Como Divulgar Sua Loja Virtual
Autor: Danillo Leite
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Ter uma loja virtual pode ser a meta de muitas pessoas, é até fácil de se criar uma com muita dedicação, mas não basta só isso: divulgar sua loja virtual é a razão principal para garantir engajamento do público, sucesso nas vendas e satisfação do cliente.
Realizar a divulgação por meio da alternativa de atacar os clientes com marketing agressivo oprime os compradores ou pior ainda, os irrita. Em vez disso, o marketing eficaz se resume a atingir o público repetidamente ao longo do tempo para construir familiaridade e, eventualmente, incentivar as compras.
Continue a leitura para conhecer estratégias eficazes para divulgar sua loja virtual e conquistar mais clientes!
Organização de Tópicos
Por Que o Marketing Digital é Necessário?
A internet é um dos principais meios de comunicação do mundo, onde há várias formas de interação entre os públicos, podendo ser entre loja e loja, loja e cliente e até mesmo cliente e cliente. Essas interações são feitas a partir de avaliações do público, divulgação por redes sociais e parcerias.
As compras on-line são mais frequentes, pois não possuem muitas dificuldades para serem concluídas. Podem ser feitas a qualquer momento por plataformas, aplicativos e sites, tendo sempre disponíveis avaliações e variedade de produtos.
Investir em marketing digital é essencial para o sucesso da sua loja virtual; os clientes buscam lojas que transmitam confiança e ofereçam uma experiência de compra clara e acessível, destacando seus produtos de forma atraente.
Descubra Seu Público Alvo
Entender quem são as pessoas que tem interesse nos seus produtos e serviços é essencial para produzir uma estratégia de marketing eficaz para sua loja. Veja a seguir porque isso é tão importante:
- Facilidade na Comunicação – Conhecer o seu público faz com que a comunicação seja de fácil entendimento para ambos os lados. Quando você compreende o que o cliente quer e seus argumentos, pode oferecer o produto mais adequado aos objetivos dele.
- Canais para Divulgação – A partir dos seus conhecimentos sobre o público alvo, você pode escolher os canais onde eles estão presentes, facilitando a divulgação de produtos.
- Ofertas Personalizadas – Ao entender as necessidades dos clientes, é possível criar promoções e ofertas mais convenientes em sua loja.
Onde Divulgar Sua Loja Virtual
Existem diversos canais de marketing que você pode utilizar para direcionar tráfego para seu site:
Redes Sociais
As redes sociais são canais muito interessantes para divulgação de produtos, quando utilizadas de maneira correta. Quando sua loja tem uma conta nas redes sociais que seu público-alvo está presente, pode interagir com eles de forma mais fácil, demonstrando disponibilidade para os clientes.
Divulgar sua loja virtual através das mídias sociais pode ser realizado com postagens sobre os produtos, interação com o público, respondendo aos comentários e perguntas e criando anúncios pagos. Mas não sobrecarregue os clientes com postagens sobre produtos. O excesso de autopromoção torna sua conta de mídia social menos valiosa e útil para os compradores. A proporção recomendada é de 80/20 – 80% das notícias da indústria e 20% de divulgação de seu site e produtos.
Uma grande vantagem das mídias sociais é o compartilhamento, onde seu público pode divulgar suas postagens através de links e mensagens dentro e fora da rede social. Isso pode criar uma “bola de neve” de pessoas visualizando seu conteúdo e, consequentemente, gerando visitas à sua loja.
Lembre-se de que marketing de mídia social tem tudo a ver com consistência – postar regularmente em horários adequados às programações de seus clientes permite que você alcance e envolva os compradores com frequência.
Normalmente as redes mais usadas são: Instagram, Facebook, X (antigo Twitter) e TikTok. Escolha as plataformas de mídias sociais favoritas de seus clientes e compartilhe notícias e tendências relacionadas ao setor para manter suas contas informativas e úteis para os compradores.
Parcerias
As parcerias com outros negócios do seu setor e influenciadores relacionados ao ramo do seu negócio são muito frequentes, pois beneficiam todos os envolvidos.
Para isso, você pode buscar criadores de conteúdo que possuem um público condizente com seus interesses de vendas, assim será mais eficaz o processo, garantindo um bom resultado.
Entre em contato com blogs para ver se eles gostariam de avaliar seus produtos ou site, em uma postagem. Ao ter seu site apresentado em uma postagem em um site popular, você pode direcionar milhares de visitantes ao seu site de comércio eletrônico.
Você também pode entrar em contato e se conectar com influenciadores de mídias sociais em seu setor, que podem postar e compartilhar conteúdo sobre sua loja. Depois de identificar as contas de mídias sociais que têm uma grande quantidade de seguidores no seu setor, comece a interagir com elas regularmente:
- Curtir seus perfis e páginas do Facebook;
- Retweetar, curtir ou responder a tweets de grandes influenciadores, especialmente se eles forem sobre sua loja;
- Comentar e agradecer aos influenciadores que retuitam suas postagens.
Marketing por E-mail
O marketing por E-mail é um caminho para estimular a fidelidade do comprador. Os clientes estão interessados, principalmente, em como o seu produto pode beneficiá-los, então é mais provável que eles se envolvam com descontos e ofertas que atendam aos seus desejos.
Sendo assim, com o marketing por e-mail é possível direcionar facilmente os compradores para promoções que atendam às suas necessidades específicas, por exemplo:
- novidades da loja;
- promoções e ofertas exclusivas;
- descontos.
Muitos visitantes da loja que visualizaram produtos nunca fizeram uma compra. Também é possível utilizar e-mail marketing para nutrir estes visitantes e, ocasionalmente, enviar um desconto por e-mail para compradores pela primeira vez.
Anúncios Pagos
Investir em anúncios pagos, estratégia também chamada de Publicidade PPC, é um recurso que promove a sua loja, atraindo uma grande quantidade de pessoas que possam se identificar, se interessar e visitar seu e-commerce.
O tipo mais comum de PPC é a publicidade em mecanismos de pesquisa, sendo o Google AdWords o mais popular. Algumas mídias sociais também possuem a opção de comprar anúncios em suas plataformas, sendo elas: Instagram Ads, TikTok Ads e Facebook Ads.
Trabalhando com anúncios PPC, você deve testar e melhorar suas campanhas continuamente, para garantir que o dinheiro dos cliques está sendo gasto com sabedoria para gerar mais tráfego e vendas.
Assim como nas postagens orgânicas, os anúncios devem ser trabalhados principalmente para a atração do público, escolhendo, por exemplo, uma imagem atraente e escrevendo boas chamadas.
Mas a grande vantagem da publicidade PPC é que ela permite que você avalie se as campanhas estão sendo lucrativas, comparando os custos do anúncio com a quantidade de tráfego e de vendas geradas pelo anúncio.
Blog
Quando queremos comprar algo na internet, fazemos uma busca sobre o produto e até mesmo suas funcionalidades, ao invés de comprar logo de cara. Quando sua loja tem um blog onde explica sobre os produtos que vende, ajuda a passar a confiança necessária para o comprador, mostrando que a loja tem o conhecimento e está preparada para vender o produto e também resolver qualquer problema que o cliente venha a ter com sua compra.
Não sabe sobre o que escrever? A criação de conteúdo no blog da sua loja virtual pode incluir:
- informações sobre produtos;
- respostas para as perguntas dos clientes;
- dicas de compras;
- dicas de utilidades para os produtos.
Oferecer ofertas e cupons de desconto para os leitores do blog e indicar outros itens pode deixar as pessoas mais interessadas nos conteúdos do blog e da loja.
Estratégia de SEO
A desvantagem de vender em uma loja online é ter menos tráfego do que os principais mercados. Para receber mais visitas em sua loja virtual, é importante chegar na primeira página do Google. E para isto, você pode incorporar otimizar seu conteúdo e loja online, incorporando palavras-chave SEO em seus títulos e descrições de lista de produtos.
Você pode direcionar mais tráfego e aumentar as vendas para sua loja online, incluindo termos e frases pesquisados com frequência em seu site.
Com o aumento das tecnologias e a expansão da internet, investir na divulgação da sua loja por meio dessas opções apresentadas é a chave para conseguir resultados positivos no seu e-commerce (agradar seu público-alvo e garantir mais vendas).
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 17 de jun de 2013 e Atualizado em: 26 de ago de 2024