Escrita Fluida: Dicas para Artigos mais Leves e Atraentes
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Para conquistar a atenção dos leitores, uma escrita fluida e leve é fundamental. Quando um texto é agradável de ler, ele não só mantém o leitor envolvido, mas também torna a compreensão das ideias muito mais fácil.
Alcançar essa fluidez exige prática e a aplicação de algumas técnicas simples que ajudam a suavizar a linguagem e dar ritmo ao conteúdo. Continue lendo este artigo para explorar estratégias que ajudam a tornar os textos mais cativantes, facilitando a leitura e transformando a experiência do leitor.
Organização de Tópicos
Escrita Fluida
A escrita fluida é um estilo de redação que promove uma leitura fácil e harmônica para os leitores, fazendo com que o texto seja envolvente e de fácil compreensão.
Esse estilo é favorável pois mantém a atenção do leitor, transmite a mensagem principal do artigo com eficiência, tomando a atenção do público e facilita a compreensão do conteúdo.
Benefícios da Escrita Fluida
Esse estilo de escrita pode ser muito interessante tanto para quem quer transmitir a mensagem e as informações, quanto para aquele que irá receber e quer se informar.
O principal benefício de utilizar esse tipo de escrita é facilitar a comunicação com os leitores. Alguns outros benefícios são:
Melhor Memorização de Informações
Quando o texto é fluido e entrega informações de modo eficaz, o leitor tende a lembrar melhor do que foi explicado no artigo.
Facilita a Compreensão
Textos claros e bem estruturados ajudam o leitor a absorver as informações de forma mais fácil e rápida, evitando distrações ou complicações na hora de interpretar textos.
Confiança e Conexão
Quando o foco do artigo é entregar o melhor para o leitor, é possível criar e potencializar a relação com o público. Com a linguagem acessível e a mensagem transmitida conforme a necessidade do público, cria-se fidelidade e confiabilidade.
Melhor Engajamento
Ao interagir com um conteúdo bem estruturado e fluido, o público tende a ficar até o final do artigo. Isso garante melhor tempo de permanência em suas páginas e melhores métricas nos mecanismos de busca.
Como Praticar a Escrita Fluida
Muitas pessoas desejam aprimorar suas habilidades de escrita fluida, mas muitas vezes não sabem por onde começar. A fluidez na escrita não acontece por acaso; é o resultado da aplicação de técnicas e estratégias específicas que tornam os textos mais leves e atraentes, sendo elas:
Conheça seu Público-alvo
Conhecer o público que tem interesse no seu conteúdo, ou que você quer atrair é muito importante, pois são eles que definem como deverá ser a estrutura e comunicação passada no texto.
Isso pode ser realizado com base no vocabulário e no “tom” que é transmitido para o leitor. É necessário adaptar-se aos meios de linguagens favoráveis para a compreensão do seu público. Por exemplo: Cozinheiros se interessam por artigos com uma linguagem mais culinária e que possuem termos específicos para a área, assim como médicos, engenheiros, redatores, etc.
Estrutura Textual
A estrutura pode definir a “facilidade” de leitura de um artigo; é possível identificar a organização do texto e como a mensagem está sendo passada. Para conseguir um artigo com uma boa estrutura e que transmita organização de informações, é preciso:
- Uso de títulos e subtítulos: faz com que ocorra uma divisão de informações no texto de forma organizada, que facilite a locomoção do leitor para achar informações, sendo basicamente um guia;
- Usar parágrafos curtos: torna o texto mais visualmente acessível e entrega informações de forma leve e não sobrecarregada;
- Frases simples e diretas: o uso dessa estratégia garante que o público tenha maior entendimento sobre o assunto principal tratado, além de deixar a leitura num ritmo mais leve;
- Uso de palavras práticas: as palavras são o que formam o texto e dão significado a ele, usá-las de forma simples gera maior clareza para a leitura. Para isto, comece a utilizar palavras que ajudam a dar sentido aos parágrafos e que facilitem a leitura (ex.: palavras de transição, sinônimos mais simples, entre outras).
Revisão Textual
Quando escrevemos algo longo ou que estamos começando a nos adaptar, é comum haver erros ou uma coerência mais complicada, menos fluidez. Para que isso não ocorra, é necessário uma revisão e correção para o que não está bem estruturado.
Implementar esta prática fará com que seja entregue um melhor resultado para o público.
Como Melhorar a Escrita Fluida
Escrever de forma fluida é o objetivo de muitos redatores, pois é uma forma mais leve de se expressar e entregar o seu conteúdo para o público principal. Veja algumas estratégias para aprimorar sua escrita:
- Leitura regular;
- Praticar escrita diariamente;
- Pedir feedbacks;
- Treinar outros meios de linguagem;
- Simplificar vocabulários,
- Realizar sua própria revisão.
Na produção de um artigo, é fundamental priorizar o benefício do público, proporcionando uma compreensão clara e facilitando a disseminação da informação. Estratégias como a escrita fluida tornam o conteúdo mais acessível e envolvente, gerando resultados positivos para leitores e autores.
Dedicar o melhor para o público é expor o melhor de si, mostrando todo seu potencial e profissionalismo. Isso faz com que o seu conteúdo seja destacado em meio a concorrência e alcance os melhores resultados nos mecanismos de busca.