Google Analytics: O que é? Para que Serve? Como Utilizar?

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O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e poderosa do Google. Com ela você pode entender o comportamento do seu usuário, aprender como eles interagem com o seu site, descobrir de onde eles vêm e acompanhar o desempenho do seu site.

Mas por mais útil que seja a ferramenta, muitas pessoas ainda têm dificuldade de usar, navegar por diferentes relatórios e encontrar dados significativos que podem ser usados ​​para a tomada de decisões.

É por isso que neste artigo explicaremos como funciona o Google Analytics. Também mostraremos o que cada um dos relatórios significa e como você pode usá-los.

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise da web que você pode usar para conhecer seus visitantes. Ele ajuda você a entender como as pessoas usam seu site para que possa oferecer uma experiência melhor e expandir seus negócios.

Ele faz parte das plataformas de marketing do Google e é um serviço gratuito. Você pode utilizá-lo com a mesma conta que usa para acessar outros serviços do Google, como Search Console, AdWords e muito mais.

Recursos

Você pode fazer muito com o Google Analytics. Desde obter informações sobre seus clientes até monitorar o desempenho de seu site. Aqui estão alguns insights que você pode obter do Google Analytics:

  • Saber o número de visitantes em seu site;
  • Ver quais são suas postagens e páginas mais populares;
  • Conhecer suas principais fontes de tráfego;
  • Avaliar o desempenho de suas atividades de marketing;
  • Descobrir qual dispositivo ou navegador os usuários usam para encontrar seu site;
  • Saber quantas pessoas converteram em seu site;
  • Identificar quais países atraem mais visitantes;
  • Obter informações sobre o interesse e os dados demográficos dos usuários.

Como Funciona

O Google Analytics coleta informações sobre o seu site usando um código de rastreamento. O código é composto por uma linguagem de programação chamada JavaScript e ajuda seu computador a enviar e receber informações com outros computadores conectados à internet.

Assim, quando um visitante chega ao seu site com o código JavaScript, ele permite que o Google Analytics registre informações importantes sobre o seu usuário e as envie aos seus servidores. Os dados são então mostrados a você na forma de relatórios.

Como Navegar no Google Analytics?

  • Página inicial – Aqui você pode ter uma visão geral rápida do desempenho de seu site. Você também pode ver quantas pessoas estão ativas agora em seu site, juntamente com as principais páginas ativas. E se você rolar para baixo, pode ver mais relatórios, como retenção de usuários, usuários por hora do dia, sessões por país e dispositivo, páginas principais, conclusão de meta e muito mais;
  • Tempo real – Aqui você pode ver os usuários ativos no site agora, em dispositivos móveis e desktop. Você também pode ver as principais páginas ativas que seus visitantes estão acessando naquele momento e a origem do tráfego;
  • Público – Aqui você pode saber mais sobre seu público. Por exemplo, se você clicar em Demografia poderá ver a idade e o sexo dos seus visitantes para criar campanhas personalizadas;
  • Aquisição – Com o relatório de aquisição você pode descobrir quais fontes seus visitantes usam para encontrar seu site. Esse relatório é útil para ver qual fonte direciona mais tráfego para que possa se concentrar mais nela;
  • Comportamento – Neste relatório você pode descobrir como está o desempenho de seu conteúdo por meio de métricas, como tempo médio na página e taxa de rejeição;
  • Conversões – Após realizar configurações adicionais, como a configuração de metas, é possível visualizar quantas pessoas estão convertendo em seu site.

Por que é Importante?

O Google Analytics oferece às marcas uma série de informações valiosas que podem ajudá-las a gerenciar sua presença digital.

Esses dados podem ajudar a tomar decisões de negócios e manter seus clientes satisfeitos. Por exemplo, você pode analisar a relação entre a taxa de engajamento de sua página, sua taxa de rejeição e taxas de conversão, para entender melhor como seu conteúdo envolve os visitantes e atende às suas necessidades.

Se você observar uma alta taxa de rejeição e baixas taxas de conversão, volte e analise como esse conteúdo se alinha às necessidades de suas personas e o que precisa ser alterado para melhor envolvê-las.

Da mesma forma, você pode olhar as informações sobre como as pessoas acessam sua página para ver o impacto de várias estratégias de marketing, incluindo mídia social versus SEO.

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