O que é Canibalização de Palavras-Chave? Como Evitar essa Prática?
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
A canibalização de palavras-chave, também conhecida como canibalização de URL, significa que duas ou mais páginas de um domínio são otimizadas para a mesma palavra. Essa prática tem um impacto negativo no sucesso da classificação SEO, mas é fácil de corrigir com a estratégia correta.
Neste artigo, compreenda o conceito de canibalização de palavras-chave e aprenda a evitar essa prática.
Organização de Tópicos
O que é Canibalização de Palavras-Chave?
A otimização para os mecanismos de pesquisa envolve a inserção de determinadas palavras-chave nas páginas do seu domínio. Ao fazer isso, é melhor não reutilizar conjuntos de palavras-chave, porque um importante princípio fundamental de SEO é garantir que cada palavra-chave seja abordada em detalhes em uma página específica para ela.
Se você trabalha com as mesmas palavras-chave em várias páginas, está praticando o que chamamos de canibalização de palavras-chave. Isso também acontece quando você otimiza para novas palavras-chave as quais seu domínio já está classificado sem que você esteja ciente disso.
A canibalização de palavras-chave geralmente é uma ação não intencional. Por exemplo, se perdermos o controle de domínios antigos e ricos em conteúdo.
Os cenários a seguir podem ser a causa da canibalização de palavras-chave:
- O conteúdo é produzido sem que os diferentes departamentos de uma empresa se comuniquem adequadamente, por exemplo, vendas, marketing e desenvolvimento de produtos;
- Quando os sites experimentam um “crescimento” forte e rápido, produzindo grandes quantidades de conteúdo, alguns desses conteúdos podem já existir, mas foram esquecidos;
- Muitos ainda acreditam no princípio de “quanto mais, melhor” e criam várias páginas “otimizadas para palavras-chave”.
Porque Evitar
A canibalização de palavras-chave apresenta um problema de relevância para o Googlebot, pois ele não consegue identificar qual URL do mesmo site é mais relevante para aquela palavra-chave. Isso pode resultar em quedas de classificação e desperdício de potencial: o conteúdo que foi bem classificado anteriormente pode se perder no índice e novas medidas de SEO podem não gerar os resultados de classificação esperados.
Seu domínio pode ser indexado com várias URLs em um termo de pesquisa. Isso impossibilita o uso eficiente e estratégico do conteúdo. Os usuários chegam a conteúdos diferentes sobre o mesmo tema e podem realizar ações diferentes em vez de o tráfego ficar concentrado em uma página de forma direcionada.
Como Evitar
De modo geral, a canibalização de palavras-chave pode ser evitada se você documentar sua estratégia de palavras-chave adequadamente e verificar regularmente a classificação do seu domínio.
Nunca perca de vista a importante regra de SEO: uma palavra-chave principal por URL. Isso ajudará a garantir que apenas uma URL seja classificada para uma combinação de palavras-chave predefinida.
Como Identificar a Canibalização de Palavras-Chave em Seu Site
Existem várias maneiras de verificar se seu domínio está passando por canibalização de palavras-chave.
Você pode identificar medidas de otimização de palavras-chave duplicadas por meio de uma pesquisa no Google, por exemplo. Ao fazer isso, use o operador de pesquisa ‘site:’ para limitar os resultados da pesquisa apenas ao seu site. Em seguida, adicione os operadores de pesquisa ‘intitle:’ ou ‘inurl:’ à sua consulta e digite a palavra-chave que deseja verificar.
- site:seudominio.com inurl:suapalavra-chave
- site:seudominio.com intitle:suapalavra-chave
Isso fornecerá uma lista de todas as subpáginas que contêm a palavra-chave no título da página ou URL e, assim, fornecerá uma excelente indicação de otimizações duplicadas.
Como Corrigir
Se você deseja corrigir um problema com a canibalização de palavras-chave em suas páginas ou deseja garantir que isso não aconteça, confira estas dicas:
- Redirecionamento 301 – Se você puder ficar sem uma URL específica, um redirecionamento 301 pode ser usado para redirecionar o usuário para a página com melhor desempenho;
- Combinar conteúdo – Se você identificar duas ou mais páginas com conteúdo relevante, tente combiná-las para criar uma nova página;
- Ampliar o conjunto de palavras-chave – Outra solução comum é expandir o conjunto de palavras-chave. Se o conteúdo estiver on-line há muito tempo, essa é uma boa maneira de adicionar novas palavras-chave relevantes. O conjunto de palavras-chave de cauda longa é especialmente importante aqui;
- Use a tag canônica – Se as páginas A e B forem duplicadas e B não tiver valor específico para o usuário, uma tag canônica pode ser usada no código-fonte da página para informar aos mecanismos de pesquisa que a página A é a página preferida. Essa é a forma ideal de deixar as duas páginas no índice e informar ao buscador qual das duas páginas é mais importante.
Otimizar várias páginas para uma determinada palavra-chave pode impedir que elas alcancem classificação alta nos resultados da pesquisa. Reconhecer isso é o primeiro passo para evitar essas sobreposições.
Depois de fazer isso, você precisa decidir qual solução atende melhor às suas necessidades. Conte com a ajuda da iT9 Marketing Digital para planejar sua Estratégia de Palavras-Chave e otimizar seu Marketing de Conteúdo.