O que Significa Taxa de Rejeição? Qual Sua Importância?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
A Taxa de rejeição é uma das métricas mais analisadas em um site. Ela indica a porcentagem de visitantes que saem do site sem ao invés de permanecerem nele e de interagirem de maneira significativa.
Continue a leitura e compreenda mais profundamente a definição da Taxa de Rejeição e como ela pode impactar SEO do seu site.
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Em que Consiste a Taxa de Rejeição
A definição de “taxa de rejeição”, de acordo com o Google , é a seguinte:
“Taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do site na página de entrada sem interagir com o site).”
Tornando um pouco mais simples, a taxa de rejeição é definida como a porcentagem de visitantes do site que não permanecem no seu site, ou seja, eles saem sem acessar novas páginas ou interagir com o conteúdo.
Qual a Importância?
Uma taxa de rejeição mais alta indica que seu site não conseguiu capturar o interesse do usuário, assim como sua permanência. Isso pode afetar negativamente suas conversões e a pontuação de SEO do seu site, pois indica que os usuários não estão se engajando com seu conteúdo.
Um visitante pode sair de seu site clicando em um link de um outro site, no botão Voltar para sair de seu site, fechando a janela / guia aberta, digitando um novo URL ou devido a um tempo limite de sessão (causado por erros na hospedagem web).
A alta taxa de rejeição é um dos assassinos de conversão mais comuns. Se a maioria de seus usuários está abandonando seu site na primeira página, você não tem a chance de convertê-los em pacientes ou em clientes.
Taxa de Rejeição Ideal
A taxa de rejeição ideal se enquadra na faixa de 26% a 40%. Uma taxa de rejeição média estaria na faixa de 41% a 55% e uma taxa de rejeição alta se encontra na faixa de 56% a 70%
No entanto, é importante ressaltar que esses números podem variar significativamente dependendo do nicho do site. Por exemplo, blogs informativos podem ter taxas mais altas devido à natureza do conteúdo, enquanto sites de e-commerce tendem a buscar taxas mais baixas, já que o objetivo é reter o visitante por mais tempo.
Como Reduzir a Taxa de Rejeição?
É importante considerar os fatores que podem afetar negativamente a métrica, tais como:
- Conteúdo de baixa qualidade;
- Carregamento lento das páginas;
- Páginas com erros técnicos,
- Plug-ins desnecessários.
- Para reduzir a taxa de rejeição, identificar e corrigir os problemas com suas páginas de destino é essencial.
Veja a seguir alguns fatores que afetam essa métrica e como reduzir sua taxa de rejeição.
Forneça uma Melhor Experiência ao Usuário
A experiência do usuário é a sensação geral de um usuário enquanto ele interage com seu site. Uma boa experiência do usuário é quando ele acha um site não apenas fácil de navegar, mas também agradável; um design claro, menus fáceis de usar e uma navegação fluida são essenciais.
Criar um site utilizável, que tenha a mesma aparência em todas as plataformas e dispositivos é o primeiro passo nessa direção. Observe cuidadosamente como seus usuários se comportam e o que influencia suas decisões.
Melhore a Velocidade do Seu Site
Os usuários formam sua opinião sobre o site em segundos, assim decidem sobre sua permanência em um site. Você não quer perder esse tempo mostrando a eles uma página em branco carregando scripts e baixando conteúdo.
Um atraso de um segundo pode custar 7% das vendas, 11% menos visualizações de página e uma diminuição de 16% na satisfação do cliente.
O tempo de carregamento é crucial. Sites que carregam em menos de 2 segundos têm 20% mais chances de manter o visitante. Otimize imagens, minimize scripts e certifique-se de contratar uma hospedagem de qualidade, para acelerar seu site.
Planeje uma Estratégia de Conteúdo Consistente
Embora muitos especialistas em marketing recomendem que você experimente diferentes estratégias de conteúdo, também há algo a ser dito sobre um plano de conteúdo consistente.
Manter uma estratégia de conteúdo consistente é fundamental. Publique regularmente conteúdo valioso e relevante para mostrar sua autoridade e manter os visitantes engajados.
Ao fornecer conteúdo que será visto como informação valiosa e especializada, seus clientes em potencial poderão ver o conhecimento e a experiência que você adquiriu em seu campo.
Considere a Legibilidade do Seu Site
Garanta que o texto em seu site possa ser lido facilmente em todos os dispositivos. Seu texto não deve ser muito pequeno, porque os usuários terão que apertar os olhos ou aumentar o zoom para lê-lo. Use tamanhos de fontes grandes o suficiente em telas menores.
Tipografia e legibilidade não se limitam apenas a escolher o tamanho e a cor da fonte. Você também precisa se certificar de que o texto em seu site está bonito. Deve haver espaçamento de linha, preenchimento e margens suficientes para fazer o texto parecer limpo e bonito.
Outros pontos importantes a considerar são a linguagem e o estilo que você escolhe para usar em seu site. Use uma linguagem fácil de entender em um tom normal de conversação.
Mostre Sua Credibilidade
Os consumidores estão ficando mais atentos a cada dia. Isso significa que eles passam por um exame cuidadoso de uma oferta antes de se decidirem. Após a avaliação inicial de seu produto, os consumidores rapidamente olham ao redor para descobrir o quão confiável é seu site.
Um novo usuário não sabe o quão bom é o seu serviço e que tipo de reputação você conquistou. Assim, é importante exibir com orgulho seus prêmios, certificações e índices de qualidade. Torne seu site seguro e exiba selos de segurança.
Adotando essas estratégias, você pode reduzir a taxa de rejeição e melhorar o engajamento e as conversões do seu site. Se precisar de assistência na implementação dessas melhorias, entre em contato conosco para uma análise personalizada e descubra como podemos otimizar seu site para melhores resultados.
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Artigo Publicado em: 9 de nov de 2020 e Atualizado em: 23 de set de 2024