Como Usar Storytelling para Promover Sua Marca?
Autor: Danillo Leite
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Storytelling. Ao adquirir prontamente um produto, uma das principais motivações costuma envolver uma necessidade prévia, que está ligada ao raciocínio prático e objetivo. Porém, quando há um desejo, como uma marca pode convencer um cliente em potencial de que ela é capaz de oferecer a melhor opção de acordo com o que procura?
Basicamente, é preciso concentrar esforços para explicar, de uma forma direta, sobre dados e aspectos positivos do seu negócio, produto ou serviço. E para superar a concorrência, deve se conectar emocionalmente com seus clientes para que consiga tornar o que tem a oferecer desejável por eles.
Esse é o papel do Storytelling ou narração de histórias, que se trata de um método utilizado para transmitir uma mensagem de maneira inesquecível, por meio do uso de palavras, imagens e sons que fazem parte de um conjunto de técnicas narrativas baseadas em escritores e roteiristas.
Continue acompanhando este artigo para saber detalhes sobre o Storytelling e como utilizá-lo para promover a sua marca.
Organização de Tópicos
O que é Storytelling?
Conforme brevemente citado, o Storytelling é um meio de conseguir atrair o público-alvo para cumprir a ação que deseja. Mas para isso, ele deve ser bem desenvolvido, estratégico, detalhado e fazer parte da visão de mundo do seu público.
Portanto, o conteúdo é elaborado de forma única a ponto de o leitor se identificar e conectar emocionalmente com a mensagem transmitida, o que tende a acontecer por meio de experiência com filmes, séries e cultura, e da própria narrativa que é capaz de despertar sensações como amor, ódio e indiferença nas pessoas.
E em meio ao Marketing Digital, a ideia é gerar sentimento e, consequentemente, envolver o cliente de modo que ele realize a ação esperada pela empresa, que pode ser desde comprar um produto ou serviço, a acessar o blog ou site, se inscrever para receber newsletter, entre outras que variam de acordo com o objetivo de cada negócio.
Storytelling para Promover Sua Marca
Como o conteúdo deve ser construído de forma a conquistar o seu público, desenvolver conexão, fazer com que ele tenha consciência da marca e consiga alavancar suas vendas, ele precisa ser personalizado; logo, não existe uma fórmula ou estruturas para serem seguidas fielmente. Assim sendo, é preciso entender o processo da construção de um Storytelling para criar uma história adequada para alcançar o seu objetivo, que é promover a sua marca.
Visão de Mundo do Público-Alvo
Primeiramente, é preciso conhecer o seu público-alvo, o que pode ser providenciado por meio de perguntas envolvendo fatores, tais como:
- Desafios;
- Desejos;
- Dores;
- Objetivos.
Ambiente
O segundo passo é saber escolher o ambiente da narração, que deve ser condizente com o perfil da persona (público-alvo), ou onde vai ser divulgada, ou seja, os canais em que seria capaz de encontrá-lo.
Desenvolver o Conflito
Em seguida, deve-se elaborar o conteúdo de forma a descrever, com detalhes, as dores e os desafios da persona, e propor as soluções que a sua marca tem a oferecer.
Mensagem Inesquecível
Ao descrever a dor e relatar os problemas que podem surgir caso não seja resolvida, e apresentar a solução para ela, é preciso que a persona seja impactada e transformada ao consumir o seu conteúdo, o que pode ocorrer por meio de aprendizado ou conhecimento.
Storytelling no Marketing Digital
Para adotar o Storytelling no Marketing Digital, de modo envolvente e objetivo, é possível se basear e adotar algumas estratégias, tais como:
- Marketing de Conteúdo para estruturar a narrativa com base em uma jornada com início, meio e fim;
- E-mail Marketing, em que a dica é baseada na assinatura do e-mail, que proporciona conexão, familiaridade e incentivo para realizar uma ação;
- Branding e Gestão de Marca, que estão relacionados ao legado que a marca pretende deixar em relação ao que proporciona e a uma imagem positiva na mente dos clientes;
- Cases de Sucesso e Depoimentos, que relatam histórias bem-sucedidas e de experiências próprias, respectivamente;
- Jornada do Herói, em que um herói enfrenta diversas situações e elementos que são percebidos como padrões de histórias (introdução, problema, recusa, ajuda, superação, desafio final, resolução e conclusão).
Sem contar que outros fatores podem ser adicionados para facilitar na narrativa do Storytelling, tais como figuras de linguagem, criatividade, estar com o(s) objetivo(s) bem definido(s) e priorizar as histórias verdadeiras (reais para a persona).
Mas, além de se concentrar nas técnicas, é fundamental que a história a ser narrada tenha relação e seja condizente com a empresa ou o produto / serviço oferecido. Porém, isso não precisa ser estressante ou consumir parte do seu tempo, entre em contato com a iT9 Marketing Digital para que possamos pensar nas melhores abordagens de acordo com a sua necessidade.