O que Significa Taxa de Rejeição? Qual Sua Importância?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Taxa de rejeição é uma das métricas mais analisadas em um site. Em seu sentido mais básico, uma taxa de rejeição representa a porcentagem de visitantes que entram e saem do site ao invés de permanecerem nele e de interagirem de maneira significativa.
Continue a leitura e compreenda mais profundamente a definição da Taxa de Rejeição e como ela afeta o SEO do seu site.
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Em que Consiste a Taxa de Rejeição
A definição de “taxa de rejeição”, de acordo com o Google , é a seguinte:
“Taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do site na página de entrada sem interagir com o site).”
Tornando um pouco mais simples, a taxa de rejeição é definida como a porcentagem de visitantes do site que clicam no botão Voltar ou saem de seu site sem visitar nenhuma página diferente da que eles acessaram primeiro.
Qual a Importância?
Uma taxa de rejeição mais alta indica que você não conseguiu convencer o usuário a ficar e a agir de acordo com sua frase de chamariz.
Um visitante pode sair de seu site clicando em um link para um site diferente, no botão Voltar para sair de seu site, fechando a janela / guia aberta, digitando um novo URL ou devido à um tempo limite de sessão (causado por erros na hospedagem web).
A alta taxa de rejeição é um dos assassinos de conversão mais comuns. Se a maioria de seus usuários está abandonando seu site na primeira página, você não tem a chance de convertê-los em pacientes ou em clientes.
Como Reduzir a Taxa de Rejeição?
Identificar e corrigir os problemas com suas páginas de destino podem facilmente corrigir seu problema de alta taxa de rejeição. Veja a seguir alguns fatores que afetam essa métrica e como reduzir sua taxa de rejeição.
Forneça uma Melhor Experiência ao Usuário
A experiência do usuário é a sensação geral de um usuário enquanto ele interage com seu site. Uma boa experiência do usuário é quando ele acha um site não apenas fácil de navegar, mas também agradável.
Criar um site utilizável, que tenha a mesma aparência em todas as plataformas e dispositivos é o primeiro passo nessa direção. Observe cuidadosamente como seus usuários se comportam e o que influencia suas decisões.
Melhore a Velocidade do Seu Site
Os usuários decidem sobre sua permanência em um site nos primeiros segundos. Você não quer perder esse tempo mostrando a eles uma página em branco carregando scripts e baixando conteúdo.
Um atraso de um segundo pode custar 7% das vendas, 11% menos visualizações de página e uma diminuição de 16% na satisfação do cliente.
Para acelerar seu site, você deve otimizar suas imagens, adicionar armazenamento em cache e considerar a mudança para um provedor de hospedagem mais rápido.
Planeje uma Estratégia de Conteúdo Consistente
Embora muitos especialistas em marketing recomendem que você experimente diferentes estratégias de conteúdo, também há algo a ser dito sobre um plano de conteúdo consistente.
Ao fornecer conteúdo que será visto como informação valiosa e especializada, seus clientes em potencial poderão ver o conhecimento e a experiência que você adquiriu em seu campo.
Com o tempo, publicar regularmente conteúdos úteis e informativos pode trazer ao seu negócio mais consultas e taxas de conversão mais altas.
Considere a Legibilidade do Seu Site
Você precisa ter certeza de que o texto em seu site pode ser lido facilmente em todos os dispositivos. Não deve ser muito pequeno ou os usuários terão que apertar os olhos ou aumentar o zoom para lê-lo. Use tamanhos de fontes grandes o suficiente em telas menores.
Tipografia ou legibilidade não se limitam apenas a escolher o tamanho e a cor da fonte. Você também precisa se certificar de que o texto em seu site está bonito. Deve haver espaçamento de linha, preenchimento e margens suficientes para fazer o texto parecer limpo e bonito.
Outros pontos importantes a considerar são a linguagem e o estilo que você escolhe para usar em seu site. Use uma linguagem fácil de entender em um tom normal de conversação.
Mostre Sua Credibilidade
Os consumidores estão ficando mais atentos a cada dia. Isso significa que eles passam por um exame cuidadoso de uma oferta antes de se decidirem. Após a avaliação inicial de seu produto, os consumidores rapidamente olham ao redor para descobrir o quão confiável é seu site.
Um novo usuário não sabe o quão bom é o seu serviço e que tipo de reputação você conquistou. Assim, é importante exibir com orgulho seus prêmios, certificações e índices de qualidade. Torne seu site seguro e exiba selos de segurança.
Estas dicas podem lhe ajudar a reduzir sua taxa de rejeição, a aumentar o engajamento e as conversões. Se você precisa de ajuda para implementar esses recursos em seu site, entre em contato com nossa equipe. Conheça o nosso sucesso!
Referência: Google Analytics