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Pesquisa De Mercado

Como Fazer uma Pesquisa de Mercado

Compreender o seu mercado-alvo é uma das partes mais importantes da criação de um produto ou serviço que as pessoas adoram. Para conseguir isso, você precisa realizar uma pesquisa de mercado.

Continue a leitura deste artigo e aprenda a conhecer melhor o seu público-alvo e o que ele deseja para oferecer produtos ou serviços que atendam suas necessidades.

O que é Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de mercado refere-se a qualquer método usado para entender melhor o mercado-alvo de uma empresa. As empresas usam os resultados da pesquisa de mercado para criar produtos, experiências e mensagens que atrairão e manterão uma base sólida de clientes.

O objetivo da pesquisa de mercado é obter uma compreensão da sua base de clientes para que você possa oferecer a eles um produto ou serviço único que atenda aos seus desejos e às suas necessidades.

Como Conduzir Pesquisas de Mercado

Seguir as etapas abaixo pode ser um bom começo.

Identifique o Seu Público-Alvo

Quem você acha que se beneficiará mais com seu produto? Você pode usar os diferentes tipos de segmentação de mercado para dividir seu público em pequenos grupos com base em sua localização, seus dados demográficos, traços de personalidade e comportamentos de compra.

A partir desses públicos, você pode criar uma persona e definir as dores que seu produto ou serviço pode ajudar a aliviar.

Identifique os Desejos da Sua Persona

Durante esse estágio, você conduzirá uma pesquisa primária para descobrir o que seu público procura em um produto, porque o considera valioso e como isso os beneficiará. Quais são os pontos fortes do seu produto? O que você deve mudar?

Envolver-se diretamente com os clientes nesta etapa é sua melhor aposta. Compile grupos de foco, envie pesquisas ou use outro método de pesquisa de mercado.

Seu objetivo será reunir algumas informações, como hobbies e interesses, bem como os objetivos e desafios associados que seus clientes enfrentam diariamente.

Analise sua Competição

Fazer pesquisas sobre a concorrência é uma maneira muito eficaz de entender o seu mercado. Ao observar outras empresas na mesma linha de trabalho, você pode ter uma ideia melhor do mix de marketing que precisa corresponder para ter sucesso e superar seus concorrentes. O mix de marketing de uma empresa inclui quatro partes:

  1. Produto: O que sua concorrência está vendendo? Quais são os benefícios do produto? Como você pode fazer isso melhor?
  2. Preço: A que preço eles estão oferecendo seus produtos? As pessoas estão dispostas a gastar tanto assim? Você pode cobrar mais por um item de luxo ou menos por uma versão mais barata?
  3. Local: Como sua concorrência está alcançando seus clientes? Esse canal é eficaz? Ou você pode encontrar uma maneira melhor de alcançá-los?
  4. Promoção: Como sua concorrência está promovendo seu produto? Onde eles estão gastando dinheiro em marketing com sabedoria e onde o estão desperdiçando?

Resuma os Dados e Tire Conclusões

Neste ponto, você reuniu muitos dados que o ajudarão a entender melhor o seu mercado. A última etapa é organizar seus dados e conduzir análises para tirar conclusões sobre seu público-alvo. E, assim, sua empresa pode fornecer a ele o melhor produto, serviço e mensagem.

Pesquisa de Mercado para Pequenas Empresas

Começar um pequeno negócio exige que você trabalhe muito com um orçamento pequeno. Há muitas tarefas do dia a dia que precisam ser priorizadas, então pensar em fazer uma pesquisa de mercado pode parecer muito complexo.

No entanto, pular uma pesquisa de mercado pode prejudicar seus negócios. Sem uma compreensão adequada do seu mercado-alvo, você pode estar perdendo informações vitais para a criação de um produto ou serviço ideal que atenda aos desejos e às necessidades de seus clientes.

Se você não tiver os recursos para realizar métodos de pesquisa de mercado mais sofisticados, existem opções que podem ajudá-lo a entender seu mercado-alvo.

Ouça seus Clientes

Provavelmente, seus clientes já estão falando sobre seu produto ou serviço na internet. Você apenas precisa encontrar as informações sobre produtos e serviços semelhantes aos seus. Veja o que os usuários gostam e o que desejam que seja diferente.

Observe, Observe, Observe

A observação é um método típico de pesquisa de mercado e é gratuito. Tudo o que custa é tempo e atenção.

Observe as pessoas usando seu produto ou serviço. Observe como eles o usam e se há um recurso que eles amam ou deixam de lado.

Lembre-se de que seus compradores têm muito poder e valerá a pena dedicar algum tempo para entendê-los. Sem entender seu mercado-alvo, como você pode dar a eles o que querem?

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