Conheça os Diferentes Tipos de Palavras-Chave

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No marketing digital e SEO, as palavras-chave desempenham um papel fundamental para conectar empresas e consumidores. Existem diferentes tipos de palavras-chave, cada uma com suas características e funções específicas nas estratégias de SEO. Entender seus tipos é importante para atrair o público certo e melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca.

Neste artigo, saiba mais sobre os principais tipos de palavras-chave e como utilizá-las.

O que são Palavras-chave no SEO?

As palavras-chave são um instrumento de pesquisa on-line que, por meio de termos compostos de uma ou mais palavras, ajudam os usuários da internet a encontrar o que procuram de modo mais específico.

Quando você pesquisa uma palavra no Google, ele mostra uma lista de sites que contém esta palavra em destaque, assim facilitando a localização de informações.

Importância das Palavras-chave

O Google prioriza a relevância do conteúdo por meio de uma avaliação das estratégias de SEO para determinar quais páginas devem ser classificadas nas primeiras posições nos resultados de busca. E as palavras-chave são uma parte fundamental dessas estratégias de SEO.

Assim, ao publicar conteúdo de qualidade e usar as palavras-chave de forma adequada, um site tem mais chances de ser bem classificado pelo Google.

Uma escolha cuidadosa de palavras-chave para criar conteúdo pode aumentar o número de acessos ao seu site, além de ajudar as pessoas a encontrarem mais rapidamente o conteúdo que procuram.

Quais São Os Tipos de Palavras-chave?

Existem diferentes tipos de palavras-chave, que são usados em casos específicos e são mais coerentes e benéficas para cada tipo de situação. Saiba quais são elas:

  • Palavra-chave primária;
  • Palavra-chave relacionada;
  • Palavra-chave de cauda longa;
  • Palavra-chave de cauda curta;
  • Palavra-chave navegacional;
  • Palavra-chave informacional,
  • Palavra-chave transacional.

É importante saber a finalidade de cada uma delas, para poder usufruir de seus benefícios:

Palavra-chave Primária

A palavra-chave primária é o termo ou a palavra principal que será usada no artigo. Para defini-la é preciso uma busca cuidadosa sobre os termos mais pesquisados e sobre sua relevância no marketing digital.

Normalmente, este tipo de palavra-chave está presente no título, nos subtítulos e ao decorrer do texto (no corpo). Por mais que seja preciso usá-la ao decorrer do texto, o excesso delas atrapalha a leitura do artigo pelo algoritmo do Google.

Palavra-chave Relacionada

São variações, sinônimos ou termos relacionados à palavra-chave principal do artigo.

Essas variações ajudam a construir um contexto para o artigo e a diversificar as explicações sobre um assunto sem ficar repetitivo devido ao uso do mesmo termo.

Pode ser útil para os usuários que buscam por um assunto mas não sabem qual é o seu termo principal. Uma pessoa pode buscar por “links patrocinados” e aparecerem resultados com a palavra-chave “PPC (pagamento por clique)” visto que, os dois termos estão relacionados e muitos sites usam ambos no mesmo artigo.

Palavra-chave de Cauda Longa (Long tail)

As palavras-chave de cauda longa são termos extremamente específicos, que possuem mais de três ou quatro palavras. Elas têm um baixo volume de pesquisa mas baixa concorrência. Assim, é mais fácil classificá-las em boas posições no Google.

Um exemplo de palavra-chave de cauda longa é “Marketing digital para empresa de produção de biscoitos”.

Por serem mais específicas, elas são mais eficazes para direcionar o tráfego qualificado, ou seja, pessoas realmente interessadas naquele assunto específico, apesar de o número de visitas ser menor.

Ao usar palavras-chaves genéricas que atraem o interesse de muitas pessoas para o seu artigo, ele terá mais chances de se perder em meio aos concorrentes.

Palavra-chave de Cauda Curta (head tail)

São frases curtas com no máximo duas palavras. Por possuir um tamanho “pequeno”, suas intenções de pesquisas são mais amplas com altos volumes de pesquisa.

Por serem genéricas e sem especificações, possuem um número maior de concorrentes. Assim, ao utilizá-las, pode ser mais difícil conseguir posicionar seu artigo no topo dos mecanismos de busca.

Por exemplo, ao pesquisarmos a palavra “SEO” no Google, veremos que irá aparecer diversos sites e artigos falando sobre algo que envolva SEO, como agências, o que é, otimização, como usar, entre outros; isso acontece porque não especificamos o que queremos saber sobre o SEO, assim os resultados serão mais diversos.

Palavra-chave Navegacional

Elas são usadas quando os usuários da internet já sabem onde encontrar uma informação ou querem procurar em algum lugar específico, como redes sociais ou sites específicos. Também usada para redirecionar para a página desejada.

Muitas dessas palavras usadas são Facebook, Youtube, Instagram, entre outras páginas. Quando querem buscar algo dentro do site ou sobre, é normal ser “Grupo de marketing no Facebook”, ou “Valores do Youtube Premium”.

É importante sua empresa ou marca criar suas próprias palavras-chave para facilitar o acesso pela internet e possuir maior tráfego.

Palavra-chave Informacional

Palavras-chave informacionais são as mais buscadas e usadas na internet pelas pessoas. Sua função principal é informar e buscar informações sobre algo.

Quando as pessoas estão com dúvidas sobre como fazer algo, procedimentos, informações de pessoas e diversas coisas, este tipo de palavras-chave é usada. Um exemplo pode ser quando os usuários da internet pesquisam “Como fazer artigos para o blog?” Esta é uma dúvida muito comum e esta pesquisa provavelmente irá mostrar muitas soluções aos usuários.

Palavra-chave Transacional

São as palavras que possuem maior intenção de compra ou venda. Estas palavras podem ser usadas em anúncios, páginas de compras ou sites em que é possível vender ou comprar. Sites onde esse não é o foco principal são as redes sociais (ex: Facebook).

Estas palavras apresentam-se como “comprar”, “vender”, “à venda”, “vende” e “preço”. Normalmente as pesquisas são realizadas de forma simples, “Preço do celular X” e “Carro à venda” são exemplos.

Como Escolher as Palavras-chave Certas?

Usar as palavras-chave certas tem um peso enorme em suas estratégias de marketing digital e não saber administrar o uso das palavras pode afetar o tráfego do seu site.

Para conseguir usar os termos corretos, é muito importante conhecer o seu público-alvo e direcionar a produção de conteúdo da sua página a ele; assim você pode entregar o que eles querem e obter o resultado esperado.

Onde Usar Palavras-chave?

Saber onde usar os termos num artigo é muito importante para ele ser bem ranqueado. Muitos cometem o erro de repetir diversas vezes a palavra-chave principal mesmo ela possuindo outros sinônimos. E isso prejudica o SEO do texto e a experiência do usuário.

Lembre-se de apenas repetir a palavra-chave quando não há um outro termo que a substitua perfeitamente. E com estas dicas, você pode desenvolver conteúdo que beneficie tanto a empresa ou marca quanto os usuários e consumidores, criando um relacionamento mais duradouro com seu público-alvo.

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