O que Fazer Quando a Mídia Social não Converte?

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Quando a Mídia Social não Converte. Pelos números, suas contas nas mídias sociais estão florescendo. Você acumulou um grupo impressionante de seguidores e eles estão interagindo com curtidas e comentários regulares.

No entanto, esse público aparentemente engajado não está gerando conversões. Por mais interessados ​​que seus seguidores pareçam estar em sua presença, o interesse deles não se estende aos seus produtos ou serviços.

Por que seus seguidores nas mídias sociais não estão convertendo? Continue a leitura deste artigo para conhecer a resposta dessa pergunta.

Quando a Mídia Social não Converte?

A resposta está na sua abordagem de marketing de mídia social para negócios. Não importa o quão bem você desenvolva suas postagens, somente publicar conteúdo de forma consistente em qualquer plataforma de mídia social não garante visibilidade.

Só no Instagram, os usuários compartilham 95 milhões de fotos e vídeos todos os dias. Isso significa que no momento em que você publica algo, ele pode ser enterrado por uma enxurrada de outras postagens. Mesmo o uso estratégico de hashtags não é suficiente para permitir que você conte apenas com conteúdo orgânico.

Mudanças constantes nos algoritmos utilizados pelas plataformas de mídia social têm prejudicado o impacto do marketing orgânico, tornando necessário que as marcas invistam em anúncios pagos para serem vistas.

Seus Seguidores Estão no Seu Mercado-alvo?

É possível ter um grupo de seguidores que não se importam com a mensagem da sua marca. Por exemplo, algumas pessoas podem optar por seguir sua conta simplesmente porque gostam das fotos que você publica. Embora isso possa gerar engajamento, esses seguidores não vão converter.

Você precisa pesquisar seu mercado-alvo e concentrar seus esforços em produzir conteúdo que possa despertar seu interesse e desejo por seus produtos e serviços.

Mídias Sociais Precisam Direcionar Tráfego para Seu Site

Suas postagens devem ser focadas em levar os usuários do seu perfil de mídia social para o seu site.

Mas quando seus seguidores clicam em um link em um de seus posts, eles são enviados a um post explicativo sobre o assunto ou mesmo para uma página de destino da oferta associada?

Se você estiver direcionando-os apenas para sua página inicial, precisará trabalhar na otimização do caminho de conversão.

Gerar conversões a partir do marketing de mídia social requer um call to action (CTA) atraente e páginas de destino concisas com mensagens claras. Toda postagem deve incluir um CTA orientando os seguidores a realizar qualquer ação necessária para que eles convertam.

Mantenha a mensagem simples, direta e fiel à sua marca para evitar qualquer confusão em potencial.

Seus Esforços de Marketing em Diversos Canais

Postar apenas no Facebook ou no Instagram, por exemplo, e ignorar outros canais de marketing limita o poder da sua marca.

A visibilidade é fundamental no marketing de mídia social e isso requer atividade regular em todos os canais. Para obter os melhores resultados em todos os canais sociais, evite mensagens diretas de vendas e opte por uma estratégia de conteúdo orientada para o valor e centrada no comprador.

Ser visto como útil, informativo e influente tem mais poder de gerar conversões do que apenas promover sua marca.

Adapte Seus Esforços de Marketing à Plataforma

Sua estratégia de conteúdo deve ser adaptada para falar com os tipos de pessoas que usam cada plataforma em que sua marca está presente.

O Instagram, por exemplo, depende muito de recursos visuais para atrair atenção e despertar interesse. Se suas fotos forem de baixa qualidade, parecerem confusas ou não tiverem nada a ver com a imagem da sua marca, ninguém prestará muita atenção.

Utilizando Suas Postagens para Inspirar Ação

Mas, como você estimula a ação de pessoas cuja principal interação com a plataforma é rolar distraidamente pelas postagens em seus intervalos de almoço?

Você não precisa de uma alta taxa de engajamento para ver os resultados. O nível médio de engajamento para a maioria das marcas é de dois a cinco por cento, portanto, se você já está alcançando esses números, tem um forte potencial para aumentar as conversões.

Você só precisa lembrar que seu principal objetivo é inspirar uma ação. Conte com a iT9 Marketing Digital para elaborar sua estratégia de Marketing nas Mídias Sociais e alcançar altas taxas de conversão.

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