Como o Conteúdo Duplicado Prejudica Sua Estratégia de Marketing Digital
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Conteúdo duplicado refere-se a conteúdo muito semelhante, ou exatamente o mesmo, em várias páginas dentro de seu próprio site ou em outros sites.
O conteúdo duplicado agrega pouco ou nenhum valor para seus visitantes. Portanto, é uma prática extremamente prejudicial para o SEO.
Continue a leitura e compreenda porque conteúdo duplicado pode ser tão prejudicial para sua estratégia de marketing digital.
Organização de Tópicos
Em que Consiste o Conteúdo Duplicado
Conteúdo duplicado refere-se a blocos de conteúdo que são completamente idênticos uns aos outros. Uma variante é o conteúdo quase duplicado, ou seja, duas partes de conteúdo com apenas pequenas diferenças.
É claro que ter algum conteúdo semelhante é natural e, às vezes, inevitável (ou seja, quando citamos outro artigo na internet).
Existem dois tipos de conteúdo duplicado:
- Conteúdo duplicado interno – quando um domínio tem conteúdo duplicado em vários URLs internos (no mesmo site);
- Conteúdo duplicado externo – ocorre quando dois ou mais domínios diferentes têm o mesmo conteúdo em suas páginas.
Prejuízos para o SEO
Oficialmente, o Google não impõe uma penalidade por conteúdo duplicado. No entanto, ele filtra conteúdo idêntico, o que tem o mesmo impacto que uma penalidade: uma perda de classificação para suas páginas da web.
Conteúdo duplicado confunde o Google e força o mecanismo de busca a escolher qual das páginas idênticas ele deve ranquear nos primeiros resultados. Independentemente de quem produziu o conteúdo, há uma grande possibilidade de que a página original não seja a escolhida para os principais resultados de pesquisa.
Como Verificar Conteúdo Duplicado
Se você tiver páginas da web ricas em conteúdo que estão em declínio nas classificações dos mecanismos de pesquisa, verifique se seu conteúdo foi copiado e usado em outro site. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Pesquisa de Correspondência Exata
Copie algumas frases de texto de uma de suas páginas da web, coloque-as entre aspas e pesquise-as no Google. Ao usar aspas, você está dizendo ao Google que deseja resultados que apresentem esse texto exato. Se aparecerem vários resultados, alguém copiou seu conteúdo.
Copyscape
Copyscape é uma ferramenta gratuita que verifica o texto de sua página da web em busca de conteúdo duplicado encontrado em outros domínios. Se o texto da sua página tiver sido copiado, o URL ofensivo aparecerá nos resultados.
O que Fazer se Seu Conteúdo For Copiado
Se você encontrou um site que copiou seu conteúdo, isso pode ser um problema se seu site tiver uma autoridade de domínio baixa e aquele que realizou a cópia tiver uma autoridade de domínio mais alta.
Os sites com uma autoridade de domínio mais alta geralmente são rastreados com mais frequência, resultando no rastreamento do conteúdo mais rapidamente. E eles podem ser identificados como o autor original, ficando em posições acima do site que teve o conteúdo copiado.
Por esse motivo, certifique-se de que o site que copiou seu conteúdo dê o crédito ao seu site, implementando um URL canônico que leva à sua página e vincula à sua página.
Caso o proprietário do site não realize esse procedimento, você pode enviar uma solicitação de DMCA ao Google e/ou tomar medidas legais.