Qual a Influência do Erro 404 no SEO do Seu Site?

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Erro 404 – Página não encontrada” – Esse é um dos erros da web mais comuns que vemos em nossa navegação diária na internet. Sabemos que as páginas de erro oferecem uma experiência do usuário obviamente negativa, mas como elas afetam os mecanismos de pesquisa?

Neste artigo, observamos as páginas de erro 404 da perspectiva dos usuários e dos mecanismos de pesquisa, e recomendamos algumas práticas recomendadas para melhorar suas páginas de erro 404.

O que Significa Erro 404

Quando um usuário ou o robô de um mecanismo de pesquisa solicita acesso a uma página inválida em um servidor, os servidores da web respondem com um código de status HTTP 404 para informar ao usuário que a página não existe no servidor.

Erros 404 podem ocorrer por vários motivos. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • Você altera o link permanente de uma página ou a estrutura do link do seu site;
  • Você remove conteúdo do seu site;
  • Alguém vincula seu site a um link incorreto.

Normalmente, os bots de mecanismos de pesquisa são inteligentes e não se importam muito com as páginas de erro 404. Para o usuário da vida real, no entanto, uma página de erro 404 apresenta uma experiência ruim e, em resposta, ele geralmente clica em voltar e segue para outro link.

Outra desvantagem do erro 404 é que ele pode fazer com que você perca links importantes de outros domínios.

Como Encontrar e Corrigir

Primeiro, precisamos identificar todas as páginas 404 em seu site. O melhor lugar para começar é com o Google Search Console, também conhecido como Google Webmasters Tools.

Se você estiver usando o WordPress, poderá usar um plugin de redirecionamento para monitorar e redirecionar páginas de erro 404 de seu painel.

Depois de ter uma lista de páginas com erro 404 para seu domínio, aqui estão várias soluções para lidar com elas:

  • Use um redirecionamento 301 – Redirecione o link para a postagem / artigo ou categoria mais relevante. Se não houver um artigo ou categoria relevante, siga para a próxima etapa;
  • Se o erro ocorrer devido a um link incorreto de outro domínio, você pode pedir ao webmaster para atualizar o link ou usar o redirecionamento 301;
  • Se nenhum artigo relevante estiver em seu site relacionado ao link 404, não faça nenhuma alteração. Eventualmente, o Google irá desindexar automaticamente essas páginas;
  • Você também pode desindexar manualmente essas páginas do índice do Google usando a própria ferramenta de remoção de links. No entanto, se você tiver milhares dessas páginas, será uma tarefa e tanto. Portanto, seria interessante considerar a sugestão a seguir;
  • Use uma página 404 personalizada para incrementar seu site. Você pode adicionar uma caixa de pesquisa, mostrar artigos relevantes para a consulta de pesquisa do usuário ou mostrar alguns dos artigos mais populares de seu portal. A ideia é proporcionar uma boa experiência ao usuário.

A Influência dos Erros 404 no SEO

Uma coisa a se ter em mente é que, se você tem um portal com milhares de páginas 404, não quer que os robôs do mecanismo de pesquisa desperdicem seus recursos de rastreamento nessas páginas.

Por esse motivo, é melhor redirecionar sempre que possível ou bloquear o acesso de bots a essas páginas usando Robots.txt e removê-las usando a ferramenta Google Webmaster.

Isso é ideal principalmente quando você removeu qualquer diretório ou página de categoria / tag de seu portal.

As páginas 404 não são inimigas do SEO, mas não é uma boa ideia ter uma lista longa de páginas 404 em seu site. A principal preocupação com as páginas 404 é a experiência negativa do usuário que elas criam.

Com a otimização de mecanismos de pesquisa girando em torno de oferecer uma boa experiência ao usuário, esse é um problema que queremos nos esforçar para resolver.

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