Teste A/B – Porque e Como Fazer

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Teste A/B (também conhecido como teste de divisão ou bucket) se trata de uma maneira de analisar e melhorar os resultados de desempenho relacionados às estratégias de Marketing Digital. E para saber como e porque isso acontece, continue acompanhando este artigo.

O que é o Teste A/B?

Ao pensarmos em estratégias ideais para cada tipo de empresa, precisamos levar em consideração diversas variantes que influenciam nas escolhas a serem feitas. E uma forma de analisar cada característica fundamental para investir na melhor opção é por meio do Teste A/B, em que o tráfego de uma página é dividido em duas versões (atual e modificada) e, em seguida, analisada para saber em qual delas há um melhor desempenho em geral.

Sendo assim, são testados formatos, imagens, cores, botões, títulos, horários e datas de publicação, CTA, o tipo de linguagem que melhor se adequa e possibilita a otimização de determinada estratégia a longo prazo, entre outras variáveis que possam promover melhoras significativas para o site do seu negócio.

Por isso, o Teste A/B é indicado quando há mudança no design do site; alteração de serviço, plugin ou recurso; mudança nos preços e oscilações fora do comum. E igualmente tendem a ser comumente analisadas as taxas de:

  • Cliques: para calcular se os visitantes têm mais chances de clicar mais em determinados links do próprio site, anúncio ou da página pertencente ao Teste;
  • Conversão: validar a possibilidade de converter mais visitantes em leads em comparação com a estratégia usada;
  • Rejeição: verificar a mudança de comportamento das pessoas que acessam a página e observar se pretendem permanecer por mais tempo no site, blog ou e-commerce.

Assim como é voltado para entender o tráfego da página (visualizações e visitantes únicos), engajamento (tempo investido, páginas visitadas), tendência de desempenho com o passar do tempo, entre outros fatores dentro da área de Marketing Digital.

Por que Funciona?

Um dos motivos pelo qual o Teste A/B funciona quando a empresa deseja otimizar alguma métrica, tais como acessos, cliques e geração de leads, é porque a análise é feita com base em dados e feedbacks, e de modo que fatores externos não influenciem na mensuração das informações coletadas, por exemplo.

Logo, a ferramenta que necessita de um volume considerável de acessos para que funcione adequadamente tende a ser utilizada em variados canais de comunicação, sendo os mais comuns os anúncios (Google Ads e mídias sociais), E-mail Marketing, Landing Pages, páginas de sites, entre outros em que possa ser aplicado.

Como Fazer o Teste A/B

Primeiramente, é preciso se atentar à quantidade de tempo ou de vezes em que o Teste deve ser aplicado. Para isso, há a possibilidade de estipular metas e observar qual se aproxima primeiro, ou do chamado intervalo de confiança, que indica a probabilidade da variação entre o controle e o experimento representar os números próximos aos reais, ou seja, entre 95% e 99%.

Em seguida, fundamentalmente, cada alteração ou variável precisa ser analisada de forma individual para que os números sejam devidamente observados e seja possível estar ciente de que pertencem a determinado fator.

Outros pontos que precisam ser providenciados incluem a determinação do tamanho do experimento e a divisão de grupos para análise de amostra para ter certo controle sobre o público, de preferência que seja igual, e conseguir resultados conclusivos.

Logo, ao providenciar as etapas a seguir para que o Teste A/B possa ser aplicado, consegue analisar ou confirmar as suspeitas sobre a performance do site:

  1. Medir e revisar a linha de base do desempenho;
  2. Estipular uma meta de teste com base na fase anterior;
  3. Desenvolver uma hipótese sobre a forma como o Teste aumenta o desempenho;
  4. Identificar os alvos ou locais do Teste;
  5. Criar as versões A e B;
  6. Usar uma ferramenta de controle de qualidade com o intuito de validar a configuração;
  7. Colocar o Teste em prática;
  8. Acompanhar e verificar os resultados;
  9. Aplicar as estratégias e variantes que melhor se adequam à experiência do usuário.

Mas isso não precisa ser uma preocupação! Entre em contato com a iT9 Marketing Digital que possui as ferramentas mais indicadas para realizar os testes necessários e auxiliar nas estratégias mais indicadas para a sua empresa.

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