Queda do Alcance Orgânico no Facebook

Recentemente, o Facebook anunciou uma modificação em sua plataforma, em relação ao alcance orgânico, que interfere diretamente na forma como as empresas utilizam a geração de conteúdo para relacionar-se com o seu público. Neste artigo, vamos saber mais sobre esta queda do alcance orgânico no Facebook e conhecer algumas estratégias para que estas mudanças não impactem o seu negócio.

Queda do Alcance Orgânico no Facebook

O que é Alcance Orgânico

O alcance orgânico corresponde à quantidade de pessoas que realmente viram a postagem da sua fan page, sem que sua empresa tenha investido em anúncios. Na realidade, quando uma publicação é feita em uma fan page, somente algumas poucas pessoas visualizam este post em seu feed.

Isto acontece, pois o Facebook analisa, por meio de seu algoritmo, as interações entre consumidores e os posts realizados nas fan pages, com o objetivo de exibir o conteúdo mais relevante para cada pessoa.

Inicialmente, o alcance orgânico do Facebook girava em torno de 100%. Assim, as empresas viram uma possibilidade de impactar uma grande quantidade de pessoas com a sua marca, pois era possível divulgar produtos e serviços por meio do relacionamento com pessoas que compartilhavam interesses similares à mensagem desta marca.

A Queda do Alcance Orgânico

Em 2017, o Facebook já anunciou algumas mudanças nos algoritmos que definem o alcance orgânico, para favorecer cada vez mais a exibição de publicações de amigos e familiares no feed de notícias, ao invés de publicações das fan pages.

O fundador da rede social, Mark Zuckerberg, alega que o objetivo da rede é priorizar a interação entre as pessoas, especialmente entre conhecidos, já que o Facebook foi construído para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e encontrar mais pessoas com as mesmas afinidades.

No início de 2018, o Facebook informou que esta atualização no algoritmo não modifica a forma como as postagens são exibidas, nem mesmo a forma como o público interage com elas.

Segundo as informações da rede social, o algoritmo está ficando cada vez mais criterioso para compreender o que cada usuário busca quando está online, para assim, mostrar o que ele realmente deseja. Na realidade, se isto não acontecesse, ao entrarmos no Facebook teríamos, em média, 1500 postagens para ver.

Além disso, a forma como a interação do usuário é contabilizada está sendo modificada. Anteriormente, mesmo que uma pessoa passasse rapidamente por um post, já era considerado uma visualização. Como agora é a interação real que conta, a mensuração deste alcance demonstra números inferiores.

Como Utilizar estas Mudanças a Favor da sua Empresa

Anúncios – “Quem não Paga não Aparece”

Queda do Alcance Orgânico no Facebook

Não podemos negar que o investimento em anúncios passou a ser indispensável para que uma marca tenha resultados expressivos no Facebook, pois esta é a melhor forma de fazer seu conteúdo chegar ao seu público. Mas para isto, é necessário que a empresa passe a conhecer melhor quem é a sua persona, de forma a criar o conteúdo mais relevante para ela.

Grupos – Favorecendo a Interação

Desenvolver uma estratégia voltada para os grupos também pode ser muito relevante, pois este “ambiente” favorece o diálogo e a troca de experiências, assim como as indicações de produtos e serviços.

Contudo, é importante lembrar que, aqui, a comunicação deve ser diferenciada. Posts com “propaganda” não são bem vistos e podem prejudicar a imagem da sua empresa, ao invés de impulsionar seus resultados. Aqui na It9, estamos desenvolvendo esta estratégia com bons resultados, principalmente em nichos de mercado mais complexos, como o Marketing Médico.

Seu Site – Invista na sua Própria Casa

Já é senso comum que fazer marketing não significa apenas ter uma fan page no Facebook. O site continua sendo a zona de engajamento mais importante para o seu público, pois é lá que podemos trabalhar as dores e os desejos da sua persona, conduzindo-a à conversão e à fidelização.

Incentive a Interação do seu Público

Por fim, não podemos esquecer do básico: as pessoas interagem com o que é relevante para elas. Assim, produza conteúdos que façam sentido para a sua persona e incentivem o compartilhamento. Ao publicar apenas o que a sua empresa acha interessante, sem pensar nos interesses da sua persona, mesmo investindo em anúncios, seus resultados podem não ser tão expressivos quanto a sua estratégia estimou.

Gostaria de alcançar melhores resultados com o seu marketing no Facebook? Nós da It9 podemos ajudar a produzir o conteúdo que o seu público quer receber!