Hashtags nas Mídias Sociais – Como Escolher e Usar
Autor: Danillo Leite
Publicado em: - Modificado em:
Hashtags nas Mídias Sociais. Seja você um adepto do Twitter, Instagram, Facebook ou todos eles, já deve ter percebido o uso do seguinte símbolo: “#”. Mas sabe para que serve? Costuma usar em suas publicações? Clicou para saber onde te leva?
Para alguns, as respostas podem ter sido afirmativas, mas, de fato, sabe qual é a melhor forma de inserir a hashtag em uma postagem? Continue acompanhando este artigo para saber como escolher as Hashtags mais apropriadas para cada momento e como usá-las.
Organização de Tópicos
Conceito de Hashtag nas Mídias Sociais
Hashtag (#) é um termo utilizado para organizar e associar assuntos ou discussões que deseja indexar nas redes sociais, acrescentando o seu símbolo característico – a cerquilha – antes da palavra, frase ou expressão desejada, que é escrita sem espaço. E após essa inserção e publicação, torna-se um hiperlink que liga uma página a outras postagens relacionadas ao mesmo tema.
Com isso, é mais fácil engajar o seu público-alvo e identificar as mensagens sobre um assunto específico (posts que tenham a mesma hashtag), principalmente no Twitter, onde começou a se popularizar, e, posteriormente, no Instagram e Facebook – mas somente funciona nos casos de perfis públicos, em que é possível visualizar as postagens.
E além dos pontos positivos mencionados, também é válido destacar os seguintes benefícios:
- No Instagram, há a opção de seguir as hashtags, assim as publicações aparecem ao longo do feed sem que precise pesquisar;
- Possibilidade de saber a opinião do público;
- Chance de conhecer melhor os interesses do público-alvo ao marcarem a localização e por causa da escolha de enquadramento para o post em que a hashtag é usada.
Como Usar as Hashtags
Apesar de ser óbvio para algumas pessoas, existem maneiras para que as hashtags possam ser usadas com o intuito de promover o conteúdo desejado e hiperlinkar com o tema adequado, por exemplo, independentemente se optar por uma ou mais delas, que incluem:
- Preferir hashtags curtas;
- Em casos de frases longas, iniciar cada palavra com letra maiúscula e não separá-las por hashtags;
- Inseri-las no final do texto;
- Acrescentar a localização para que os clientes ao redor saibam que é ou está na região;
- Usar ao longo do conteúdo quando houver necessidade e com cautela;
- Acrescentar as palavras ou frases que têm relação com a publicação;
- Verificar a ortografia para que a indexação seja feita adequadamente;
- Adicioná-las antes de postar para não comprometer as estratégias em relação ao algoritmo da mídia social utilizada.
Hashtags na Estratégia de Marketing
Ao usar as hashtags, é possível atingir um público além dos seguidores da conta, expandindo o alcance para quem não conhece a marca, por exemplo, ou alguém que nem sabia que precisava ter ciência da sua existência.
Escolha das Hashtags
Um dos primeiros passos é criar hashtags para a empresa, suas palestras e promoções, por exemplo, para que os clientes ou usuários possam compartilhar suas experiências pessoais e publicar fotos de que participaram de um evento.
Outra escolha envolve pesquisar as que são mais adequadas para cada tipo de mídia social, ou seja, por mais que a publicação seja replicada em todos os canais, as hashtags não se comportam da mesma maneira, impactando nos resultados.
Além disso, ao fazer um post, é válido pesquisar as palavras mais comuns – com exceção dos assuntos específicos que precisam ser divulgados – em meio às hashtags mais populares. Da mesma forma que a sua escolha também pode ter influência de termos genéricos do setor em que está inserida para expandir o seu alcance.
Sem contar que também pode pesquisar as escolhas dos concorrentes e as mais utilizadas pelas empresas que se destacam na sua área, e optar por hashtags similares. Logo, é preciso analisar o que melhor funciona para as suas necessidades.
E se ainda estiver com dúvidas, a iT9 Marketing Digital está disponível para auxiliar com essas escolhas e outras questões para ajudar a alcançar os resultados desejados.