Como Usar o Instagram Stories em Sua Estratégia de Marketing Digital

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O Instagram Stories se trata de um recurso utilizado como uma maneira de os usuários dessa mídia social compartilharem seu dia a dia mais dinamicamente e, normalmente, em tempo real, por meio de publicações que ficam disponíveis por um período de até 24 horas, e interagirem com facilidade, proporcionando aproximação e criando vínculos com seus seguidores ou quem puder visualizar.

Assim sendo, as empresas também podem usar essa funcionalidade a seu favor como uma estratégia de Marketing Digital para gerar uma comunicação com o público que, geralmente, está presente nessa mídia em específico.

Mas, em se tratando de uma Estratégia de Marketing Digital, os Stories do Instagram precisam ser produzidos com conteúdo exclusivo, relevante e atrativo para o público. Por isso, continue a leitura e confira dicas de como providenciá-los.

Stories do Instagram como Estratégia

Primeiramente, é importante saber quais são as intenções dos Stories e, em seguida, considerar os assuntos que são interessantes para o público que o acompanha no Instagram, os horários em que costumam usar a mídia social e a maneira que podem impactar positivamente na interação entre o seu negócio e os seus seguidores.

Logo, a ideia vai além de apresentar os produtos ou serviços que tem a oferecer, e mostrar, de forma compreensível e que a mensagem possa ser interpretada mesmo que a pessoa esteja em um ambiente em que não consiga ouvir o conteúdo – acrescentando texto –, como as soluções que têm disponíveis podem de fato fazer a diferença na vida deles, como é o caso do case de sucesso, por exemplo.

Mas se o intuito da estratégia de Marketing Digital é aproximar o público, a empresa pode investir nos bastidores, em compartilhar informações sobre eventos relevantes ou explorar as novidades da marca para que ele se sinta inserido no dia a dia e de todo o planejamento dela.

Além disso, é preciso se atentar a algumas questões que influenciam diretamente na escolha da ordem que os Stories são disponibilizados, tais como:

  • O público realiza pesquisas antes de concluir uma compra;
  • O consumidor tende a valorizar as recomendações de amigos e parentes;
  • Comentários, avaliações e posicionamento da marca costumam impactar na escolha de permanecer em contato ou interagindo com a marca;
  • A forma como a comunicação é feita e o oferecimento de produtos ou serviços podem aproximar ou afastar um cliente em potencial;
  • Quanto mais o conteúdo envolve o que as pessoas querem saber, mais chances tem de se destacar em relação aos concorrentes de mercado;
  • Conteúdo personalizado, divertido e bem feito tende a auxiliar no bom relacionamento e na aproximação entre a marca e o público.

Portanto, o aconselhável é que a empresa estabeleça uma identidade para criar uma conexão, porque as chances de um cliente associar a marca no momento em que se deparar com uma necessidade condizente com algo que disponibiliza são grandes.

E isso pode ser providenciado por meio da adoção de cores da marca, evidência da temática da marca, de um ambiente específico e condizente com o assunto, e da escolha de enquadramento que favoreça o conteúdo apresentado.

Mas não significa que precisa ser sempre feito da mesma maneira. Você pode investir em fotos, vídeos, textos, compartilhamento das publicações do feed, posts da galeria do celular ou no que melhor funcionar para expor o conteúdo que deseja.

Assim sendo, listamos algumas opções que podem ser levadas em consideração no momento em que for planejar e criar o conteúdo dos Stories do perfil da sua empresa.

Destaque

Devido ao fato de os Stories do Instagram ficarem disponíveis por no máximo 24 horas, um modo de fazer com que eles possam ser acessados a qualquer momento é colocando na função “Destaque”, em que é possível organizar e padronizar por categorias específicas, de acordo com produto ou serviço, cases, novidades ou sazonalidade, por exemplo, e de forma a despertar o interesse do público.

Conteúdo Interativo

Uma alternativa para quem deseja fazer um conteúdo mais interativo, leve e dinâmico, e até mesmo direcionar para um post no feed ou ao site, com o intuito de aproximá-los é adotar as funcionalidades dos Stories, que são constantemente atualizados, tais como gifs, filtros, enquetes, caixas de perguntas, testes, stickers, hashtags, links, horário e temperatura, tags de menção e geolocalização, e ferramentas de edição de fotos e vídeos.

Mas é preciso se atentar: ao adotar esse tipo de funcionalidade, o aconselhável é que o conteúdo não fique pesado para não contribuir para a demora em carregá-lo – por isso, o ideal é que sejam utilizadas com cautela.

Lives

Outro recurso que a empresa pode adotar para aumentar o engajamento e gerar cada vez mais aproximação é aderir às lives, que também são conhecidas como vídeos ao vivo.

E para o conteúdo, pode investir em dicas exclusivas sobre o setor mercadológico em que está inserida e na divulgação de novidades ou parcerias, por exemplo. Ou seja, é importante entender e proporcionar uma comunicação atrativa, espontânea e humanizada de acordo com o seu público e os propósitos da empresa.

Patrocínio

Anúncios, parcerias e patrocínio tendem a atrair visibilidade para a marca e os produtos ou serviços oferecidos quando o conteúdo é bem elaborado e tem um CTA (Call to Action) atrativo, impactando positivamente nas chances de conseguir conversão para acessar uma página, realizar uma inscrição e concluir uma venda (de público a cliente), por exemplo.

Compartilhamento

Outra possibilidade relacionada aos Stories é a opção de compartilhar ou repostar um conteúdo específico com alguém ou no seu próprio Story, o que também acaba ajudando a empresa a alcançar mais visibilidade e tende a impactar nas conversões também.

Análise de Resultados

Após adotar essas funcionalidades, o aconselhável é acompanhar os resultados de cliques, alcance, quantidade de vezes que foi visualizado pela mesma pessoa, respostas e compartilhamentos para saber quais funcionam melhor de acordo com a sua empresa e o seu público.

Dessa forma, você tem a oportunidade de melhorar ou expandir os investimentos em determinados tipos de Stories do Instagram e planejar a sequência do conteúdo, ou até mesmo mudar de estratégia caso a análise que fica disponível por 14 dias apresente que, mesmo após esgotar todas as tentativas, não funcionou.

Mas atenção: outro ponto fundamental para que os Stories do Instagram sejam utilizados como uma estratégia de Marketing Digital é postá-los com frequência e consistência. E como as demandas dos negócios exigem tempo e dedicação, conte com a iT9 Marketing Digital para auxiliá-lo na produção desse tipo de conteúdo e até mesmo para entender qual é o tipo de abordagem que melhor se enquadra para a sua empresa e o seu público.

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