquisa e no Google Maps. A diferença é que as classificações das páginas do GMB são orientadas por fatores específicos da pesquisa local. Os principais fatores de classificação para as páginas do GMB são:

  • Relevância;
  • Distância;
  • Destaque.

A relevância está relacionada a quão bem sua empresa se encaixa na intenção de pesquisa do comprador. Isso significa que um usuário que pesquisar “creche para cães” verá sua empresa de canil nos resultados de pesquisa locais, mas quem estiver procurando por “muffins sem glúten”, não verá. Naturalmente, a relevância é um fator extremamente importante para todas as pesquisas e o local não é exceção.

O próximo fator de classificação local primário usado pelo GMB é a distância. Obviamente, nas buscas locais, a distância é um dos detalhes mais importantes. Os compradores realizam pesquisas locais porque desejam fazer negócios a uma certa distância. Se sua empresa está fora dessa distância, você não deve esperar uma classificação.

O terceiro fator do ranking do GMB é a proeminência. Proeminência significa a atividade em torno de seu negócio. O seu negócio é integrante da comunidade, com vários depoimentos, eventos patrocinados, artigos, etc? Nesse caso, as chances são de que seu destaque já seja relativamente alto.

Caso contrário, obter links de boa qualidade para o seu site é uma das táticas para melhorar a sua classificação de SEO. Você também pode fazer atualizações regulares e otimização em seu GMB para manter os algoritmos (e usuários) do Google cientes de que seu negócio está funcionando.

Como acontece com todas as suas melhores soluções de marketing digital, sua página do GMB não deve ser preenchida e depois esquecida. O Google constantemente faz  alterações e atualizações nas páginas do GMB, e é importante manter-se atualizado.

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