Marketing Cross-Channel – Conheça os Benefícios e Aprenda a Implementar

Autor: Danillo Leite

Publicado em: - Modificado em:

Marketing Cross-Channel. O consumidor de hoje tem mais poder do que nunca e os profissionais de marketing precisam encontrar seu público-alvo onde estão, determinando com quais plataformas estão interagindo e quando.

Utilizar apenas um canal de marketing torna difícil criar uma experiência do cliente mais abrangente e personalizada. Com o marketing cross-channel, você pode levar em consideração todos os pontos de contato, permitindo otimizar sua mensagem em todas as etapas à medida que o consumidor interage com sua marca.

Continue a leitura e aprenda a colocar esta abordagem de marketing em prática.

O que é Marketing Cross-Channel?

Também chamado de marketing multicanal, essa é uma combinação de vários canais de marketing para criar uma jornada do cliente mais coesa para seu público-alvo. Os canais devem trabalhar juntos para criar uma mensagem conectada que leve de um para o outro.

Ao se envolver com os consumidores em diferentes pontos de contato, é possível criar perfis abrangentes que ajudam a personalizar a experiência do cliente e a fidelizar.

Por que Usar?

Aqui estão alguns dos principais benefícios do marketing cross-channel:

Otimiza a Jornada do Cliente

Como profissional, você precisa estar onde seus clientes e prospectos estão. Os clientes interagem com as marcas em uma ampla variedade de canais; portanto, se você deseja gerar um envolvimento bem-sucedido, deve colocar sua marca na frente do cliente em vez de esperar que eles o encontrem.

Maior Envolvimento

As conexões emocionais entre consumidores e marcas são construídas por meio de interações envolventes, e geralmente são o fator decisivo que pode transformar seu público-alvo em clientes fiéis à marca.

Fortalece a Marca

Vários canais garantem visibilidade adicional, permitindo que você crie uma marca mais forte, além de aumentar a fidelidade do cliente.

Os vários canais se complementam. Isso ajuda a criar uma experiência abrangente com a marca, trabalhando em conjunto para uma experiência de marca imersiva.

Desafios do Marketing Cross-Channel

O marketing multicanal pode ser desafiador porque a implementação inicial de uma campanha multicanal requer uma longa lista de canais de mídia – e o número de canais continua aumentando. Muitas marcas se encontram atrasadas quando se trata de adotar novas plataformas, o que leva a alguns desafios comuns:

  • Alcançar o público no momento certo. Dado o número de canais de marketing, pode ser difícil selecionar o caminho certo para atingir efetivamente seu público-alvo no momento certo. Na publicidade, o que funciona para um comercial de TV não funciona para uma postagem no Facebook e precisamos estar cientes de quais mensagens serão mais eficazes para cada canal;
  • Escolher os canais de publicidade certos. Ao criar um plano de vários canais, as campanhas precisam trabalhar juntas em todos os canais com os quais seu público-alvo se envolve para aumentar as chances de levar sua mensagem para ele no momento certo.

Como Criar uma Campanha de Marketing Cross-Channel

O objetivo do marketing cross-channel é criar experiências personalizadas e envolventes para os clientes. Considere estas práticas ao criar uma campanha:

  • Aproveite a tomada de decisões orientada por dados. Para desenvolver uma campanha bem-sucedida, é importante considerar quem é seu público-alvo, quais plataformas eles usam com frequência e quais mensagens eles respondem. Essas informações podem ajudar a identificar tendências e padrões de comportamento que podem ser usados ​​para contextualizar as preferências e decisões do seu público;
  • Crie personas. Perfis de clientes abrangentes podem ajudar a avaliar a motivação e os hábitos de compra de seu público-alvo e ter uma ideia melhor do que e com quem eles já estão se envolvendo. Esses insights podem ser usados ​​para impulsionar estratégias e mensagens futuras;
  • Conte com uma equipe de especialistas para colocar em prática. O marketing cross-channel pode ser complexo e detalhista, e é importante que não seja pensado como uma extensão da estratégia de marketing, mas sim como a própria estratégia de marketing. Uma agência de marketing digital com experiência em cross-channel tem uma compreensão clara da função de cada canal;
  • Utilize a tecnologia de marketing certa. Uma tecnologia de marketing eficaz deve agilizar as comunicações e ajudar a criar uma jornada do cliente coesa que identifique e aproveite os canais e as mensagens com os quais seu público-alvo mais se envolve;
  • Otimize continuamente. A chave para criar campanhas bem-sucedidas é avaliar o desempenho passado e aplicar as lições aprendidas em estratégias futuras.

Ao levar todos esses fatores em consideração, é possível ter uma visão mais precisa das campanhas de marketing e como elas funcionam juntas e afetam umas às outras. Está na dúvida sobre como colocar essas estratégias em prática? Deixe que a iT9 Marketing Digital ajude sua empresa a aproveitar ao máximo seu orçamento com o marketing cross-channel.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar:
© iT9 Marketing Digital em Santo André - Todos os Direitos Reservados.
Um produto AbcTudo Notícias