Como Divulgar Sua Loja Virtual. Os clientes nem sempre são fáceis de envolver. É preciso persistência e uma variedade de estratégias de marketing para atingir seu público e aumentar as vendas.

A alternativa de atacar os clientes com marketing agressivo de uma só vez oprime os compradores ou pior ainda, os irrita. Em vez disso, o marketing eficaz se resume a atingir o público repetidamente ao longo do tempo para construir familiaridade e, eventualmente, incentivar as compras.

Mas é possível promover sua loja com uma estratégia de marketing diversificada. Continue a leitura e saiba mais.

Como Divulgar Sua Loja Virtual

Como Divulgar Sua Loja Virtual

Existem muitas técnicas para direcionar tráfego para seu site:

Redes Sociais

O marketing de mídia social tem tudo a ver com consistência – postar regularmente em horários adequados às programações de seus clientes permite que você alcance e envolva os compradores com frequência.

Escolha as plataformas de mídias sociais favoritas de seus clientes e compartilhe notícias e tendências relacionadas ao setor para manter suas contas informativas e úteis para os compradores.

Você também pode compartilhar links para seu site e produtos, mas não sobrecarregue os clientes com anúncios diretos. O excesso de autopromoção torna sua conta de mídia social menos valiosa e útil para os compradores. A proporção recomendada é de 80/20 – 80% das notícias da indústria e 20% de divulgação de seu site e produtos.

Publicidade PPC

PPC significa pay-per-click, um tipo de marketing em que as empresas pagam por clique que seu anúncio recebe. A publicidade PPC permite que você avalie se as campanhas são econômicas, comparando os custos do anúncio com a quantidade de tráfego e de vendas geradas pelo anúncio.

O tipo mais comum de PPC é a publicidade em mecanismos de pesquisa, sendo o Google AdWords o mais popular.

A publicidade em mídia social também utiliza modelos PPC. Os anúncios aparecerão no feed ou na linha do tempo de um usuário, dependendo da plataforma, e você paga por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões). Facebook, Instagram e LinkedIn são exemplos de canais de mídias sociais que utilizam esse modelo de publicidade paga.

Com o PPC você deve testar e melhorar suas campanhas continuamente, para garantir que o dinheiro dos cliques está sendo gasto com sabedoria para gerar mais tráfego e vendas.

Parcerias

Gere burburinho em sua loja ao fazer networking com os principais participantes do seu setor. Entre em contato com blogs para ver se eles gostariam de avaliar seus produtos ou site, em uma postagem. Ao ter seu site apresentado em uma postagem em um site popular, você pode direcionar milhares de visitantes ao seu site de comércio eletrônico.

Você também pode entrar em contato e se conectar com influenciadores de mídias sociais em seu setor, que podem postar e compartilhar conteúdo sobre sua loja. Depois de identificar as contas de mídias sociais que têm uma grande quantidade de seguidores e são afiliadas ao seu setor, comece a interagir com elas regularmente:

  • Curtir seus perfis e páginas do Facebook;
  • Retweetar, curtir ou responder a tweets de grandes influenciadores, especialmente se eles forem sobre sua loja;
  • Comentar e agradecer aos influenciadores que retuitam suas postagens.

Tornar-se uma Loja Multicanal

Expanda o alcance de sua marca vendendo em vários canais, como Amazon e Mercado Livre.

Como os mercados tendem a obter maiores volumes de tráfego do que uma única loja online, vender em vários locais aumenta a visibilidade de sua loja e da marca online.

Cada canal tem um conjunto único de visitantes do site que, de outra forma, não teriam encontrado sua loja online.

Depois de expor esses clientes a seus produtos por meio de mercados, esses compradores são configurados para desenvolverem fidelidade à marca e explorarem mais seus produtos em sua loja online.

Estratégia de SEO

A desvantagem de vender em uma loja online é ter menos tráfego do que os principais mercados. Você tem que otimizar sua loja online para receber mais visitas, incorporando palavras-chave SEO em seus títulos e descrições de lista de produtos.

Você pode direcionar mais tráfego e aumentar as vendas para sua loja online, incluindo termos e frases pesquisados ​​com frequência em seu site.

Blog

Empresas de todos os setores lançaram blogs para fornecerem a seus compradores conteúdo valioso e construir confiança em sua marca. A promoção por meio de blogs está sempre em andamento, pois o conteúdo pode ser postado e compartilhado nas redes sociais, e direcionar o tráfego por meio de mecanismos de pesquisa.

Não sabe sobre o que escrever? Reúna as perguntas que os compradores fazem com frequência à sua equipe de atendimento ao cliente. Gere postagens que forneçam respostas para essas questões, para que os compradores possam retornar continuamente a elas quando enfrentarem problemas futuros.

Ao fazer um brainstorming de ideias para artigos, considere também o estilo de vida de seus compradores típicos. Como eles se envolvem com seu produto no dia a dia? Escreva um artigo que ofereça dicas ou um tutorial sobre como eles podem integrar seus itens em sua vida de maneiras diferentes e úteis que eles não consideraram.

Marketing por E-mail

O marketing por e-mail é uma maneira fácil de direcionar os compradores para promoções que atendam às suas necessidades específicas. Os clientes estão interessados, ​​principalmente, em como o seu produto pode beneficiá-los, então é mais provável que eles se envolvam com descontos e ofertas que atendam aos seus desejos.

Por exemplo, os visitantes da loja que visualizaram produtos, mas nunca fizeram uma compra, se beneficiariam de um desconto por e-mail para compradores pela primeira vez.

Incentive Análises de Produtos

Avaliações são uma forma de construir confiança em torno de sua loja online e produtos. Os compradores online não podem ver os comerciantes ou seus itens pessoalmente, então eles tomam decisões de compra por meio da prova social. Os visitantes da loja leem as análises de produtos de clientes anteriores e usam o feedback para decidirem se devem comprar seu produto.

Incentive os clientes a deixarem mais comentários, incentivando o feedback por e-mail. Alguns dias após o comprador receber o item, envie um e-mail para solicitar educadamente um feedback sobre sua experiência de compra. Você pode até incentivar as avaliações, oferecendo um desconto ou uma entrada em um concurso em troca de feedback.

Incentive o feedback positivo lendo constantemente as avaliações de seus compradores e resolvendo quaisquer problemas que os clientes mencionem em seus comentários. Depois de resolver os problemas dos compradores, você pode pedir ao comprador para comentar abaixo de sua revisão para indicar que o problema foi resolvido.

Com o crescimento do comércio eletrônico e com a competição entre os vendedores atingindo o pico, colocar esforço no marketing da sua loja online é mais importante do que nunca. A implementação das estratégias deste guia pode parecer complicada e levar tempo, mas você pode contar com a ajuda de especialistas para acertar no alvo.

Referência: Harvard University

Artigo Publicado em: 17 de jun de 2013 e Atualizado em: 14 de dez de 2020

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